Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Comitiva do Estado chega à Corumbá para acompanhar ações de combate às queimadas

28 julho 2020 - 12h27Redação

Os secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) desembarcaram no aeroporto de Corumbá na manhã desta terça-feiura, 28 de julho, para acompanhar e discutir as ações de combate às queimadas no Pantanal. A  Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado se uniram para viabilizar a mobilização do Governo Federal que destinou efetivo e equipamentos – inclusive aviões e helicópteros – para ações de controle aos focos de incêndios florestais.

“A Prefeitura tem sido fundamental para que esse processo que integra as bases aqui. É a partir de Corumbá que vamos fazer toda a coordenação”, disse o secretário Jaime Verruck. “É um momento de integração, de juntar forças para gente fazer o combate ao incêndio. Conseguimos fazer uma ação junto com a Prefeitura e trazer o Ministério da Defesa; a Marinha; o Ibama com seus brigadistas e temos todo o apoio do Corpo de Bombeiros. Essa ação integrada, junto com os decretos [Situação de Emergência Ambiental] é fundamental para que a gente possa ter ações e solicitar também apoio do Governo Federal”, afirmou.

Jaime Verruck afirmou que o momento é de integrar forças. Foto: PMC

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Verruck explicou que a visita a Corumbá, nesta terça-feira, vai permitir conhecer, de perto, o cenário real do problema e avaliar novas medidas. “Estamos aqui para, junto com o prefeito Marcelo Iunes, verificarmos o que mais é necessário e como podemos apoiar ainda mais as ações, ver o que pode ser feito além do que está sendo executado e trabalharmos integrado com a Prefeitura Municipal”, ressaltou o secretário.

Eduardo Riedel destacou a importância do reforço federal. Foto: PMC

Eduardo Riedel também destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá nas ações de combate às queimadas no Pantanal sul-mato-grossense. “Não conseguiríamos fazer um combate dessa proporção, a uma situação como essa, sem uma coordenação integrada da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado e com a União. Estamos franqueando uma operação grande em termos de equipamento, estrutura, aeronaves, homens para que juntos possamos fazer esse enfrentamento. Nossa obrigação é atuar firmemente, o governador Reinaldo Azambuja nos pediu que viéssemos aqui presencialmente para olhar a situação, dialogarmos para que tenhamos uma avaliação e possamos suprir qualquer deficiência”, completou o secretário de Estado de Governo.

O prefeito Marcelo Iunes, que recepcionou os secretários estaduais no Aeroporto Internacional, reforçou que a Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas. “Essa ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado com apoios do deputado estadual Evander Vendramini e da Câmara Municipal. Juntamos forças e continuamos em busca de soluções para esta questão ambiental que tem afetado não só nosso bioma, mas toda nossa população”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes também agradeceu o empenho do governador Reinaldo Azambuja, que “não mede esforços” em garantir ações que tragam o bem estar e qualidade de vida para a população corumbaense. “Esse alinhamento político que trabalhamos com Governo do Estado é importante para a nossa cidade”, disse. O prefeito destacou também que a Prefeitura reestruturou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá para garantir ações ao longo de todo o ano. Integram o Comitê os seguintes órgãos: Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba Pantanal) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

Também estiveram no Aeroporto, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha; o vereador Manoel Rodrigues e o prefeito de Ladário, Iranil Soares.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24