O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quarta-feira, 27, o edital de convocação para as bancas de heteroidentificação dos candidatos inscritos como cotistas raciais no processo seletivo para ingresso em cursos técnicos subsequentes a distância.
Os candidatos que se autodeclararam pretos ou pardos no ato da inscrição deverão comparecer às bancas, que serão realizadas presencialmente entre os dias 3 e 12 de fevereiro, para que seja verificada a veracidade da autodeclaração.
Formada por cinco membros – respeitando o princípio da diversidade de gênero, cor e naturalidade – as bancas de heteroidentificação serão filmadas e gravadas, para fins de possível recurso.
Os convocados devem observar a data, endereço e horário da banca especificados no edital. Em virtude da pandemia da Covid-19, serão adotados os seguintes protocolos de biossegurança:
- uso de máscara e limite máximo de pessoas na sala;
- aferição da temperatura do candidato e de seu responsável legal, no caso de candidato menor de 18 anos;
- para a leitura do Termo de Autodeclaração, será solicitada ao candidato(a) a retirada temporária da máscara;
- candidatos do grupo de risco (portadores de doenças crônicas, como câncer, diabetes e hipertensão; gestantes; cardiopatas; imunodeprimidos; sintomáticos respiratórios/pneumopatas; acima de 60 anos) deverão assinar um termo de ciência e responsabilidade;
- cada candidato deve levar a própria caneta para registrar a assinatura dos documentos necessários;
- disponibilização de álcool gel 70% nas salas, para a higienização das mãos.
O resultado preliminar do processo seletivo, pós banca de heteroidentificação, será divulgado em 26 de fevereiro, com prazo de recurso nos dias 1º e 2 de março.
O candidato que tiver a autodeclaração indeferida ou for declarado ausente, deixará de concorrer às vagas reservadas aos pretos e pardos, e será reclassificado.
Seleção – No total, 2.547 inscritos concorreram a 550 vagas nos cursos técnicos subsequentes em Administração e Manutenção e Suporte em Informática oferecidos na modalidade a distância nos municípios de Água Clara, Aquidauana, Camapuã, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Naviraí e Ponta Porã.
O sorteio eletrônico para a seleção dos candidatos foi realizado em 19 de janeiro, com o resultado preliminar divulgado no dia seguinte. O resultado do sorteio após recurso foi publicado no dia 25.
De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado final e a convocação da primeira chamada serão divulgados no dia 5 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 do mesmo mês.
Novas chamadas, caso haja vagas disponíveis, estão previstas para março, bem como o início das aulas, no dia 22.
Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância do IFMS (Cread) pelo e-mail [email protected].
Deixe seu Comentário
Leia Também
Servidores e aposentados do município já podem sacar salários de novembro

Portaria federal reconhece emergência em municípios do Pantanal de MS

Aumenta lista de servidores estaduais exonerados por corrupção

Pantaneiros consideram Lei do Pantanal um avanço para manter bioma preservado
Últimos dias de inscrições em cursos para jovens e adultos no IFMS

Sindicato das indústrias metalmecânicas de MS elege nova diretoria para o quadriênio 2023/27

Audiência na Câmara é sugerida para debater políticas públicas direcionadas a causa animal

Presídios de Corumbá completam um ano sem fugas após implantação de grupamento

MS desenvolve o 1º Plano Estadual de Economia Criativa do País
