Menu
sexta, 14 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Cantando os 110 anos dos Divinos Santos do Brasil, Mocidade levanta o público

05 março 2019 - 10h03Prefeitura Muniipal de Corumbá

“Os 110 anos dos Divinos Santos do Brasil”, contando um breve histórico da Umbanda, foi o enredo da Mocidade Independente da Nova Corumbá, atual campeã do carnaval e segunda escola de samba a desfilar na noite desta segunda-feira, 04 de março, na avenida General Rondon.

Escola trouxe Comissão de Frente representando as divindades espirituais que guiam as cabeças dos praticantes da Umbanda, parte da miscigenação cultural e religiosa que dá origem à Umbanda. As divindades representadas são: Exu, Oxossi, Xangô, Ogum, Obaluaê, Oxum, Iansã, Nanã, Oxumaré e Iemanjá, acompanhados por dois incensários.

Carro abre-alas intitulado ‘Zambi, Olorum, Oxalá, o Tesouro Maior abre alas para a Mocidade’, mostrou o encontro com as grandes divindades africanas e o despertar para um novo olhar que o Brasil passaria a ter do mundo espiritual e da importância de suas divindades. O nascimento da umbanda deriva dos renegados, daqueles que, por algum motivo, se encontravam em seu plano terreno, às margens da sociedade.

Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira como ‘Homem e Mulher da Rua’ representaram os Exus, que, de acordo com a crença religiosa, são espíritos de diversos níveis de luz que incorporam nos médiuns. Também considerados como "sentinelas","seguranças" que agem pela Lei, no submundo do "crime" organizado e principalmente policiando o Médium no seu dia-a-dia.

Bateria, com seus 100 ritmistas, trouxe para a avenida ‘o Zé da Malandragem’ e exaltou o Zé Pelintra (ou Seu Zé, como também é chamado) é uma das mais importantes entidades de cultos afro-brasileiros. É considerado o espírito patrono dos bares, locais de jogo e sarjetas, embora não alinhado com entidades de cunho negativo, é uma espécie de transcrição arquetípica do "malandro".

Alas da Mocidade apresentaram Mulheres na penumbra da Noite; Padilhas e Tranca-Ruas e Exu Calunga. Carro alegórico apresentou dois tipos de santos evocados nos terreiros da Umbanda. Na frente, o povo das ruas, exus e pombagiras que fazem parte da abertura de caminhos dos rumos do corpo e do espírito. Na parte de trás os pretos-velhos e pretas-velhas, que trazem a serenidade e a sabedoria para a trilha dos caminhos realizados nas vidas humanas e trazem a harmonia ao mundo espiritual. Tripé representou Iemanjá, a Rainha dos Mares da Umbanda.

Escola lembrou Cosme e Damião em carro alegórico. Filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.

Parte final do desfile trouxe carro ‘O caboclo das Sete Encruzilhadas e o povo índio’, representando a entidade pertencente à linha dos Caboclos de Umbanda, que segundo a crença da religião, foi incorporada pelo médium Zélio Fernandino de Morais, e que teria orientado espiritualmente a fundação da Umbanda. Ala da Velha Guarda com fantasias de Médiuns e ala Ogans.

Carro ‘Xirê da Umbanda, O terreiro da Paz’ encerrou o desfile da Mocidade, a escola retratou um terreiro de Umbanda, onde se professam os desejos das bandeiras que fundamentam esta religião.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

SEGURANÇA PÚBLICA
Vereadora reivindica aumento do efetivo de policiais civis e militares na região
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA
Município reforça enfrentamentos às violações de direitos de crianças e adolescentes
GERAL
Consórcio Brasil Central autoriza assinatura de contrato para importação da vacina Sputnik V
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ECONOMIA
Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar o auxílio emergencial
SAÚDE
Mato Grosso do Sul recebe nesta sexta novo lote de vacinas da Coronavac
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Bombeiros socorrem vítimas de colisão de carros no Centro
PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS
Bia Cavassa trata com Tereza Cristina sobre recursos para capacitação de brigadistas
OPORTUNIDADE
IEL tem 91 vagas de estágio para Campo Grande, Camapuã e Corumbá
POLICIAL
Polícia Federal apreende cocaína na parte alta de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
POLICIAL
PM apreende droga, plantas de maconha e prende autor de tráfico
POLICIAL
PM evita suicídio de homem, e o prende após violência doméstica
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos