Menu
sábado, 15 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Festeiros do Banho de São João são reconhecidos como Agentes Culturais

22 junho 2016 - 07h59Sandro Assef

Evento realizado na noite de ontem, 21 de Junho, na sede do Instituto Luiz de Albuquerque, mais de 80 festeiros receberam Certificados de Agente Cultural do Banho de São João do Rio Paraguai. O fato evidencia a importância dos “festeiros” para a salvaguarda da tradição imaterial do Banho de São João. A prática é única no Brasil sendo uma mistura do sacro e profano.

O Banho de São João de Corumbá, já reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul (MS), pode também receber o título a nível Brasileiro. O processo que busca esse reconhecimento é encabeçado pela Fundação de Cultura de Corumbá, que por meio de pesquisas e demais levantamentos, prioriza cumprir todas as exigências junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Ministério da Cultura, que concede tal honraria.

Para a vice-prefeita, Márcia Rolon, “o poder público apenas estende o tapete vermelho para que os grandes protagonistas desse espetáculo possam passar. Os Festeiros são quem tornam essa festa participativa e popular. A Manifestação se torna ainda maior que o carnaval, pois é única, em todo o território brasileiro, que passa de geração em geração e mensura a fé e a tradição do povo corumbaense”.

Além do Certificado de Agente Cultural, os festeiros, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, uma ajuda de custo para ornamentação dos andores, na realização da novena e na descida até o Porto Geral, sempre na noite de 23 de junho.

Na oportunidade o Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Joílson Cruz, afirmou ser uma honra organizar o maior Arraial de Mato Grosso do Sul, citou ainda que a realização é motivo de muito orgulho para o prefeito Paulo Duarte, que por conta da crise econômica, determinou que fosse usada a criatividade na organização da festa cultural, que faz Corumbá ser vista nacionalmente.

O Arraial do Banho de São João começa hoje, 22 de Junho, e vai até dia 24, no Porto Geral, com shows musicais, barracas de comidas da época, bebidas e doces típicos, além de apresentações culturais, concursos de andores e quadrilhas.

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Jovem de 19 anos morre após subir em capô de carro e namorado bater em poste na Capital
GERAL
Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp
GERAL
Detran-MS continua mutirão de renovação de CNH com EAR neste sábado
GERAL
Cuidados com a pele devem ser redobrados como inverno
ESPORTE
Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu
SAÚDE
Saúde reforça a importância dos cuidados de biossegurança
GERAL
Sorteio da Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 33 milhões
GERAL
Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas
CORONAVÍRUS
Alerta Covid: Casos confirmados e internações continuam crescendo
CULTURA
Semana Nacional de Museus terá lançamento de livros sobre Patrimônio de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
Polícia Federal apreende 280 Kg cocaína na parte alta de Corumbá
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Bombeiros socorrem vítimas de colisão de carros no Centro
OPORTUNIDADE
IEL tem 91 vagas de estágio para Campo Grande, Camapuã e Corumbá