Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Vereador solicita limpeza de áreas e vias públicas na parte alta da cidade

12 abril 2019 - 08h45Câmara de Corumbá

Cerca de 400 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 10 e 11 de abril pela Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência discutiu pontos fundamentais para a saúde do Município, como a extensa territorialidade que dificulta o acesso às regiões rurais, ribeirinhas e a população indígena, além do grande número de atendimentos realizados às famílias bolivianas residentes na fronteira, fatores que são desafios para a efetivação da universalidade,equidade e integralidade, princípios estes que baseiam o Sistema Único de Saúde.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leia Vilalva de Moraes, fala da dimensão do evento “ a Conferência é a voz do povo, é um marco, já que ocorre a cada 4 anos, realizamos 11 conferências livres, uma escuta mais atenta, vamos levar as propostas para a Conferência Estadual e Nacional. Precisamos de um financiamento específico levando em consideração que estamos em uma região de fronteira”.

O Secretario de Saúde, Rogério Leite, ressalta a importância do planejamento das ações e das propostas apresentadas, “na atual gestão, trabalhamos com responsabilidade e conseguimos construir uma situação favorável no nosso Município, com uma base solidificada, hoje temos recursos humanos necessários para dar apoio a outras localidades, e nos efetivar realmente como uma macrorregião, mas precisamos de um orçamento digno e justo que uma macrorregião merece. Esta conferencia é um momento de planejamento, muito importante para que posamos levar mais projetos para frente”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, ratifica a relevância do evento, “este é um momento democrático para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde. Recentemente, eu e o Secretário levamos para Brasília 16 projetos para buscar recursos para saúde, queremos ouvir os anseios da população e trabalhar para atendê-los”.

Durante o evento foram realizadas palestras temáticas sobre “Saúde como Direito” com a enfermeira e mestre, Luciane Aparecida Pereira Lima, de Campo Grande; “Consolidação dos Princípios do SUS” com a psicóloga, Cláudia Natacha Bassi Dagel, e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” pela enfermeira, Tatiana da Silva Santos Mattos. Participaram do evento profissionais da área, estudantes, usuários do SUS, vereadores, além de representantes da Marinha, do Corpo de Bombeiros e SESAI.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa