Menu
sábado, 17 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Corumbá sedia Jogos do IFMS a partir de segunda-feira, 18

15 junho 2018 - 08h54Kamilla Marques

A edição 2018 dos Jogos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (JIFMS) tem início na segunda-feira, 18, em Corumbá. O evento vai reunir 265 estudantes dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Estão previstas disputas nas modalidades atletismo, judô, natação, basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa.

A competição tem início às 8h, com jogos de basquetebol, no Centro Poliesportivo Municipal Porto Carreiro. A cerimônia de abertura do evento será realizada no mesmo local, a partir das 18h30.

O presidente da Comissão Organizadora dos JIFMS no Campus Corumbá, Tiago Artero, explica como o evento foi organizado. "Foram criadas comissões de logística, desporto, saúde, secretaria, disciplinar e de comunicação, e cada uma ficou responsável por buscar parcerias relativas a essas áreas. Além dos coordenadores, temos um grande número de servidores evolvidos na organização dos Jogos".

Programação - A tabela de jogos, os locais de competição e os boletins informativos estão disponíveis na página dos JIFMS 2018, que pode ser acessada pelo hotsite das competições do IFMS, no endereço http://jogos.ifms.edu.br/.

As modalidades de judô, tênis de mesa e xadrez serão disputadas no campus do IFMS. O 17º Batalhão de Fronteira irá sediar as provas de atletismo. As competições de futsal, handebol e natação ocorrerão no Centro de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e no Centro Poliesportivo serão realizadas as provas de basquetebol, voleibol e vôlei de praia.

No período noturno do dia 20, no Centro Poliesportivo, os estudantes participam de uma confraternização com apresentações artísticas e a presença de food trucks. No dia 21, o evento será encerrado no mesmo local, com disputas de futsal masculino e handebol feminino.

Apoio - Os estudantes participantes do JIFMS vão receber da instituição o auxílio viagem, valor que deverá ser utilizado para o pagamento de hospedagem e alimentação durante os dias de competição.

Os atletas ficarão hospedados nos hotéis Portal do Pantanal, Hotel Farias e Pousada Brasil. As refeições serão oferecidas no Círculo Militar (Casarão). A comissão organizadora também fornecerá lanches a estudantes e servidores, nos intervalos.

Os enfermeiros do IFMS ficarão responsáveis pela integridade física dos participantes.

Sistema - A organização do evento utilizará, pelo segundo ano consecutivo, um sistema de gerenciamento de informações desenvolvido especificamente para os JIFMS. O software foi criado pelo estudante do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Campo Grande, Tony Ferreira Silva.

O sistema possibilita o gerenciamento de informações como credenciamento das delegações, sorteio das tabelas, publicação de boletins e resultados, entre outras.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMS (NIT) já solicitou ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro do software, que receberá o nome de Cancha.

Etapas - Os Jogos do IFMS vão classificar atletas e equipes para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO), que este ano está sendo organizada pelo Instituto Federal Goiano (IFGoiano). A previsão é que o evento seja realizado entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Goiânia (GO).

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) será realizada em outubro, em Fortaleza (CE), reunindo estudantes de institutos federais de todo país.

JIFMS - Esta é a quinta edição dos Jogos do IFMS. Entre 2014 e 2016, a competição foi sediada em Campo Grande.

Em 2017, as disputas foram realizadas na cidade de Dourados. O evento esportivo reuniu mais de 250 estudantes e classificou atletas para a etapa Centro-Oeste, organizada pela primeira vez pelo IFMS.

O JIFCO foi realizado em setembro, na Capital, e contou com a participação de mais de 700 estudantes dos Institutos Federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (IFMT), Brasília (IFB), Goiano (IFGoiano) e Goiás (IFG).

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
OPERAÇÃO
Polícia Federal investiga fraude em Concurso Público
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos