Menu
terça, 23 de julho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

IFMS abre seleção para 241 vagas em cursos de idiomas

23 junho 2020 - 08h19Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu 241 vagas para turmas em andamento de Espanhol, Inglês e Libras com ingresso previsto para o segundo semestre letivo. Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são ofertados pelo Centro de Idiomas (Cenid) da instituição.

As vagas estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jardim, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital de abertura do processo seletivo, assim como o quadro de vagas e o cronograma, estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS: www.ifms.edu.br/centraldeselecao. No mesmo endereço, os interessados também poderão se inscrever entre 26 de junho e 10 de julho, utilizando a Página do Candidato.

Nivelamento 

Os inscritos deverão fazer um teste que avaliará o conhecimento no idioma e que definirá em qual nível do curso irão concorrer.

A lista preliminar de inscrições homologadas e a convocação para a prova de nivelamento serão publicadas no dia 13 de julho. Os testes deverão ser feitos de forma online nos dias 15, 16, 17, 20 e 21 de julho.

No dia 23 de julho será divulgada a relação final das inscrições homologadas, já com os candidatos inscritos por curso/nível, de acordo com os resultados das provas de nivelamento

Seleção

Será feita por sorteio eletrônico no dia 28 de julho, na reitoria do IFMS.

O sorteio classificará todos os inscritos, mas terão direito à matrícula os candidatos contemplados conforme destinação das vagas entre as comunidades interna e externa, condicionada ainda à aprovação no teste de nivelamento.

Em atendimento ao plano de internacionalização do IFMS, serão reservadas aos servidores e estudantes, no mínimo, 75% das vagas sendo que, destas, 80% se destinam aos estudantes e as demais aos servidores.

Em caso de não preenchimento dessas vagas, elas serão destinadas a candidatos da comunidade externa, conforme classificação do sorteio.

Cronograma

Conforme cronograma do edital, o resultado do sorteio será divulgado em 30 de julho e a primeira chamada para matrículas no dia 3 de agosto.

O período de matrículas dos convocados em primeira chamada será de 4 a 6 de agosto. Caso ainda haja vagas, uma segunda chamada será publicada no dia 7 de agosto, com possibilidade, ainda, de uma terceira chamada.

A data de início das aulas será divulgada quando o IFMS definir o calendário letivo para o segundo semestre. As atividades presenciais na instituição estão suspensas até 30 de junho.

Cenid 

O Centro de Idiomas do IFMS oferta cursos de Espanhol, Inglês e Libras para as comunidades externa e interna, com a finalidade de fomentar o processo de internacionalização da instituição.

Os cursos são ofertados gratuitamente em duas etapas, sendo que cada etapa é composta por três semestres. As etapas “Básico” e “Intermediário” possuem, cada uma, três níveis.

Os estudantes devem adquirir o material didático. Para o curso de Inglês, os livros são Interchange 1, 5th Edition para a primeira etapa; e Interchange 2 5th Edition, para a segunda etapa, ambos da Editora Cambridge University Press.

Para o curso de espanhol, os livros solicitados são Nuevo Ven 1 para a primeira etapa; e Nuevo Ven 2 para a segunda etapa, ambos da Editora Edelsa.

E para o curso de Libras, o estudante deve adquirir o livro “Libras? Que língua é essa: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda?”, de autoria de Audrei Gesser e publicado pela Editora Parábola.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Programa Cine Andante divulga programação de agosto em Corumbá
Cidadania
Encerra em 31 de julho inscrições de oficinas e qualificação para crianças e jovens em Corumbá
Garantia de Recursos
Fiscalização da PF contra incêndios no Pantanal seguirá até o fim deste ano
Futebol
Técnico destaca classificação do Costa Rica no 'grupo da morte'
Oportunidade
IFMS abre 150 vagas de graduação para portadores de diploma, reingressos e transferências
Até sexta-feira
Inscrições para o Prouni abrem nesta terça-feira
No centro
Perícia encontra seringa e medicamentos no apartamento de mulher encontrada morta
Neste domingo
Ritmista da Nova Corumbá morre em colisão com carro
Até 26 de julho
Escola Sesi abre processo seletivo com 104 vagas de gratuidade na educação básica
VEM 2024
Festival de música católica tem dois sul-mato-grossenses entre os classificados

Mais Lidas

Time de Miranda
20ª edição do Amistoso da Diversidade reúne grande público no Poliesportivo
Consequência
Fumaça volta a encobrir área urbana de Corumbá
Oportunidade
Funtrab oferece mais de 4,8 mil vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
Plantão
Bombeiros registram oito incêndios urbanos nas últimas 24 horas