Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Empresas de vistoria têm regulamentação do Contran

MS é modelo para outros estados

27 julho 2020 - 08h40Sylma Lima

As Empresas de Vistoria Veicular (ECVs) credenciadas pelo Detran atuam à luz da Resolução Nº 466/2013, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo de trânsito, cumprindo rigorosas exigências. As vistorias realizadas pelas ECVs do Estado alcançaram um alto índice de qualidade e confiabilidade e tornaram-se referência para diversos outros estados que buscam implementar o mesmo sistema. A vistoria realizada em MS é modelo, inclusive, para o Conselho Nacional de Vistoria Veicular (CNVV), com sede em Brasília, que encaminhou ofício ao Detran-MS, manifestando essa condição.

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria veicular é exigida em algumas situações específicas, com o objetivo de garantir a autenticidade da identificação do veículo e da sua documentação; a legitimidade da propriedade; se os veículos dispõem dos equipamentos obrigatórios, e se estes estão funcionais; se as características originais dos veículos e seus agregados foram modificados e, caso constatada alguma alteração, se esta foi autorizada, regularizada e se consta no prontuário do veículo na repartição de trânsito.

Para se cadastrarem, as empresas passam por um rigoroso processo e cumprem uma série de exigências, desde a constituição, podendo desenvolver exclusivamente a atividade de vistoria. Nas ECV's do Estado o processo da vistoria é todo digital, com registro de fotos, vídeos, monitorados e interligados com Detran e Denatran. Um processo tecnológico, com sistema digital de inclusão das informações, que garante confiabilidade e otimiza a base de dados do Estado.

“As exigências se tornaram ainda maiores nos últimos anos, antes eram oito fotos necessárias para compor o laudo, agora fazemos 18 e diversos vídeos captando todos os ângulos do carro, exigências às quais nos adequamos, o que exigiu o aumento do quadro de colaboradores e investimentos por parte das empresas. Sem falar da estrutura, com pessoas capacitadas, alta tecnologia, além de locais para espera climatizados, com água e café, tv, jornais e revistas, tudo para deixar o consumidor confortável enquanto espera sua vistoria ”, explica o presidente da Associação das Empresas de Vistorias de Mato Grosso do Sul (Assovis), José Renato Cantadori.

A partir de 17 de agosto o serviço de vistoria veicular prestado pelo Detran-MS passa a ser realizado pelas empresas credenciadas, em uma primeira etapa, nas cidades que dispõem de vistoriadoras. O objetivo é facilitar a vida do consumidor, que terá a comodidade de localizar a empresa que melhor atender sua necessidade, tanto com relação a valores quanto à localização, evitando se deslocar até uma agência do Departamento. Com a mudança, os servidores do Detran, que hoje atuam nas vistorias, passarão a realizar a função de auditores das empresas credenciadas.

Atualmente, o Estado conta com 39 empresas credenciadas e outras dez já encaminharam pedido de credenciamento junto ao Detran-MS e aguardam parecer favorável para atuar como ECV´s. As empresas realizam, em média, 15 mil vistorias todos os meses e empregam, diretamente, mais de 400 colaboradores. As empresas respondem por cerca de 50% da demanda de vistorias e só em Campo Grande a população pode escolher onde realizar o serviço nos quatros cantos da cidade, com 11 empresas.

Com a pandemia da Covid-19, José Renato Cantadori ressalta que as empresas habilitadas seguem procedimentos orientados em cartilha para profilaxia e controle do fluxo, conforme estabelece a norma sanitária de cada município. “Disponibilizamos ainda álcool em gel para os clientes e tomamos todos os cuidados no manuseio de objetos como documentação e chaves. Realizamos a higienização total dos veículos na parte interna, além de itens externos de contato, como as maçanetas, seguindo até a entrega do veículo ao proprietário, além do uso dos EPIs por parte dos colaboradores”, explica José Renato.

Segundo dados do Detran-MS, nos últimos cinco anos a frota do Estado cresceu mais de 20%. Em 2004 haviam 1.316.028 veículos registrados em Mato Grosso do Sul, em 2019 o número saltou para 1.617.042.

 

--

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262