Menu
sábado, 10 de abril de 2021
Ambiental MS Pantanal - Aegea
MOBILE - Ambiental MS Pantanal - Aegea
Geral

Comitiva do Estado chega à Corumbá para acompanhar ações de combate às queimadas

28 julho 2020 - 12h27Redação

Os secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) desembarcaram no aeroporto de Corumbá na manhã desta terça-feiura, 28 de julho, para acompanhar e discutir as ações de combate às queimadas no Pantanal. A  Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado se uniram para viabilizar a mobilização do Governo Federal que destinou efetivo e equipamentos – inclusive aviões e helicópteros – para ações de controle aos focos de incêndios florestais.

“A Prefeitura tem sido fundamental para que esse processo que integra as bases aqui. É a partir de Corumbá que vamos fazer toda a coordenação”, disse o secretário Jaime Verruck. “É um momento de integração, de juntar forças para gente fazer o combate ao incêndio. Conseguimos fazer uma ação junto com a Prefeitura e trazer o Ministério da Defesa; a Marinha; o Ibama com seus brigadistas e temos todo o apoio do Corpo de Bombeiros. Essa ação integrada, junto com os decretos [Situação de Emergência Ambiental] é fundamental para que a gente possa ter ações e solicitar também apoio do Governo Federal”, afirmou.

Jaime Verruck afirmou que o momento é de integrar forças. Foto: PMC

Titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Verruck explicou que a visita a Corumbá, nesta terça-feira, vai permitir conhecer, de perto, o cenário real do problema e avaliar novas medidas. “Estamos aqui para, junto com o prefeito Marcelo Iunes, verificarmos o que mais é necessário e como podemos apoiar ainda mais as ações, ver o que pode ser feito além do que está sendo executado e trabalharmos integrado com a Prefeitura Municipal”, ressaltou o secretário.

Eduardo Riedel destacou a importância do reforço federal. Foto: PMC

Eduardo Riedel também destacou a importância da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Corumbá nas ações de combate às queimadas no Pantanal sul-mato-grossense. “Não conseguiríamos fazer um combate dessa proporção, a uma situação como essa, sem uma coordenação integrada da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado e com a União. Estamos franqueando uma operação grande em termos de equipamento, estrutura, aeronaves, homens para que juntos possamos fazer esse enfrentamento. Nossa obrigação é atuar firmemente, o governador Reinaldo Azambuja nos pediu que viéssemos aqui presencialmente para olhar a situação, dialogarmos para que tenhamos uma avaliação e possamos suprir qualquer deficiência”, completou o secretário de Estado de Governo.

O prefeito Marcelo Iunes, que recepcionou os secretários estaduais no Aeroporto Internacional, reforçou que a Administração Municipal atua de acordo com suas atribuições e segue articulando a execução de ações para garantir a continuidade dos trabalhos de combate às queimadas. “Essa ação é resultado da articulação entre a Prefeitura de Corumbá e Governo do Estado com apoios do deputado estadual Evander Vendramini e da Câmara Municipal. Juntamos forças e continuamos em busca de soluções para esta questão ambiental que tem afetado não só nosso bioma, mas toda nossa população”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Iunes também agradeceu o empenho do governador Reinaldo Azambuja, que “não mede esforços” em garantir ações que tragam o bem estar e qualidade de vida para a população corumbaense. “Esse alinhamento político que trabalhamos com Governo do Estado é importante para a nossa cidade”, disse. O prefeito destacou também que a Prefeitura reestruturou o Comitê Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais no Pantanal de Corumbá para garantir ações ao longo de todo o ano. Integram o Comitê os seguintes órgãos: Fundação do Meio Ambiente do Pantanal; Secretaria Municipal de Governo; Agência Municipal de Proteção e Defesa Civil; Câmara Municipal de Corumbá; Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo); Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul; Polícia Militar Ambiental (PMA); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embraba Pantanal) e Sindicato Rural de Corumbá/MS.

Também estiveram no Aeroporto, o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Roberto Façanha; o vereador Manoel Rodrigues e o prefeito de Ladário, Iranil Soares.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza terá início na próxima segunda
MUDANÇA NO CTB
Nova Lei entra em vigor com alterações sobre uso de farol em rodovias
ECONOMIA
Cadastro de imóveis rurais será completamente digitalizado
GERAL
Corumbá recebe primeira remessa de queijos produzidos em assentamento rural
ESPORTE
Botafogo e Volta Redonda enfrentam-se neste sábado à noite
GERAL
CMDCA realiza neste sábado prova de conhecimento específico para Conselheiros Tutelares Suplentes
POLICIAL
PM captura foragido e aborda motociclista sem CNH no Guaicurus
POLICIAL
Casal vai para a delegacia após briga no Popular Nova
POLICIAL
Marido ameaça mulher, quebra objetos da casa e põe culpa em macumba
GERAL
Sorteio da mega-sena pode pagar R$ 27 milhões neste sábado

Mais Lidas

POLICIAL
Homem é acusado de agredir a própria mãe no bairro Vila Guarani
OPERAÇÃO
Operação Ágata Oeste tem resultados expressivos de apreensão de drogas e armas
SAÚDE
Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda
SAÚDE
Corumbá institui Núcleo de Reabilitação Pós Covid com atendimento multidisciplinar