Todos os anos, durante o período de estiagem, os Bombeiros de Mato Grosso do Sul se organizam na Operação Pantanal de modo a proteger ao máximo a integridade do Bioma, que nos últimos anos tem sofrido perdas drásticas de vegetação nativa, devido as severas secas que facilitam a ocorrência de incêndios.
Segundo os Bombeiros, a chuva recente das últimas semanas não foi suficiente para mudar o cenário de seca no Pantanal. O monitoramento na região já está sendo intensificado novamente, em razão da nova estiagem prevista para os próximos dias.
Até o dia 16 deste mês de agosto, a Operação Pantanal já empenhava 87 bombeiros militares e 14 viaturas, entre terrestres e embarcações. As equipes realizam monitoramento em tempo real através da Central de Comando e se dividem pelas regiões para o combate do fogo, educação ambiental e pronto atendimento as possíveis ocorrências.

Segundo dados recentes divulgados pelo MapBiomas, o Pantanal registrou entre janeiro e julho deste ano, 75.999 hectares atingidos por queimadas, o número sofreu 19% de redução no comparativo dos últimos quatro anos.
A redução das queimadas no Pantanal, segundo os produtores pantaneiros, está relacionada diretamente às ações conduzidas pelo Governo do Estado, por meio da Semagro (secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), com o plano estadual de prevenção e combate ao fogo.
No último domingo (21), o Corpo de Bombeiros realizou ações de prevenção e conscientização nas regiões do Pantanal. As guarnições foram divididas pelas proximidades da cidade de Corumbá, visitando os arredores do assentamento Tamarineiro, El Carmen, Jacadigo, Karandazal, assentamento São Gabriel e Passo do Lontra. Também foram visitadas diversas fazendas nas localidades destacadas, para conscientização da população sobre os riscos de ocasionar queimadas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura entrega carteiras de identidade emitidas em mutirão realizado em maio

Últimos dias de inscrições para 230 vagas de Bombeiros temporários

Charles do Bronx volta a MS para evento de MMA em Corumbá
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23

Idosa sofre suspeita de fratura, hemorragia e perde dentes em atropelamento na parte alta
Semana começa com vento moderado e céu nublado
Corumbá e Ladário têm mínima de 14°C e máxima de 24°C

Corumbaense Eduardo Melo é campeão e promessa do Sub-14 paulista

Clarão surpreende Corumbá e outras cidades de MS; hipótese é lixo espacial

Quase metade da população jovem de MS trabalha, mas não estuda
