Menu
sábado, 23 de janeiro de 2021
Senar MS
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Corumbá sedia Jogos do IFMS a partir de segunda-feira, 18

15 junho 2018 - 08h54Kamilla Marques

A edição 2018 dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) tem início na segunda-feira, 18, em Corumbá. O evento vai reunir 265 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Estão previstas disputas nas modalidades atletismo, judô, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa.

A competição tem início às 8h, com jogos de basquetebol, no Centro Poliesportivo Municipal Porto Carreiro. A cerimônia de abertura do evento será realizada no mesmo local, a partir das 18h30.

O presidente da Comissão Organizadora dos JIFMS no Campus Corumbá, Tiago Artero, explica como o evento foi organizado. "Foram criadas comissões de logística, desporto, saúde, secretaria, disciplinar e de comunicação, e cada uma ficou responsável por buscar parcerias relativas a essas áreas. Além dos coordenadores, temos um grande número de servidores evolvidos na organização dos Jogos".

Programação - A tabela de jogos, os locais de competição e os boletins informativos estão disponíveis na página dos JIFMS 2018, que pode ser acessada pelo hotsite das competições do IFMS, no endereço http://jogos.ifms.edu.br/.

As modalidades de judô, tênis de mesa e xadrez serão disputadas no campus do IFMS. O 17º Batalhão de Fronteira irá sediar as provas de atletismo. As competições de futsal, handebol e natação ocorrerão no Centro de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e no Centro Poliesportivo serão realizadas as provas de basquetebol, voleibol e vôlei de praia.

No período noturno do dia 20, no Centro Poliesportivo, os estudantes participam de uma confraternização com apresentações artísticas e a presença de food trucks. No dia 21, o evento será encerrado no mesmo local, com disputas de futsal masculino e handebol feminino.

Apoio - Os estudantes participantes do JIFMS vão receber da instituição o auxílio viagem, valor que deverá ser utilizado para o pagamento de hospedagem e alimentação durante os dias de competição.

Os atletas ficarão hospedados nos hotéis Portal do Pantanal, Hotel Farias e Pousada Brasil. As refeições serão oferecidas no Círculo Militar (Casarão). A comissão organizadora também fornecerá lanches a estudantes e servidores, nos intervalos.

Os enfermeiros do IFMS ficarão responsáveis pela integridade física dos participantes.

Sistema - A organização do evento utilizará, pelo segundo ano consecutivo, um sistema de gerenciamento de informações desenvolvido especificamente para os JIFMS. O software foi criado pelo estudante do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Campo Grande, Tony Ferreira Silva.

O sistema possibilita o gerenciamento de informações como credenciamento das delegações, sorteio das tabelas, publicação de boletins e resultados, entre outras.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMS (NIT) já solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro do software, que receberá o nome de Cancha.

Etapas - Os Jogos do IFMS vão classificar atletas e equipes para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO), que este ano está sendo organizada pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano). A previsão é que o evento seja realizado entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Goiânia (GO).

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) será realizada em outubro, em Fortaleza (CE), reunindo estudantes de institutos federais de todo país.

JIFMS - Esta é a quinta edição dos Jogos do IFMS. Entre 2014 e 2016, a competição foi sediada em Campo Grande.

Em 2017, as disputas foram realizadas na cidade de Dourados. O evento esportivo reuniu mais de 250 estudantes e classificou atletas para a etapa Centro-Oeste, organizada pela primeira vez pelo IFMS.

O JIFCO foi realizado em setembro, na Capital, e contou com a participação de mais de 700 estudantes dos Institutos Federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (IFMT), Brasília (IFB), Goiano (IFGoiano) e Goiás (IFG).

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
O que é preciso saber para o segundo dia do Enem
GERAL
Correios celebra Dia do Carteiro e 358 anos de serviço postal
COVID-19
Boletim Covid-19 deste sábado registra óbitos em 12 municípios
GERAL
Startup de design investe em site para vender produtos sul-mato-grossenses
GERAL
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 22 milhões
TEMPO
Sala de Situação do Imasul alerta para risco de transbordamento dos rios Miranda e Aquidauana
TEMPO
Meteorologia prevê sábado com pancadas de chuva e máxima de 33°C
GERAL
Chuva acima da média histórica desabriga famílias
SAÚDE
Em quatro dias, mais de 11 mil pessoas foram vacinadas contra Covid-19 em Mato Grosso do Sul
COVID-19
Mais de 30 mortes por coronavírus são registradas em apenas um dia no Estado

Mais Lidas

Denúncia
Mato, esgoto estourado e lixo tomam conta de Ladário
ESQUEMA DE COMBUSTÍVEL
PRF flagra esquema de furto de combustíveis e condutor entregou óleo diesel em Corumbá
PRORROGADO TOQUE DE RECOLHER
Toque de recolher é prorrogado em Mato Grosso do Sul
POLICIAL
PM prende homem com mandado de prisão após ocorrência de furto de moto no Cristo Redentor