Menu
segunda, 26 de outubro de 2020
Viaje Tranquilo - Andorinha
Geral

Desemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

16 outubro 2020 - 10h02Ana Cristina Campos, Agência Brasil

O número de desempregados chegou a 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, ficando estatisticamente estável em relação à semana anterior (13,3 milhões). Com isso, a taxa de desocupação (14,4%) ficou estável em relação à semana anterior (13,7%) e cresceu frente à primeira semana de maio (10,5%), quando o levantamento foi iniciado.

Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a última divulgação da Pnad Covid-19 semanal. A coleta de dados por telefone continuará para subsidiar as edições mensais da pesquisa, que devem continuar até o fim do ano.

“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, disse, em nota, a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

A população ocupada ficou em 83 milhões, estatisticamente estável na comparação com a terceira semana de setembro. “Vínhamos observando, nas últimas quatro semanas, variações positivas, embora não significativas da população ocupada. Na quarta semana de setembro, a variação foi negativa, mas sem qualquer efeito na taxa de desocupação”, afirmou a pesquisadora.

Flexibilização do distanciamento

Maria Lucia também destacou que a flexibilização das pessoas quanto ao distanciamento social continuou aumentando no fim de setembro. O grupo de pessoas que ficou rigorosamente isolado (31,6 milhões) diminuiu em 2,2 milhões, na comparação com a semana anterior.

Também aumentou o número pessoas que não tomaram qualquer medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Esse contingente cresceu 937 mil em uma semana, chegando a 7,4 milhões.

Segundo o IBGE, a maior parte da população (86,7 milhões) afirmou ter reduzido o contato com outras pessoas, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas na quarta semana de setembro, 1 milhão a mais na comparação com a semana anterior. Quem ficou em casa e só saiu em caso de necessidade somou 84,6 milhões, ficando praticamente estável em relação à semana anterior.

Estudantes

A pesquisa ainda mostrou que, na quarta semana de setembro, dos 46,1 milhões de estudantes que estavam matriculados em escolas e universidades, 39,2 milhões (85%) tiveram alguma atividade. Outros 6,4 milhões (13,9%) não tiveram atividade. O restante estava de férias (1,1%).

Segundo o levantamento, apenas 26,1 milhões (66,7%) tiveram atividades escolares durante cinco dias da semana. Outros 807 mil estudantes (2,1%) só tiveram atividades uma vez por semana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sem ferimentos
Tamanduá resgatado cumpre quarentena com avaliação veterinária
Fauna em perigo
Tucano ferido é resgatado de incêndios na BR 262
Domingo Perigoso
Fim de semana é marcado por acidentes de trânsito com vítima gravemente ferida
2 em 1
Agressor de mulher no Cristo Redentor era foragido e foi preso de imediato
Prevenção
Início das chuvas acendem alerta para aumento dos casos de dengue em Corumbá
Atualização Covid-19
Estado ultrapassa 80 mil notificações; 74 mil estão recuperados
Assistência Social
Comunidades do Taquari recebem atendimento assistencial a partir desta quinta (29)
Atendimento delicado
Jovem é levada para o Pronto Socorro com vergalhão atravessado no pé
Na tabacaria
Arma falha e individuo é preso por porte ilegal
Reviravolta
STJ ordena exclusão de documentos ilícitos do processo que apura morte de narcotraficante boliviano

Mais Lidas

Homicídio
Homem é encontrado morto no bairro Cristo Redentor
Flagrante
Traficante é preso com 16 quilos de maconha
Encerramento domingo
Criatividade e atividades virtuais marcaram Outubro Rosa na pandemia
Trânsito
Motociclista fica ferido em colisão com moto e carro no Popular Velha