Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Concurso de redação propõe reflexão sobre crimes sexuais contra crianças

05 outubro 2016 - 07h59Redação

O Moinho Cultural, Vale e Fundação Vale abrem neste dia 7 de outubro as inscrições para o Concurso de Redação Proteger é Preciso, dirigido a estudantes das escolas do ensino fundamental e médio de Corumbá e Ladário, incluindo as comunidades de Antônio Maria Coelho, Urucum e Porto Esperança.

O concurso corresponde a uma das etapas do Programa Proteger é Preciso, lançado neste ano pelo Moinho, Vale e Fundação Vale, como forma de desenvolver ações integradas de prevenção e combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. O lançamento do concurso será nesta quinta-feira, 6 de outubro, na sede do Moinho, no Porto Geral.

O tema do concurso é “Direitos Sexuais são Direitos Humanos”, tendo como subtemas para serem abordados na redação: desenvolvimento da sexualidade, igualdade de gênero, diversidade sexual, prevenção à gravidez não planejada na adolescência, prevenção às DST-AIDS e prevenção à violência sexual (abuso e exploração).

Os temas deverão ser trabalhados nas escolas por professores interessados a partir do material didático encaminhado: cartilha e um DVD com oito vídeos de animação desenvolvidos pelo Programa Proteger é Preciso. Haverá premiações para alunos e professores. Três duplas vencedoras – aluno e professor – serão premiadas individualmente com um tablet e um certificado. Uma grande dupla vencedora – aluno e professor – receberá individualmente um notebook e certificado. Cada escola premiada ganhará uma placa de certificação. Os prêmios serão entregues dia 4 de dezembro na abertura do espetáculo Moinho in Concert em Corumbá.

Desde sua introdução, no começo do ano, o Programa Proteger é Preciso já levou palestras, vídeos-documentários e rodas de conversa a mais de 20 escolas da rede pública de Corumbá e Ladário. As escolas estaduais Carlos de Castro Brasil e Dom Bosco foram visitadas nesta semana pela equipe do Moinho. O programa conta com cinco fases e será concluído com audiência pública na Câmara Municipal, quando serão entregues aos prefeitos dos dois municípios toda a documentação e o vídeo resultantes da ação.

Recentemente, alunos da Escola Estadual Dom Bosco, em Corumbá, participaram de palestra sobre Pedofilia e suas consequências. Foto: Nutec/Moinho 

Pedofilia na internet

A pedofilia e todas as suas consequências foi o tema abordado recentemente nas escolas estaduais Castro Brasil e Dom Bosco. Pedófilos são pessoas adultas (homens e mulheres) que têm preferência sexual por crianças (meninas ou meninos) do mesmo sexo ou de sexo diferente. A pedofilia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença, classificada como transtorno de preferência sexual.

Para que o pedófilo cometa violência sexual contra criança ou adolescente não é preciso que haja contato físico entre eles. Com a internet, os crimes decorrentes da violência sexual podem ocorrer a distância, via redes sociais.

Qualquer caso de violência sexual deve ser imediatamente comunicado ao Disque 100, canal oficial de denúncia da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O Código Penal considera crime a relação sexual ou ato libidinoso praticado por adulto com criança ou adolescente menor de 14 anos. Conforme o artigo 241-B do Estatuto de Defesa da Criança e do Adolescente (ECA) é considerado crime, inclusive, o ato de “adquirir, possuir ou armazenar, por qualquer meio, fotografia, vídeo ou outra forma de registro que contenha sexo explícito ou pornografia envolvendo criança ou adolescente".

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial
Meio Ambiente
Biomassa é o caminho para Mato Grosso do Sul evoluir rumo à transição energética