Menu
sábado, 15 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Corumbá implantará plantão em duas unidades básicas de saúde até o final de março

23 março 2017 - 08h44PMC

Até 31 de março as unidades básicas de saúde Nova Corumbá e Pedro Paulo II vão dispor de plantões para reforçar o atendimento à saúde no Município. O atendimento vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 18 às 23 horas e, aos sábados e domingos, de 17 às 22 horas. A ação emergencial foi definida pela Secretaria de Saúde como resposta às necessidades da população. “A nossa preocupação é em oferecer um atendimento digno e eficiente à sociedade e, ao expandir o horário de atendimento, estamos buscando sanar este aumento de demanda sazonal”, explicou o secretário de saúde de Corumbá, Rogério dos Santos Leite.

A saúde pública é um dos pilares na gestão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, que está em Campo Grande para solicitar ao Estado a ampliação do hospital de Corumbá. “Além de uma reforma no prédio, precisamos de mais leitos para oferecer um atendimento de qualidade ao cidadão”, justificou Ruiter Cunha. A reunião entre o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Nelson Tavares, o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, o secretário de saúde de Corumbá, Rogério Leite e o diretor da Santa Casa de Corumbá, Antônio Sabatel, busca viabilizar uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado para a concretização do projeto.

Prefeito Ruiter e representantes da saúde do município buscam apoio com o Estado para melhorar a saúde. Foto: Divulgação 

Desde segunda-feira, representantes da saúde pública de Corumbá estão em Campo Grande para o evento Acolhimento aos Novos Gestores em Saúde, que reuniu 79 municípios de Mato Grosso do Sul e apresentou temas voltados para técnicos, gestores e profissionais de saúde abordando Avaliação e Controle das Organizações Sociais, Administração Hospitalar, Financiamentos em Saúde e Vigilância em Saúde.

Na abertura, que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja, foi proposto um novo modelo de gestão da saúde pública. “Estamos equipando os polos regionais, com mais leitos e aparelhos para exames complexos, e fazendo parcerias com a rede hospitalar, mas é preciso avançarmos mais, por isso estamos aqui abrindo esse diálogo com os prefeitos e definirmos qual a melhor política pública para a saúde”, disse o governador. Ele enfatizou que nesse momento de crise, onde a receita não cresce enquanto as demandas avolumam, é preciso construir consórcios e dividir responsabilidades.

O governador reforçou a importância dos municípios realizarem parceria com o Estado de Mato Grosso do Sul para reestruturar a rede de saúde, regionalizando o atendimento a partir da estruturação da rede de saúde local pelo Estado. “Esse comprometimento do município com a assistência básica será fundamental para eliminar a pressão atual ao sistema com a demanda por cirurgias de média e alta complexidade, além dos exames especializados”, ponderou.

Ressaltando a reorganização dos serviços de saúde através da regionalização, o secretário de estado de saúde Nelson Tavares destacou a importância em reestruturar a saúde, promovendo a autonomia dos municípios ao fortalecer os pólos de saúde. “A Caravana da Saúde foi o começo e hoje estamos ampliando este trabalho com o objetivo de fortalecer os serviços de saúde dos municípios. Nos concentramos na regionalização, reestruturando os municípios para que eles ofereçam serviços de qualidade para a população e juntamente a isso desafogar a rede de saúde”, complementou Tavares.

“Corumbá conta com especialistas em ortopedia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e vascular, pediatria, oncologia e cardiologia. Ao regionalizar a saúde, o município ganha ainda mais autonomia nos atendimentos, o que reverte em qualidade de vida aos cidadãos”, concluiu o secretário de saúde Rogério Leite.

Plantões

Começa nesta quarta-feira, 22 de março, e vai até  31 de março o atendimento de plantão nas unidades básicas de saúde Nova Corumbá e Pedro Paulo II. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 18 às 23 horas e, aos sábados e domingos, de 17 às 22 horas.

A unidade de saúde Pedro Paulo II, funciona da rua Batista das Neves, 119, centro, e atende pelo telefone 3907-5940. Já a unidade Nova Corumbá, funciona na rua Ciríaco de Toledo, sem número, no bairro Nova Corumbá. Tel.  3907-5381

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Jovem de 19 anos morre após subir em capô de carro e namorado bater em poste na Capital
GERAL
Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp
GERAL
Detran-MS continua mutirão de renovação de CNH com EAR neste sábado
GERAL
Cuidados com a pele devem ser redobrados como inverno
ESPORTE
Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu
SAÚDE
Saúde reforça a importância dos cuidados de biossegurança
GERAL
Sorteio da Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 33 milhões
GERAL
Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas
CORONAVÍRUS
Alerta Covid: Casos confirmados e internações continuam crescendo
CULTURA
Semana Nacional de Museus terá lançamento de livros sobre Patrimônio de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
Polícia Federal apreende 280 Kg cocaína na parte alta de Corumbá
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Bombeiros socorrem vítimas de colisão de carros no Centro
OPORTUNIDADE
IEL tem 91 vagas de estágio para Campo Grande, Camapuã e Corumbá