Menu
terça, 30 de novembro de 2021
Cassems - Rede Amo
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Comitiva do Estado chega à Corumbá para acompanhar ações de combate às queimadas

28 julho 2020 - 12h27Redação

Os secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) desembarcaram no aeroporto de Corumbá na manhã desta terça-feiura, 28 de julho, para acompanhar e discutir as ações de combate às queimadas no Pantanal. A  Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado se uniram para viabilizar a mobilização do Governo Federal que destinou efetivo e equipamentos – inclusive aviões e helicópteros – para ações de controle aos focos de incêndios florestais.

“A Prefeitura tem sido fundamental para que esse processo que integra as bases aqui. É a partir de Corumbá que vamos fazer toda a coordenação”, disse o secretário Jaime Verruck. “É um momento de integração, de juntar forças para gente fazer o combate ao incêndio. Conseguimos fazer uma ação junto com a Prefeitura e trazer o Ministério da Defesa; a Marinha; o Ibama com seus brigadistas e temos todo o apoio do Corpo de Bombeiros. Essa ação integrada, junto com os decretos [Situação de Emergência Ambiental] é fundamental para que a gente possa ter ações e solicitar também apoio do Governo Federal”, afirmou.

Jaime Verruck afirmou que o momento é de integrar forças. Foto: PMC

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Verruck explicou que a visita a Corumbá, nesta terça-feira, vai permitir conhecer, de perto, o cenário real do problema e avaliar novas medidas. “Estamos aqui para, junto com o prefeito Marcelo Iunes, verificarmos o que mais é necessário e como podemos apoiar ainda mais as ações, ver o que pode ser feito além do que está sendo executado e trabalharmos integrado com a Prefeitura Municipal”, ressaltou o secretário.

Eduardo Riedel destacou a importância do reforço federal. Foto: PMC

Eduardo Riedel também destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá nas ações de combate às queimadas no Pantanal sul-mato-grossense. “Não conseguiríamos fazer um combate dessa proporção, a uma situação como essa, sem uma coordenação integrada da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado e com a União. Estamos franqueando uma operação grande em termos de equipamento, estrutura, aeronaves, homens para que juntos possamos fazer esse enfrentamento. Nossa obrigação é atuar firmemente, o governador Reinaldo Azambuja nos pediu que viéssemos aqui presencialmente para olhar a situação, dialogarmos para que tenhamos uma avaliação e possamos suprir qualquer deficiência”, completou o secretário de Estado de Governo.

O prefeito Marcelo Iunes, que recepcionou os secretários estaduais no Aeroporto Internacional, reforçou que a Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas. “Essa ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado com apoios do deputado estadual Evander Vendramini e da Câmara Municipal. Juntamos forças e continuamos em busca de soluções para esta questão ambiental que tem afetado não só nosso bioma, mas toda nossa população”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes também agradeceu o empenho do governador Reinaldo Azambuja, que “não mede esforços” em garantir ações que tragam o bem estar e qualidade de vida para a população corumbaense. “Esse alinhamento político que trabalhamos com Governo do Estado é importante para a nossa cidade”, disse. O prefeito destacou também que a Prefeitura reestruturou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá para garantir ações ao longo de todo o ano. Integram o Comitê os seguintes órgãos: Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba Pantanal) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

Também estiveram no Aeroporto, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha; o vereador Manoel Rodrigues e o prefeito de Ladário, Iranil Soares.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Doe Vida
Nesta terça e quarta Corumbá realiza campanha de doação de sangue
Economia Local
Servidores municipais recebem salário de novembro hoje e 13º no dia 15 de dezembro
Alerta
Estudantes de medicina denunciam faculdade boliviana por aulas presenciais com casos de Covid
Transporte Aéreo
Voo ligando Corumbá a Campo Grande é solicitado durante sessão da Câmara
Vigilância
Nota técnica alerta população para doença mão-pé-boca
Direito Trabalhista
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até hoje
R$ 450 bilhões
Receita paga hoje restituições de lote residual do IRPF de novembro
Saúde Pública
Segunda etapa de vacinação contra febre aftosa termina hoje para Região do Planalto
Drenagem
Vereadora cobra por obras do Fonplata no bairro Cravo Vermelho
Meio Ambiente
MS e mais 4 Estados assinam Manifestação Conjunta pela recuperação da Bacia do Paraná

Mais Lidas

Oportunidade
IFMS abre 482 vagas em cursos de graduação gratuitos
No Pantanal
Estrada que liga ponte do Naitaca a rodovia tem previsão de entrega antecipada para janeiro de 2022
Corumbá
Bombeiros evitam explosão de gás de cozinha em casa do centro
Corumbá
Motorista abandona condutor de moto ferido após colisão