Menu
segunda, 20 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Corumbá adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

09 maio 2024 - 12h33Assessoria, PMC

Após uma série de ações realizadas pela Prefeitura de Corumbá, a adesão do município ao SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional) foi publicada na edição desta quinta-feira (09), do Diário Oficial da União, por meio da Resolução n.º 04, de 07 de maio de 2024.

O pedido de adesão foi elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, por meio da equipe executora do Programa de Aquisição de Alimentos, que atuou diretamente na instituição dos componentes de segurança alimentar e nutricional na legislação municipal.

Entre as medidas adotadas pela Prefeitura, destaca-se a criação da Lei Municipal n° 2.935, sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes no dia 30 de abril de 2024, que prevê a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional; e a realização da Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Este trabalho é muito importante para os produtores da agricultura familiar da cidade. O SISAN é um programa similar ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e chega como mais uma alterativa para os assentamentos da região”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques.

Atualmente, são 960 (novecentos e sessenta) municípios que integram o SISAN e tem entre os objetivos formular e implementar políticas e planos de segurança alimentar e nutricional nos municípios.

Ao optar por participar do SISAN, os municípios passam a ter benefícios como a voz ativa na articulação de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional e do Direito Humano à Alimentação Adequada, pontuação adicional para desenvolver programas e ações em parceria com o Governo Federal, através de repasse de recursos.

Os municípios ainda recebem apoio técnico e político para a execução e aperfeiçoamento da gestão do sistema, bem como acesso a ações de educação permanente, formação e capacitação de gestores, profissionais e integrantes da sociedade civil, em especial, conselheiros dos fóruns de SAN.

Todos estados e o Distrito Federal já fizeram a sua adesão ao SISAN.

Segundo o Secretário-Executivo de Agricultura Familiar, Eder Luiz Zambelli Fatah, “há um esforço para a ampliação do número de municípios participando deste sistema por conta dos benefícios envolvidos para diminuição da insegurança alimentar grave por meio da promoção da alimentação adequada e saudável. Aliás, agora com a adesão do nosso Município ao SISAN, já começaremos o mais breve possível a execução do PAA Federal, com o propósito de promover a nossa agricultura familiar e garantir a segurança alimentar dos mais necessitados de Corumbá”.

O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um sistema público de governança legalmente instituído pela Lei no 11.346/2006, conhecida como Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan). Reúne diversos setores do governo e da sociedade com o propósito de promover, em todo o território nacional, o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês
Qualificação
Programa MS Qualifica oferece mais de 50 cursos gratuitos no Estado
Economia
Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Meio Ambiente
Brasil tem 1.942 cidades com risco de desastre ambiental
Aposta
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
Gratuito
Ladário recebe Rota Rural entre os dias 21 e 23 de maio no Assentamento 72
Economia
MS teve a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil durante o primeiro trimestre de 2024
Meio Ambiente
MS se mantém entre os TOP 10 no Global Big Day de maio de 2024

Mais Lidas

Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês
Tempo
Sábado tem previsão de sol e probabilidade de chuvas pontuais em partes do Estado
Meio Ambiente
MS se mantém entre os TOP 10 no Global Big Day de maio de 2024