Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Devotos descem a ladeira em procissão para banhar o santo no rio Paraguai

24 junho 2016 - 10h19Sylma Lima

Na madrugada do dia 23 começa a procissão dos devotos com bandeiras e andores do Santo pelas ruas da cidade. A multidão desce cantando antigas músicas em homenagem ao santo até chegar a ladeira Cunha e Cruz, toda enfeitada com bandeirinhas. Ali os devotos se concentram e esperam dar meia noite. Eles descem praticamente enfileirados e a multidão acaba se misturando formando um mar de gente que desce a ladeira, e outro, dos que sobem para passar embaixo do andor do santo. Diz a crença que passar dor baixo do andor, no sentido contrário dá casamento. As festividades começam bem antes do dia 23 quando so devotos mais fervorosos iniciam as novenas indo de casa em casa. Após rezar o terço o santo passa uma noite da casa da pessoa. Há séculos esta tradição se perpetua aqui em Corumbá,, no coração do Pantanal e é passada de pai para filho, ou mãe, porque geralmente são as mulheres que mais fazem promessas ao santo e como recompensa inicia este ritual de adoração que já faz parte da cultura local.

Prova material do caráter secular desta festa é a imagem de São João da família Laura Helena Moura Amorim. Com 110 anos de existência, a imagem do santo já está na quarta geração da família oriunda de Cuiabá. Os bisavós de Laura é que iniciaram a festa no pantanal da Nhecolândia , desde que a família para a cidade, a imagem passou a ser levada para ser banhada no rio Paraguai.

“Como minha mãe está doente, eu e mais dois irmãos assumimos a festa. Agora, vamos dar continuidade com mais fé pedindo pela saúde de nossa mãe e isso foi um pedido feito hoje. Queremos muita saúde para continuarmos com essa festa por mais cem anos. São João é um santo muito milagroso, basta fazer o pedido com fé”, ensina a devota.

Desde cedo, os corumbaenses aprendem a cantar a ladainha que embala a descida dos andores pela histórica ladeira Cunha e Cruz rumo à prainha do rio Paraguai: “Se São João soubesse/Que hoje era seu dia/Descia do céu à terra/Com prazer e alegria (...)”.

Tem devoto, mas tão devoto que mora em alameda cujo nome é? Advinhe! Isso mesmo: São João. De lá vieram os irmãos Paulo e Virgínia, filhos da dona Berenice, tradicional festeira que iniciou sua devoção com a avó e nisso já se vão cerca de 80 anos em torno da mesma imagem do santo passad de geração em geração.

“A gente não pode deixar terminar essa tradição por isso todo ano a gente vem caminhando lá do bairro Maria Leite até o Porto. Já tem uma nova leva de festeiros se formando dentro da família, o que nos enche de orgulho”, declarou Paulo.

Em cada grupo que segue, a imagem de São João é o destaque nos andores que são enfeitados com muitas flores e ornamentos, cuja mistura de branco e vermelho, cores atribuídas ao santo, predomina. E não importa se a imagem é grande ou pequena, tem algo que não muda em cada um dos andores que passa pela ladeira Cunha e Cruz. O senhor Carlos Padilha Campos e esposa desceram discretamente para a prainha com uma imagem de cerca de 10 centímetros de altura.

“O santo é pequeno, mas a fé é grande”, resumiu o devoto que afirma ter recebido a imagem de um padre em Campo Grande. “Já a levei até ao hospital onde minha tia está em tratamento e, desde então, ela vem melhorando com a graça de Deus e São João”, conta Carlos que veio do bairro Maria Leite.

A fé e devoção ao Santo emociona os corumbaenses. Foto: Leandro Oliveira 

O cortejo, que é tradicionalmente acompanhado pela ladainha com alternância entre o canto sacro e profano, é aguardado por centenas de pessoas ao longo da ladeira e prainha. Muitos para assistir, mais um ano, ao ritual de fé e outros para aproveitar e passar embaixo dos andores. Conforme a crença dos corumbaenses esse gesto repetido sete vezes em andores diferentes garante casamento às mulheres solteiras. Mas não é apenas isso, muitos mentalizam outros desejos e, assim, ao longo da ladeira, grandes filas se formam com pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

E, se no trajeto da subida ou descida, um andor encontrar com o outro, a tradição manda que eles se reverenciem. Ao se aproximar da meia-noite, muitas dessas cenas se repetem no auge da festa durante minutos que antecedem à meia-noite, que é rompida com um show pirotécnico anunciando a chegada de 24 de junho, dia dedicado a São João.

Depois de banhar o santo nas águas do rio é comum ouvir dos devotos: “cumprimos com nossa obrigação mais um ano”. E com esse sentimento de dever realizado, os grupos voltam para as casas onde a festa continua com muita fartura de comida e música.

O ato simbólico de lavar a  imagem de São João nas águas do rio fazem a festa junina de Corumbá ser singular, o que garantiu o título de patrimônio imaterial cultural de Mato Grosso do Sul. Nos últimos anos, essa manifestação popular de fé e alegria vem sendo avaliada pela IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para compor a lista dos patrimônio imateriais do Brasil.

Informações da Prefeitura de Corumbá

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública