Menu
quinta, 13 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Campanha de André Puccinelli apresenta realidade e perspectivas para futuro

30 setembro 2022 - 09h13Assessoria

As referências começam pelo tempo e pelos números. André Puccinelli está na vida pública há quase trinta anos e, por onde passou, deixou um legado de dedicação à vida das pessoas e pensou a capital e o Estado para o futuro. Hoje a população vive os resultados dos projetos que foram idealizados nas gestões que, o atual candidato do MDB, teve como prefeito e governador.

Como chefe do executivo de Campo Grande, entre 1997 e 2004, André planejou ações visando um futuro cada vez melhor. Hoje a população colhe os frutos do que foi plantado lá atrás. Foram 17 mil casas populares que, além de abrigo e dignidades para as famílias carentes, fizeram a capital, naquela época, ser a primeira e única do Brasil sem favelas. 

Na infraestrutura e urbanização realizou 800 obras como grandes avenidas, parques lineares, asfalto nos bairros, camelódromo, nova feira central e unidades básicas de saúde. Na educação criou escola agrícola, fez ampliação e informatização da rede municipal de ensino, iniciou escolas de tempo integral, implantou polos empresariais e plantou mais de 50 mil mudas de ipês que, além de conforto e beleza, elevaram a capital entre as cidades mais arborizadas do planeta.

Por esses e outros projetos que ajudaram a resgatar e escrever a história e promover talentos no mundo das artes, André Puccinelli recebeu o título de melhor prefeito de Campo Grande com um impressionante índice de 91% de aprovação; nota de jamais alcançada, até hoje, por um gestor da capital.

Com a chancela popular, André tornou-se governador de Mato Grosso do Sul em 2008 e transformou também a história do Estado.

Os avanços começaram com ligação entre todos os 79 municípios por meio de rodovias pavimentadas. Foram 3.662 km estradas asfaltadas, uma extensão equivalente a três vezes e meia a distância entre Campo Grande e São Paulo.

Outra atenção especial foi dada à estrutura do transporte aéreo, com ampliação e modernização de pistas e terminais. Um exemplo é o aeroporto de Três Lagoas que passou a ter uma melhor estrutura para atender voos comerciais e executivos demandados pela expansão industrial no município motivada, também, pelo programa de incentivo à industrialização do Estado.

Com isso o governo de André Puccinelli atraiu mais 256 indústrias e gerou outro recorde, 213 mil novos empregos. Mais um relevante número de postos de trabalho veio com o programa de construção de casas populares. O investimento de quase R$ 1,8 bilhão proporcionou habitação digna para 74 mil famílias e gerou 90 mil empregos.

Na área de saneamento básico a gestão de André investiu R$ 1,1 bilhão, o maior da história do Estado. Ao lado dos cuidados com a saúde, por meio da construção de novos hospitais e reformas e modernização das unidades regionais, André olhou também para a educação.

A Rede Estadual de Ensino ganhou 38 novas escolas, sendo três delas destinadas à Educação Profissional no interior e outras 14 em aldeias indígenas que, pela primeira vez na história, contaram com formação para
professores e formação na Educação Superior. André promoveu reforma e ampliação de 149 escolas e levou cobertura para quadras de esportes de 184 unidades escolares.

Foi na Gestão que ocorreu a criação, em Campo Grande, do Centro estadual de Línguas, destinado a ampliar o conhecimento de professores e estudantes e oferecer diversos idiomas e, ainda, a língua portuguesa aos estrangeiros que viessem residir na capital.

No período em que André esteve à frente do Governo de MS, inúmeros programas e projetos foram implantados visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Foram 31 escolas de tempo integral em 16 municípios; o Programa Jovem de Futuro mudou a rotina dos estudantes do ensino médio; a oferta de cursos técnicos de nível médio passou a ser realidade nas escolas estaduais e formou jovens para o mundo do trabalho; os núcleos de Educação Especial promoveram atendimento aos estudantes dessa
modalidade de ensino; a Educação aos privados de liberdade e aos adolescentes em medidas socioeducativas eram exemplo nacional.

Foi na gestão André que que os estudantes da Rede Estadual de Ensino passaram a contar com o treinamento esportivo, teatro e dança nas escolas que culminavam nos Jogos Escolares e na Mostra Cultural, importantes
espaços do protagonismo juvenil e socialização.

Para um futuro governo André Puccinelli projeta uma evolução ainda maior. No plano de trabalho registrado em cartório e apresentado ao TER, o candidato do MDB e líder nas pesquisas de intenção de votos à sucessão estadual, tem como entre as metas promover uma recuperação das perdas educacionais decorrente da pandemia.

A motivação para fortalecer o interesse do aluno pela escola será grande. Os estudantes, por exemplo, voltarão a ter prêmios pelo desempenho e os profissionais do magistério serão mais valorizados, inclusive, com equiparação salarial para convocados. A necessidade é recuperar o nível de evolução no IDEB e fazer Estado ser também uma referência nacional em educação.

Na área da ação social o compromisso é construir 90 mil casas populares para zerar o déficit habitacional, fortalecer o programa Vale Renda e levar, com a regionalização, saúde pública de qualidade para perto das pessoas.

A visão de futuro de André Puccinelli incluiu ainda no plano de trabalho para um próximo governo, recriar a secretaria da juventude, multiplicar o orçamento da cultura e forte incentivo ao turismo com sustentabilidade.

São propostas que partem de uma base com conhecimento referenciado. Na administração de André Puccinelli talentos artísticos ganharam visibilidade nacional, a juventude foi protagonista na gestão pública e Mato Grosso do Sul construiu o Aquário do Pantanal, uma vitrine para o País mostrar ao mundo riquezas naturais, oportunidades para pesquisas e o compromisso de um Estado com a preservação do meio ambiente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Capacitação
Qualifica Ladário está com inscrições abertas até 20 de junho
Novidade
Sorveteria de Caio Castro inaugura loja nesta sexta em Corumbá
Evento
Sábado tem Festival de Pipa em Ladário
Em até 9X
Ladário: prazo para incluir taxa do lixo na fatura de água encerra dia 14
Economia
Reunião aprovou prioridades e novas áreas de financiamento do FCO para 2025
Cidadania LGBTQIA+
Certidão de nascimento garante cidadania, direitos e renascimento de novas histórias
Viva a São João
Estão abertas as inscrições para concursos de Andores, Miniandores e Quadrilhas Juninas
Praça da Independência
Cerimônia cívico-militar comemora os 157 da Retomada de Corumbá
Edital
Sindicato convoca trabalhadores da J&F Mineração para Assembleia Geral
Economia
Em novo recorde para o mês, Junta Comercial registrou abertura de 960 empresas em maio

Mais Lidas

Infraestrutura
Moradores falam de melhor qualidade de vida após lajotamento de vias no Cravo Vermelho
Turismo
Consultoria vai facilitar certificação internacional para destinos e negócios de turismo em MS
Meio Ambiente
Câmara pede apoio técnico e logístico ao Governo Federal para combater queimadas no Pantanal
Meio Ambiente
Estudo alerta para escassez hídrica e aumento de mais de 1000% em incêndios no Pantanal