Menu
sexta, 05 de março de 2021
Geral

Corumbá enfrenta mês de outubro com temperaturas desérticas

19 outubro 2016 - 10h57Gesiane Medeiros
O calor deve aliviar no final de semana. Foto: CDP

A primavera desse ano antecipou o calor do verão e já registra altas temperaturas durante o dia em todo o estado de Mato Grosso do Sul (MS), em Corumbá, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou a temperatura de 39 graus com sensação térmica de 47 graus, nesta segunda-feira (17), um clima próximo de desertos como o de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que registra em torno dos 42 graus durante um dia de verão.

Segundo Inmet, o calor está presente em todo o estado, que até o final da semana enfrenta um centro de baixa pressão que ganha força durante a primavera, por conta do avanço da umidade na Amazônia. Ainda estão reservadas nuvens carregadas com trovoadas e pancadas de chuvas isoladas, rajadas de ventos também podem surgir durante os períodos da tarde.

Para hoje (19), a previsão é de muito calor, com máxima de 39 graus e umidade relativa do ar de 30%, metade do satisfatório para a saúde, que é de 60%. A partir desta quinta, pancadas de chuva podem ocorrer durante o período da tarde até o final de semana, no sábado (22) e no domingo (23). A máxima prevista para esta quinta é de 33 graus, já a partir de sexta a temperatura deve atingir os 29 graus.

Queimadas

As altas temperaturas acendem o alerta para o Corpo de Bombeiros, já que o clima quente é propício para o aumento das queimadas na região pantaneira, inclusive no meio urbano. Dados atuais do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil lidera o ranking dos países com 15.0402 focos de incêndio; o estado de MS ocupa a posição número 10 entre os estados brasileiros, com 5.970; Corumbá é o segundo munícipio brasileiro com mais focos de incêndio, já são 3.314, ficando atrás de Porto Velho, em Rondônia. 

Os Bombeiros indicam que a população não queime lixo em hipótese alguma, fogo ateado dentro de um quintal residencial, mesmo considerado pequeno, pode tomar grandes proporções devido às altas temperaturas e clima seco. Segundo estatística do 3° Grupamento do Corpo de Bombeiros, 145 incêndios foram combatidos em vegetação até hoje, dentro da área urbana de Corumbá e Ladário.

Saúde

Profissionais da saúde indicam que as pessoas devem se hidratar ao máximo durante os dias muito quentes e evitar exposição ao sol sem proteção de filtro solar com no mínimo, fator 30.  Vale também ressaltar que as atividades físicas devem ser feitas dentro de horário adequado, pela manhã até as 10 horas e pela tarde, após as 16 horas. Nos horários mais quentes do dia, entre 10h e 16h, há uma maior emissão dos raios ultravioletas, causadores de câncer de pele.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

POLÍTICA
Brasil passa a fazer parte do Protocolo de Nagoia sobre biodiversidade
PMA
Arrendatário e agrônoma são autuados em R$ 50 mil por uso de licença ambiental falsificada
SAÚDE
Com mais doses, Corumbá abre vacinação para idosos a partir de 76 anos
INCÊNDIO
Consultório Odontológico pega fogo no Maria Leite
POLICIAL
Polícia Militar de Corumbá prende homem por violência doméstica no Dom Bosco
CULTURA
Dia Nacional da Música Clássica celebra o legado de Villa-Lobos
ECONOMIA
Indústria brasileira cresce 0,4% de dezembro para janeiro
DETRAN
Número de CNHs emitidas pelo Portal Meu Detran cresce 45%
ENTREVISTA
Nos 20 anos da Cassems, Ayache critica coordenação nacional do combate ao coronavírus
POLICIAL
Em Corumbá três são presos com mandado de prisão em aberto

Mais Lidas

GERAL
Ministério Público denuncia servidores de Ladário por corrupção passiva
POLICIAL
Adolescente infratora é presa no bairro Maria Leite
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Colisão de carro e moto deixa mulher ferida no Maria Leite
GERAL
Bombeiros continuam buscas por homem desaparecido na região do Paiaguás