Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá enfrenta mês de outubro com temperaturas desérticas

19 outubro 2016 - 10h57Gesiane Medeiros
O calor deve aliviar no final de semana. Foto: CDP

A primavera desse ano antecipou o calor do verão e já registra altas temperaturas durante o dia em todo o estado de Mato Grosso do Sul (MS), em Corumbá, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou a temperatura de 39 graus com sensação térmica de 47 graus, nesta segunda-feira (17), um clima próximo de desertos como o de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que registra em torno dos 42 graus durante um dia de verão.

Segundo Inmet, o calor está presente em todo o estado, que até o final da semana enfrenta um centro de baixa pressão que ganha força durante a primavera, por conta do avanço da umidade na Amazônia. Ainda estão reservadas nuvens carregadas com trovoadas e pancadas de chuvas isoladas, rajadas de ventos também podem surgir durante os períodos da tarde.

Para hoje (19), a previsão é de muito calor, com máxima de 39 graus e umidade relativa do ar de 30%, metade do satisfatório para a saúde, que é de 60%. A partir desta quinta, pancadas de chuva podem ocorrer durante o período da tarde até o final de semana, no sábado (22) e no domingo (23). A máxima prevista para esta quinta é de 33 graus, já a partir de sexta a temperatura deve atingir os 29 graus.

Queimadas

As altas temperaturas acendem o alerta para o Corpo de Bombeiros, já que o clima quente é propício para o aumento das queimadas na região pantaneira, inclusive no meio urbano. Dados atuais do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil lidera o ranking dos países com 15.0402 focos de incêndio; o estado de MS ocupa a posição número 10 entre os estados brasileiros, com 5.970; Corumbá é o segundo munícipio brasileiro com mais focos de incêndio, já são 3.314, ficando atrás de Porto Velho, em Rondônia. 

Os Bombeiros indicam que a população não queime lixo em hipótese alguma, fogo ateado dentro de um quintal residencial, mesmo considerado pequeno, pode tomar grandes proporções devido às altas temperaturas e clima seco. Segundo estatística do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros, 145 incêndios foram combatidos em vegetação até hoje, dentro da área urbana de Corumbá e Ladário.

Saúde

Profissionais da saúde indicam que as pessoas devem se hidratar ao máximo durante os dias muito quentes e evitar exposição ao sol sem proteção de filtro solar com no mínimo, fator 30.  Vale também ressaltar que as atividades físicas devem ser feitas dentro de horário adequado, pela manhã até as 10 horas e pela tarde, após as 16 horas. Nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, há uma maior emissão dos raios ultravioletas, causadores de câncer de pele.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262