Terminou na última sexta-feira, 29 de março, o “Curso de Sistema de Comando de Incidentes”, tendo a participação de integrantes da Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil, da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), das Forças Armadas e diversas instituições de Corumbá e Ladário.
O curso, que começou no dia 23, teve por objetivo preparar militares, civis e instituições para o enfrentamento a uma série completa de incidentes e desastres naturais ou antropogênicos, inclusive terrorismo.
“Trata-se de uma ferramenta gerencial para comandar, controlar e coordenar as operações em situações críticas, que permite organizar melhor as complexidades de ações múltiplas, com emprego de pessoal e material de maneira harmoniosa e colaborativa, independente das barreiras jurisdicionais de cada instituição, tendo como propósito comum o de estabilizar uma situação adversa e proteger vidas, propriedades e o meio ambiente”, afirmou o diretor-executivo da Defesa Civil, Isaque Nascimento.
O curso teórico aconteceu no SENAC e o simulado prático ocorreu nas instalações da Granel Química, em Ladário, onde foi montado um cenário em que ocorria um desastre com produtos perigosos, com ocorrência de incêndio de grandes proporções e envolvendo múltiplas vítimas, oportunidade em que os participantes colocaram em prática o aprendizado, trabalhando de forma ordenada, aplicando os conceitos próprios do Sistema de Comando de Incidentes, os seus princípios elementares, as suas principais funções, as instalações padronizadas para cada caso e a forma como são categorizados os diversos recursos, comumente utilizados em uma emergência.
O curso foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, tendo também o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Corumbá.
Deixe seu Comentário
Leia Também

O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
Correios celebra Dia do Carteiro e 358 anos de serviço postal
COVID-19Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios

Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
TEMPOMeteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C

Chuva acima da média histórica desabriga famílias

Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
