Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
Andorinha Fevereiro
Geral

Concurso de redação propõe reflexão sobre crimes sexuais contra crianças

05 outubro 2016 - 07h59Redação

O Moinho Cultural, Vale e Fundação Vale abrem neste dia 7 de outubro as inscrições para o Concurso de Redação Proteger é Preciso, dirigido a estudantes das escolas do ensino fundamental e médio de Corumbá e Ladário, incluindo as comunidades de Antônio Maria Coelho, Urucum e Porto Esperança.

O concurso corresponde a uma das etapas do Programa Proteger é Preciso, lançado neste ano pelo Moinho, Vale e Fundação Vale, como forma de desenvolver ações integradas de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O lançamento do concurso será nesta quinta-feira, 6 de outubro, na sede do Moinho, no Porto Geral.

O tema do concurso é “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, tendo como subtemas para serem abordados na redação: desenvolvimento da sexualidade, igualdade de gênero, diversidade sexual, prevenção à gravidez não planejada na adolescência, prevenção às DST-AIDS e prevenção à violência sexual (abuso e exploração).

Os temas deverão ser trabalhados nas escolas por professores interessados a partir do material didático encaminhado: cartilha e um DVD com oito vídeos de animação desenvolvidos pelo Programa Proteger é Preciso. Haverá premiações para alunos e professores. Três duplas vencedoras – aluno e professor – serão premiadas individualmente com um tablet e um certificado. Uma grande dupla vencedora – aluno e professor – receberá individualmente um notebook e certificado. Cada escola premiada ganhará uma placa de certificação. Os prêmios serão entregues dia 4 de dezembro na abertura do espetáculo Moinho in Concert em Corumbá.

Desde sua introdução, no começo do ano, o Programa Proteger é Preciso já levou palestras, vídeos-documentários e rodas de conversa a mais de 20 escolas da rede pública de Corumbá e Ladário. As escolas estaduais Carlos de Castro Brasil e Dom Bosco foram visitadas nesta semana pela equipe do Moinho. O programa conta com cinco fases e será concluído com audiência pública na Câmara Municipal, quando serão entregues aos prefeitos dos dois municípios toda a documentação e o vídeo resultantes da ação.

Recentemente, alunos da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, participaram de palestra sobre Pedofilia e suas consequências. Foto: Nutec/Moinho 

Pedofilia na internet

A pedofilia e todas as suas consequências foi o tema abordado recentemente nas escolas estaduais Castro Brasil e Dom Bosco. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças (meninas ou meninos) do mesmo sexo ou de sexo diferente. A pedofilia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença, classificada como transtorno de preferência sexual.

Para que o pedófilo cometa violência sexual contra criança ou adolescente não é preciso que haja contato físico entre eles. Com a internet, os crimes decorrentes da violência sexual podem ocorrer a distância, via redes sociais.

Qualquer caso de violência sexual deve ser imediatamente comunicado ao Disque 100, canal oficial de denúncia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O Código Penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha sexo explícito ou pornografia envolvendo criança ou adolescente".

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GERAL
Alta taxa de letalidade preocupa as autoridades sanitárias do MS
GERAL
Governo detalha ações de combate a incêndios florestais para 2021
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
GERAL
Vereador solicita direcionamento de emenda parlamentar para aquisição de Castramóvel
GERAL
Rede Voluntária Vale apoia campanhas de combate à fome
EDUCAÇÃO
Prazo de inscrições para o Sisu termina nesta sexta-feira
EDUCAÇÃO
UEMS oferta 78 bolsas no valor de R$ 400 para Projetos de Ensino
GERAL
Servidora estadual vítima de violência sexual ou doméstica terá prioridade na remoção
GERAL
Empresas se unem para doar 3,4 milhões de medicamentos para intubação para o Brasil
Ação solidária emergencial já começou a importar insumos da China para fazer frente ao aumento de pacientes com Covid-19
POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar