Os relatórios do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), utilizados como mapeamento pela Operação Pantanal II, em combate às queimadas em Corumbá mostram que os números de focos de incêndio aumentam e diminuem com muita rapidez. O vento pode ser o grande vilão e responsável por espalhar o fogo na vegetação seca.
No último sábado, 25 de julho, quando a operação foi deflagrada, eram 21 focos registrados, em dois dias de ações efetivas, 8 deles foram controlados, porém novos pontos surgiram e os índices chegaram a ultrapassar o número inicial. Segundo a coordenação da operação, do inicio das ações até hoje, 19 focos já foram controlados. O último relatório aponta para 6 pontos de queimadas atualmente na regiião.
Em pensar que todo esse desastre ambiental, que já destruiu mais de 820 mil hectares do bioma pantaneiro, teve inicio por ação humana. A mesma pessoa que depende do Meio Ambiente para sobreviver, inicia o fogo, acreditado que tem controle sobre a chama.
Apostando na conscientização, policiais militares ambientais se deslocaram até o Pantanal, nesta quinta-feira (30), para fiscalizar e alertar ribeirinhos e pequenos agricultores sobre os danos que podem ser provocados a partir de pequenas queimadas.

A Coordenação da Operação avalia que a educação ambiental é importante para prevenir novos focos de incêndio e influenciar no senso de responsabilidade das pessoas.
As aeronaves das Forças Armadas continuam atuando no combate direto aos focos de incêndio, com voos de reconhecimento, lançamento de água e transporte de bombeiros, brigadistas e militares.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados

"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação

Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil

Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
