Menu
terça, 26 de outubro de 2021
Cassems - Melhores e Maiores - Edição 2021
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

IFMS abre processo eleitoral para o Conselho Superior

01 setembro 2021 - 10h02Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nessa terça-feira, 31, o processo eleitoral de representantes para  o Conselho Superior (Cosup) do IFMS no período de 2022 a 2024. Foram publicados três editais que regem a seleção para comunidade interna, egressos e representantes da sociedade civil. 

Ao todo, serão escolhidos 20 membros titulares para o colegiado. O Cosup é o órgão colegiado máximo do IFMS e possui caráter normativo, consultivo e deliberativo. Tem a finalidade de colaborar para o aprimoramento do processo educacional e zelar pela correta execução das políticas da instituição. 

Compete ao Cosup deliberar sobre a normatização, execução e avaliação da política geral do IFMS. 

Para conduzir o processo eleitoral foi instituída a Comissão do Processo Eleitoral, por meio da Portaria nº 693 de 18 de junho de 2021. 

Cronograma

No dia 13 de setembro serão publicadas as listas de eleitores por unidade da instituição (campi e reitoria). No dia 27 de setembro, é a vez da publicação da lista de candidatos inscritos ao certame. 

As campanhas dos candidatos devem ser desenvolvidas no período de 5 a 26 de outubro. A eleição está prevista para ocorrer no dia 4 de novembro de 2021. 

No dia posterior à votação, será divulgado o resultado preliminar da votação. O resultado final, por sua vez, será publicado no dia 12 de novembro. 

Comunidade interna

Serão eleitos 12 conselheiros, divididos nos segmentos docente, técnico-administrativo e discente, com quatro representantes, além de quatro suplentes para cada segmento. 

Candidatos docentes e técnicos-administrativos devem pertencer ao efetivo do quadro de pessoal ativo permanente do IFMS, com exercício iniciado à partir de 6 setembro de 2021; 

Os candidatos discentes devem ser maiores de idade e terem sido matriculados anteriormente à 6 de setembro de 2021, em cursos técnicos de nível médio, graduação e pós-graduação. 

As inscrições de candidaturas devem ser feitas de 13 a 24 de setembro, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, que será disponibilizado na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

Os eleitores aptos deverão votar cada qual em candidato de seu respectivo segmento, seja docente, técnico-administrativo ou discente.  

Todas as regras desta seleção estão disponíveis no Edital n.º 68/2021, publicado na Central de Seleção do IFMS. 

Egressos

Serão escolhidos dois representantes titulares na categoria egresso, sendo um oriundo de curso técnico e outro de curso superior. Serão escolhidos, ainda, seus respectivos suplentes. 

Os candidatos podem efetuar inscrição no período de 2 a 24 de setembro, por meio do preenchimento do formulário de inscrição, que estará disponível na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

A seleção dos candidatos será feita por análise da Presidência do Conselho Superior, que indicará os titulares e os suplentes, com base nas  informações dos memoriais descritivos.  

O resultado preliminar da seleção de candidatos egressos deve ser publicado em 1 de setembro. Já o resultado final está previsto para 18 do mesmo mês. 

As regras desta seleção estão publicadas no Edital n.º 70/2021, publicado na Central de Seleção do IFMS. 

Sociedade Civil

Serão escolhidas seis instituições, sendo duas representantes de cada segmento da sociedade civil: “Entidade Patronal”, “Entidade dos Trabalhadores” e “Setor Público e/ou Empresas Estatais''. 

As instituições podem efetuar a inscrição no período de 2 a 24 de setembro, por meio do preenchimento  do formulário de inscrição, que estará disponível na página do processo eleitoral Cosup 2022-2024

A indicação e aprovação deve ser feita por análise do pleno do Conselho Superior. Em caso de ausência de inscritos, o Colégio de Dirigentes emite parecer opinativo com indicação dos representantes. 

A divulgação do resultado preliminar e final estão previstos para 2 e 9 de setembro, respectivamente. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Instalação de polo da Universidade Estadual em Corumbá é solicitada na Câmara
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Prevenção
Vereador pede instalação de telas de proteção no prédio do antigo Cine Anache
Resgate +
Ministério do Meio Ambiente lança Programa de Resgate da Fauna Silvestre em Corumbá
Nova Corumbá
Foragido é preso com diversos itens suspeitos na mochila
Presente Inesperado
Policiais Militares de Corumbá fazem surpresa em aniversário de criança que sonha em ser PM
Reivindicação
Vereadores pedem retorno das aulas presenciais na Rede Municipal
Representatividade
Sancionada Lei que institui o Prêmio Zumbi dos Palmares em Corumbá
Péssimas Condições
Morte de motorista na BR 262 é mais um alerta para o perigo do tráfego na rodovia
Campo Grande
Casa Rosa: atendimento integrado contra o câncer de mama inaugura em novembro

Mais Lidas

Denúncia
Sem resposta, passageira recorre a rede social para reclamar da Buser
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira