Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Com visitas e palestras, Prefeitura reforça educação patrimonial com alunos da REME

26 setembro 2018 - 09h09Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, iniciou neste segundo semestre letivo um amplo e detalhado trabalho de reconhecimento, valorização e pertencimento do patrimônio histórico e cultural da região com alunos da Rede Municipal de Ensino (REME).

“Essa ação começou na abertura da Semana do Patrimônio, quando também comemoramos o centenário do Jardim da Independência (a obra foi inaugurada em 24 de dezembro de 1918), com uma peça do Salim Haqzan sobre a cidade e sua evolução história e com uma exposição de fotografias antigas. A partir daí, definimos que uma vez por mês faríamos um passeio cultural com alunos da REME, com apoio da Andorinha e da Viação Cidade Corumbá”, explicou a gerente de Patrimônio Histórico, Joanita Ametlla.

Com o apoio das empresas, a Fundação tem levado os estudantes até os locais de grande relevância histórica para a cidade. “Tivemos duas ações na Casa do Artesão, onde também foram ministrados minicursos de salsaparrilha, grafitagem e confecção de jacarés com miçangas”, complementou Joanita. A atividade acontecerá sempre na terceira semana de cada mês.

Para o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Silva da Cruz, a participação do empresariado local é fundamental para a execução do projeto. “As empresas tem apoiado essa atividade de valorização cultural, o que é importante pois precisamos trazer as crianças para dentro do patrimônio e fazer com eles conheçam e valorizem toda essa nossa riqueza”, destacou.

Outras ações

A Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá também tem trabalhado para o registro da Festa de Nossa Senhora do Carmo e a candidatura do Forte Coimbra à Patrimônio da Humanidade da Unesco. Um detalhado dossiê (elaborado pela Prefeitura) sobre a festa já está sendo avaliado pelo Conselho de Política Cultural, enquanto o registro do Banho do São João segue tramitando no IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

“É importante destacar que registro não é tombamento. O registro é feito apenas para bens imateriais, e tudo isso passa pelo Conselho antes de ser decretado pelo Poder Executivo”, reforçou Joanita Ametlla, lembrando ainda que a Fundação faz parte do Comitê Técnico que prepara o dossiê do Forte Coimbra que será avaliado pela Unesco com a finalidade de tombar ou não o forte a nível mundial.

“A nós cabe a parte da educação patrimonial. Por isso estamos focando nisso, para ajudar o Forte Coimbra a ser aprovado pela Unesco. A cidade precisa se apropriar do Forte e para isso tem que ter a educação patrimonial, ensinar para os jovens o que essa fortaleza representa para poder se apropriar desse bem”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa