Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

IFMS abre processo eleitoral para o Conselho Superior

01 setembro 2021 - 10h02Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa terça-feira, 31, o processo eleitoral de representantes para  o Conselho Superior (Cosup) do IFMS no período de 2022 a 2024. Foram publicados três editais que regem a seleção para comunidade interna, egressos e representantes da sociedade civil. 

Ao todo, serão escolhidos 20 membros titulares para o colegiado. O Cosup é o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. 

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS. 

Para conduzir o processo eleitoral foi instituída a Comissão do Processo Eleitoral, por meio da Portaria nº 693 de 18 de junho de 2021. 

Cronograma

No dia 13 de setembro serão publicadas as listas de eleitores por unidade da instituição (campi e reitoria). No dia 27 de setembro, é a vez da publicação da lista de candidatos inscritos ao certame. 

As campanhas dos candidatos devem ser desenvolvidas no período de 5 a 26 de outubro. A eleição está prevista para ocorrer no dia 4 de novembro de 2021. 

No dia posterior à votação, será divulgado o resultado preliminar da votação. O resultado final, por sua vez, será publicado no dia 12 de novembro. 

Comunidade interna

Serão eleitos 12 conselheiros, divididos nos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, com quatro representantes, além de quatro suplentes para cada segmento. 

Candidatos docentes e técnicos-administrativos devem pertencer ao efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, com exercício iniciado à partir de 6 setembro de 2021; 

Os candidatos discentes devem ser maiores de idade e terem sido matriculados anteriormente à 6 de setembro de 2021, em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação. 

As inscrições de candidaturas devem ser feitas de 13 a 24 de setembro, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, que será disponibilizado na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

Os eleitores aptos deverão votar cada qual em candidato de seu respectivo segmento, seja docente, técnico-administrativo ou discente.  

Todas as regras desta seleção estão disponíveis no Edital n.º 68/2021, publicado na Central de Seleção do IFMS. 

Egressos

Serão escolhidos dois representantes titulares na categoria egresso, sendo um oriundo de curso técnico e outro de curso superior. Serão escolhidos, ainda, seus respectivos suplentes. 

Os candidatos podem efetuar inscrição no período de 2 a 24 de setembro, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, que estará disponível na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

A seleção dos candidatos será feita por análise da Presidência do Conselho Superior, que indicará os titulares e os suplentes, com base nas  informações dos memoriais descritivos.  

O resultado preliminar da seleção de candidatos egressos deve ser publicado em 1 de setembro. Já o resultado final está previsto para 18 do mesmo mês. 

As regras desta seleção estão publicadas no Edital n.º 70/2021, publicado na Central de Seleção do IFMS. 

Sociedade Civil

Serão escolhidas seis instituições, sendo duas representantes de cada segmento da sociedade civil: “Entidade Patronal”, “Entidade dos Trabalhadores” e “Setor Público e/ou Empresas Estatais''. 

As instituições podem efetuar a inscrição no período de 2 a 24 de setembro, por meio do preenchimento  do formulário de inscrição, que estará disponível na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

A indicação e aprovação deve ser feita por análise do pleno do Conselho Superior. Em caso de ausência de inscritos, o Colégio de Dirigentes emite parecer opinativo com indicação dos representantes. 

A divulgação do resultado preliminar e final estão previstos para 2 e 9 de setembro, respectivamente. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética