Menu
sábado, 09 de dezembro de 2023
Câmara - Fim  de Ano 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Desemprego atinge 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro

16 outubro 2020 - 10h02Ana Cristina Campos, Agência Brasil

O número de desempregados chegou a 14 milhões de pessoas na quarta semana de setembro, ficando estatisticamente estável em relação à semana anterior (13,3 milhões). Com isso, a taxa de desocupação (14,4%) ficou estável em relação à semana anterior (13,7%) e cresceu frente à primeira semana de maio (10,5%), quando o levantamento foi iniciado.

Os dados constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a última divulgação da Pnad Covid-19 semanal. A coleta de dados por telefone continuará para subsidiar as edições mensais da pesquisa, que devem continuar até o fim do ano.

“Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, disse, em nota, a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

A população ocupada ficou em 83 milhões, estatisticamente estável na comparação com a terceira semana de setembro. “Vínhamos observando, nas últimas quatro semanas, variações positivas, embora não significativas da população ocupada. Na quarta semana de setembro, a variação foi negativa, mas sem qualquer efeito na taxa de desocupação”, afirmou a pesquisadora.

Flexibilização do distanciamento

Maria Lucia também destacou que a flexibilização das pessoas quanto ao distanciamento social continuou aumentando no fim de setembro. O grupo de pessoas que ficou rigorosamente isolado (31,6 milhões) diminuiu em 2,2 milhões, na comparação com a semana anterior.

Também aumentou o número pessoas que não tomaram qualquer medida de restrição para evitar o contágio pelo novo coronavírus. Esse contingente cresceu 937 mil em uma semana, chegando a 7,4 milhões.

Segundo o IBGE, a maior parte da população (86,7 milhões) afirmou ter reduzido o contato com outras pessoas, mas continuou saindo de casa ou recebendo visitas na quarta semana de setembro, 1 milhão a mais na comparação com a semana anterior. Quem ficou em casa e só saiu em caso de necessidade somou 84,6 milhões, ficando praticamente estável em relação à semana anterior.

Estudantes

A pesquisa ainda mostrou que, na quarta semana de setembro, dos 46,1 milhões de estudantes que estavam matriculados em escolas e universidades, 39,2 milhões (85%) tiveram alguma atividade. Outros 6,4 milhões (13,9%) não tiveram atividade. O restante estava de férias (1,1%).

Segundo o levantamento, apenas 26,1 milhões (66,7%) tiveram atividades escolares durante cinco dias da semana. Outros 807 mil estudantes (2,1%) só tiveram atividades uma vez por semana.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Alerta Saúde
Dengue: 2023 pode bater recorde e ser o ano mais letal da última década
Desenvolvimento
Convênio da ACERT com Governo MS posiciona a pesca esportiva em Corumbá no mercado
Economia
Poupança tem retirada líquida de R$ 3,31 bilhões em novembro
Panorama
Núcleo de ESG da Fiems conhece sistema de monitoramento incêndios do IHP
Self-Portrait
Operação prende integrante de grupo criminoso que importava cocaína da Bolívia
Oportunidade
Senac MS realiza campanha de Natal com desconto de até 35% nos cursos
Fiscalização da PMA
Paraguaios são flagrados com armas e capivaras abatidas na região do Nabileque
Incentivo
Comunidades indígenas recebem doação de computadores recondicionados do IFMS
Prestação de Serviço
Servidores do município terão 13º disponível para saque neste sábado
Repercusão
PM defende participação da comunidade para melhorar segurança nos bairros

Mais Lidas

Tentativa de Homicídio
Autor de disparo que perfurou pulmão de vítima é preso pela PM
Plantão
Homem alvejado por tiro sofre perfuração no pulmão
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Bombeiros
Trailer sofre princípio de incêndio no Conjunto Padre Ernesto Sassida