Evento realizado na noite de ontem, 21 de Junho, na sede do Instituto Luiz de Albuquerque, mais de 80 festeiros receberam Certificados de Agente Cultural do Banho de São João do Rio Paraguai. O fato evidencia a importância dos “festeiros” para a salvaguarda da tradição imaterial do Banho de São João. A prática é única no Brasil sendo uma mistura do sacro e profano.
O Banho de São João de Corumbá, já reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul (MS), pode também receber o título a nível Brasileiro. O processo que busca esse reconhecimento é encabeçado pela Fundação de Cultura de Corumbá, que por meio de pesquisas e demais levantamentos, prioriza cumprir todas as exigências junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), do Ministério da Cultura, que concede tal honraria.
Para a vice-prefeita, Márcia Rolon, “o poder público apenas estende o tapete vermelho para que os grandes protagonistas desse espetáculo possam passar. Os Festeiros são quem tornam essa festa participativa e popular. A Manifestação se torna ainda maior que o carnaval, pois é única, em todo o território brasileiro, que passa de geração em geração e mensura a fé e a tradição do povo corumbaense”.
Além do Certificado de Agente Cultural, os festeiros, receberam da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação de Cultura, uma ajuda de custo para ornamentação dos andores, na realização da novena e na descida até o Porto Geral, sempre na noite de 23 de junho.
Na oportunidade o Diretor-Presidente da Fundação de Cultura, Joílson Cruz, afirmou ser uma honra organizar o maior Arraial de Mato Grosso do Sul, citou ainda que a realização é motivo de muito orgulho para o prefeito Paulo Duarte, que por conta da crise econômica, determinou que fosse usada a criatividade na organização da festa cultural, que faz Corumbá ser vista nacionalmente.
O Arraial do Banho de São João começa hoje, 22 de Junho, e vai até dia 24, no Porto Geral, com shows musicais, barracas de comidas da época, bebidas e doces típicos, além de apresentações culturais, concursos de andores e quadrilhas.