Menu
sexta, 15 de janeiro de 2021
Andorinha - campanha dezembro
governo presente janeiro/21
Geral

Vereador solicita limpeza de áreas e vias públicas na parte alta da cidade

12 abril 2019 - 08h45Câmara de Corumbá

Cerca de 400 pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nos dias 10 e 11 de abril pela Prefeitura de Corumbá, por intermédio da Secretaria de Saúde, e em parceria com o Conselho Municipal de Saúde.

Com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, a Conferência discutiu pontos fundamentais para a saúde do Município, como a extensa territorialidade que dificulta o acesso às regiões rurais, ribeirinhas e a população indígena, além do grande número de atendimentos realizados às famílias bolivianas residentes na fronteira, fatores que são desafios para a efetivação da universalidade,equidade e integralidade, princípios estes que baseiam o Sistema Único de Saúde.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leia Vilalva de Moraes, fala da dimensão do evento “ a Conferência é a voz do povo, é um marco, já que ocorre a cada 4 anos, realizamos 11 conferências livres, uma escuta mais atenta, vamos levar as propostas para a Conferência Estadual e Nacional. Precisamos de um financiamento específico levando em consideração que estamos em uma região de fronteira”.

O Secretario de Saúde, Rogério Leite, ressalta a importância do planejamento das ações e das propostas apresentadas, “na atual gestão, trabalhamos com responsabilidade e conseguimos construir uma situação favorável no nosso Município, com uma base solidificada, hoje temos recursos humanos necessários para dar apoio a outras localidades, e nos efetivar realmente como uma macrorregião, mas precisamos de um orçamento digno e justo que uma macrorregião merece. Esta conferencia é um momento de planejamento, muito importante para que posamos levar mais projetos para frente”.

O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, ratifica a relevância do evento, “este é um momento democrático para o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde. Recentemente, eu e o Secretário levamos para Brasília 16 projetos para buscar recursos para saúde, queremos ouvir os anseios da população e trabalhar para atendê-los”.

Durante o evento foram realizadas palestras temáticas sobre “Saúde como Direito” com a enfermeira e mestre, Luciane Aparecida Pereira Lima, de Campo Grande; “Consolidação dos Princípios do SUS” com a psicóloga, Cláudia Natacha Bassi Dagel, e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS” pela enfermeira, Tatiana da Silva Santos Mattos. Participaram do evento profissionais da área, estudantes, usuários do SUS, vereadores, além de representantes da Marinha, do Corpo de Bombeiros e SESAI.

Deixe seu Comentário

Leia Também

EDUCAÇÃO
Veja cinco dicas para se preparar para o Enem 2020
EDUCAÇÃO
IEL está com inscrições abertas para o curso de planejamento estratégico
SAÚDE
Centro e Borrowiski recebem ação de combate à dengue nesta sexta e sábado
ECONOMIA
Nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje
POLICIAL
Jovem com mandado de prisão em aberto é preso no Loteamento Pantanal
POLICIAL
Homem é preso por violência doméstica no Bairro Cristo Redentor
RESGATE DE ANIMAL
Corpo de Bombeiros resgata ave silvestre presa com linha de cerol em árvore
GERAL
Com 1.101 vagas, inscrição para vestibular UEMS 2021 vai até 24 de janeiro
GERAL
MPT realiza reunião com a Ford e manifesta preocupação com o fim das atividades da montadora
GERAL
Energisa inicia Projeto de Eficiência Energética na Base Fluvial em Ladário
Projeto prevê economia anual de 262,86 MWh/ano e obras começam ainda neste primeiro semestre

Mais Lidas

CHUVA FORTE
Tempestade atinge 220 famílias em Corumbá
COVID-19
Criança de 8 morre por coronavírus em MS, somando 2.625 mortes pela doença
POLICIAL
Policiais prendem homens por lesão corporal dolosa e ameaça no Loteamento Pantanal
RECLAMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Consumidor paga conta e tem água cortada