Os resultados não oficiais das empresas de pesquisa dão como virtual vencedor, Luis Arce, que já é considerado eleito presidente da Bolívia por autoridades políticas no país. Em declaração Arce, garante que a primeira coisa que fará em sua administração será pagar o Bônus de Fome, aprovado pela Assembleia Legislativa Plurinacional.
"A primeira coisa que vamos fazer é pagar o Bônus de Fome. Isso é aprovado pela Assembleia. O financiamento está garantido. O Órgão Executivo não o fez. É um capricho não cancelá-lo", disse Arce em um programa de televisão da Rede A na madrugada de segunda-feira.
O bônus
A Lei 1330 cria o Bônus de Fome. A iniciativa foi apresentada pelo MAS à Assembleia Legislativa. Prevê o pagamento de R$ 1.000 por uma única vez a todos os bolivianos maiores de 18 anos que não recebem um salário do setor privado ou do público. O benefício atinge mães que recebem o Bônus Juana Azurduy, pessoas com deficiência e beneficiários do Bônus Universal.
O Governo havia afirmado que a lei era inviável, pois previa o pagamento do título com recursos dos empréstimos concedidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Mundial (WB), quando esses fundos já eram destinados para outros fins relacionados à emergência de saúde coronavírus. Mas esses recursos também não foram aprovados pela Assembleia.
Demanda e produção domésticas
O presidente eleito, que aguardará os resultados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até sexta-feira (23), disse que entre as principais medidas que começará a tomar após assumir o comando do Governo, estará o fortalecimento da demanda interna, como prometeu durante sua campanha.
"Esta é uma questão central. Para o nosso modelo é importante fortalecer essa demanda doméstica via vínculos e transferências. Ao mesmo tempo, vamos iniciar a reconstrução da produção que também foi afetada pelas medidas que (o atual governo) tomaram. Estaremos alinhados com o que temos criado para o país", disse.
Ele disse que não ia fazer nada que não levantasse e o que está embutido no programa do governo. Enquanto aguarda os resultados oficiais da eleição, Arce começou a preparar uma equipe para organizar a transição e recepção do aparato estatal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Exército recupera caminhonete furtada e apreende 4,8 mil litros de diesel contrabandeados

"Cia de Dança do Pantanal em Casa" acontece no início de dezembro, em Corumbá
CAC vai funcionar das 7h30 às 17 horas nesta terça-feira, dia 28 de novembro

Empregador prestará contas sobre igualdade salarial

Estudantes de Ladário apresentam produtos feitos em sala de aula para a comunidade

Corumbá realiza 16 "Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Projeto de recuperação no Pantanal com 25 mil mudas soma esforços em ações de conservação

Taylor Swift recebe família de Ana Clara no camarim em último show no Brasil

Caminhonetes na expedição da Rota Bioceânica atolam no Paraguai
