Menu
quinta, 15 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Finado movimenta cemitérios em Corumbá

02 novembro 2018 - 09h27Sylma Lima
As famílias ja saem do cemitério e aproveitam os serviços gratuitos da Farmácia Cristo Rei. Fotos: Victor Viegas

Os dois cemitérios da cidade estão recebendo visitas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 02 de Novembro. Em frente ao cemitério Santa Cruz, rua Dom Aquino, há intensa movimentação. Quem passa pelo local, aproveita para aferir a pressão e medir o nível de glicose no sangue, pois a farmácia Cristo Rei montou um stand com presença de farmacêuticos e enfermeiros. Outro motivo que faz a visita acontecer na pairte da manhã, porque além de ter tempo na parte da tarde, ainda ha o risco de chuva previsto para hoje.

No dia primeiro, quinta-feira, o prefeito Marcelo Iunes deu ordens de limpar o campo santo para que todos pudessem participar da missa que ocorre todo ano. Nesta sexta-feira, Dia de Finados, os locais estarão abertos ao público das 5 horas às 17h30.

30 ambulantes ficarão à disposição da população comercializando produtos diversos. São 20 vagas na rua Dom Aquino, que ficará fechada para o tráfego de veículos durante todo o dia, e 10 na rua Edu Rocha. 

“Todos deverão estar com autorização de uso de solo. Na área frontal, na praça do cemitério, e as escadarias ficarão livres para o trânsito dos pedestres. Fiscais do setor de Posturas estarão se revezando durante todo o dia para orientar a população e controlar a atividade comercial”, explicou Luciano Cruz Souza, chefe de Serviços de Fiscalização de Posturas de Corumbá.

Nos dois cemitérios, informes ficarão fixados em locais estratégicos com informações importantes para a população. Durante toda a sexta-feira, a tarifa de ônibus no Cartão Cidadão custará 1,50, uma forma de facilitar o acesso. No dinheiro, o valor da passagem continua em R$ 3,60. A linha Fronteira, que dá acesso ao Nelson Chamma, ganhará reforço durante os horários de pico. Nesta quinta-feira, 1º, os dois cemitérios ficaram fechados.

Sobre a data

Intensa  movimetação desde as sprimeiras shoras da manhã para evitar chuva. Foto: Victor Viegas

De acordo com um grande número de estudiosos, o ato de venerar os falecidos teve origem em meados do Século I. Naquela época, os Cristãos costumavam visitar os túmulos dos mártires nas catacumbas para rezar pelos que morreram sem martírio. Já a partir do século V, a igreja decidiu destinar uma data específica para que o que hoje nós conhecemos como de Dia dos Finados.

Ainda assim, a data para o Dia dos Finados só foi realmente estabelecida no século XIII. A escolha da data do dia 02 de novembro leva em conta que no dia anterior, dia 1º de novembro, é celebrado o “Dia de todos os Santos” e, nesta ocasião, são prestadas homenagens a todos que morreram em estado de graça, mas que não receberam a canonização. Já no dia 02, é o momento de relembrar os entes queridos que já partiram.

No dia de finados, as pessoas costumam visitar os cemitérios, levar flores e velas para enfeitar os túmulos, e, mesmo sendo uma data triste por trazer lembranças de uma pessoa amada, exalta a vida eterna em forma de lembranças, com a esperança que foram recebidos pelo reino de Deus.

Curiosidades

Para os católicos, o dia dos finados é celebrado com muitas orações. Na data, muitas famílias evitam ligar o rádio ou mesmo a televisão.

Dentro do cristianismo, a data é conhecida como “a lembrança dos fiéis defuntos”.

Diferente de outros países, no México, a data conhecida como “Dia dos Mortos” é celebrada com festa e são preparados grandes banquetes nas casas das pessoas. Se trata de uma das maiores comemorações do país, que começa no dia 31 de Outubro e termina, em tese, na noite do dia 2 de Novembro.

,

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RODOVIA
Vereador reivindica melhorias na BR 262, entrada para o Morro do Urucum
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Vale Universidade divulga lista de pré-habilitados e convoca para nova etapa
GERAL
Azambuja diz que MS cumpre papel no combate à Covid e não tem medo de CPI
Dia da Conservação do Solo
Sistemas agroflorestais biodiversos conservam e melhoram a qualidade do solo
Ação solidária contra a Covid-19:
Primeiro lote de medicamentos para intubação chega hoje ao Brasil
ATROPELAMENTO
Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido
GERAL
Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite
GERAL
Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
GERAL
PGE integrará o Observatório Estadual da Nova Lei de Licitações
ESPORTE
Prefeitura cria grupo de trabalho para preservar memória esportiva de Corumbá

Mais Lidas

CAPTURA DE ANIMAL
Jibóia é encontrada dentro da sala de residência em Corumbá
POLICIAL
PF prende três pessoas por tráfico de drogas e apreende 245kg de maconha em MS
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa jovem ferido no Dom Bosco
SAÚDE
Corumbá inicia imunização contra a Covid-19 da população ribeirinha do baixo Pantanal