Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Debate com candidatos a prefeito de Corumbá acontece sem Marcelo Iunes e Dr. Gabriel

11 novembro 2020 - 10h56Gesiane Bernardo

O debate entre os candidatos a prefeito de Corumbá, promovido pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação) com transmissão ao vivo pela página do Capital do Pantanal  no Facebook, na noite desta terça-feira (10), aconteceu sem a presença de dois candidatos. Marcelo Iunes (PSDB), atual prefeito e candidato à reeleição, e Dr. Gabriel (PSD) não compareceram.

O evento online, devido a pandemia do novo Coronavírus, iniciou sem atrasos e durou duas horas. Mediador do debate, professor Jaime Teixeira, iniciou a transmissão agradecendo a participação de Elano (PSL), Paulo Duarte (MDB), Joseane Garcia (PRTB) e Anísio Guató (PSOL), e lamentando a ausência de Iunes e Dr. Gabriel. Para o professor, ambos perderam uma grande oportunidade para prestar esclarecimentos a população, apresentar propostas e defender suas candidaturas.

A primeira fase do debate foi aberta com o tempo de cinco minutos para cada candidato se apresentar. Em seguida, os quatro tiveram cinco minutos para responderem perguntas formuladas pela organização do evento online sobre educação, saúde, transporte e outros temas importantes para a cidade.

Na segunda fase os participantes puderam fazer perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. Com a ordem defina por sorteio, o candidato escolhia para quem direcionava a pergunta com resposta em três minutos, réplica de 30 segundos e tréplica também de 30 segundos.

Nesta fase, os ânimos se esquentaram em alguns momentos, porém o respeito foi mantido. Ao ouvir que faz parte de um partido de extrema direita, Joseane Garcia (PRTB) afirmou para Anísio Guató (PSOL), que sua extrema direita é muito mais justa do que a extrema esquerda da qual o candidato faz parte. Joseane pediu que os eleitores pesquisem na internet o que a sigla PSOL representa e em seguida busque a sigla do seu partido, PRTB. “Defendo a Pátria, a Família e Deus”, afirmou única e primeira candidata mulher a prefeitura de Corumbá.

Elano (PSL) perguntou a opinião de Paulo Duarte sobre as sucessivas operações da Polícia Federal na prefeitura de Corumbá. Duarte respondeu que considera um absurdo alguém com tantas investigações de improbidade administrativa e corrupção ter a coragem de se candidatar à reeleição. Neste momento, o debate esquentou quando Elano acusou que Paulo Duarte tem em sua equipe pessoas investigadas e envolvidas em escândalos, e por isso não teria condição de cumprir com a administração sem corrupção que promete. Em seu direito de tréplica, em 30 segundos, Duarte destacou que responde por suas condutas e que nunca foi alvo de investigação policial, “tenho uma vida pública limpa e provei durante quatro anos, quando fui prefeito desta cidade, que é possível administrar sem desvio de dinheiro. Entrei e saí pela porta da frente”, disse o candidato.

Paulo e Elano se referem as três operações desencadeadas pela Polícia Federal em pouco mais de um mês sobre casos de desvio de dinheiro público, improbidade administrativa e nepotismo na gestão de Marcelo Iunes na prefeitura. O prefeito se posicionou como inocente por meio de nota oficial sobre todas as diligências e na última, ocorrida nesta terça-feira (10), chegou a mencionar que estranhou a investigação às vésperas da eleição, uma vez que o objeto investigado, contrato com o laboratório Citolab de propriedade de seu irmão, já havia sido cancelado e os processos arquivados no Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual.

Antes de encerrar a transmissão, a organização leu uma Carta Proposta com demandas para melhoria da educação na cidade. O documento foi entregue para todos os candidatos com o pedido especial que se eleitos levem as propostas em consideração e trabalhem de mãos dadas com a Fetems e Sindicatos de Educação.

Para finalizar a LIVE que atingiu 8,9 mil visualizações, 7,9 mil comentários e 411 compartilhamentos orgânicos no Facebook, os candidatos tiveram tempo determinado para suas considerações finais.

O vídeo do debate entre os candidatos a prefeito de Corumbá está disponível na íntegra neste link.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira