Menu
quarta, 11 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Câmara Federal quer governo mais firme no combate as queimadas no Pantanal

30 setembro 2020 - 10h22Redação Capital do Pantanal

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros (CEXQUEI), se reuniu pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (30).

Criada no dia 22 de setembro pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Comissão é presidida pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e composta por mais 20 deputados. O deputado Vander Loubet (PT-MS) é o único representante de Mato Grosso do Sul.

A Comissão definiu como um de seus objetivos discutir a situação do Pantanal após as queimadas que têm atingido a região. A ideia é cobrar do governo uma ação mais efetiva no combate aos incêndios e debater o futuro do bioma, especialmente com as populações locais, como os ribeirinhos.

"Eu diria que temos três objetivos centrais. O primeiro é extinguir o fogo, ou seja, cobrar do governo federal o emprego de recursos e pessoal que possam definitivamente acabar com os incêndios que assolam o Pantanal neste momento. O segundo é cobrar das autoridades a identificação e punição daqueles que agiram de forma criminosa, ateando fogo no Pantanal. E o terceiro é buscar a elaboração de um plano que englobe o trabalho de recuperação do que foi destruído e que garanta uma estrutura adequada para os órgãos que cuidam do combate a incêndios em biomas do nosso país, como o Ibama, o ICMBio, as brigadas de incêndios, a Defesa Civil, entre outros", explica o deputado Vander Loubet.

Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o colegiado deverá apresentar um conjunto de medidas que envolverá mudanças legislativas, recursos e políticas públicas para a região. "Estamos muito perto de perder o bioma caso não tenhamos uma atitude muito firme na direção da sua recuperação."

A deputada Rosa Neide, que visitou a região do Pantanal Mato-Grossense afetada pelos incêndios, afirmou que os parlamentares vão "trabalhar para que, no próximo ano, tenhamos o Pantanal em sua plenitude".

O tema da reunião da CEXQUEI desta quarta contou com a participação de diversos convidados: Prof. Dr. José de Souza Nogueira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Prof. Dr. Claumir César Muniz e Profa. Dra. Solange Ikeda Castrillon, representantes da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat); Alexandre de Matos Martins Pereira, analista ambiental do Ibama/Prevfogo de Mato Grosso do Sul; Izabelly Carvalho da Costa, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe); Dr. Alberto Setzer, coordenador substituto do Programa de Queimadas do Inpe; Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Inbio/UFMS) e um dos fundadores da organização não governamental Ecoa - Ecologia e Ação; Dr. Walfrido Moraes Tomas, pesquisador da Embrapa Pantanal; e Vinícius Silgueiro, coordenador de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida e membro fundador do Observa MT.

Deixe seu Comentário

Leia Também

R$ 300 mil por mês
Nota MS Premiada divulga calendário de sorteios de 2025
Prazo
Empresas de transporte intermunicipal têm até 20 de dezembro para renovar autorização
Programação
Cidade Dom Bosco promove mostra cultural nesta quarta-feira, 11
Vagas em Corumbá
Sanesul abre Processo Seletivo para Operador de Tratamento de Água
Balanço
Apreensão de drogas aumenta 30% em MS
Utilidade Pública
Moradores do bairro Mutirão continuam sem água nesta quarta-feira, 11
Operação Tanque Cheio
Munir entrega celular e notebook espontaneamente para PF
Pesquisa
Setor de serviços cresce 1,1% e atinge patamar recorde no Brasil
Prevenção
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Dezembro Verde
Sancionada lei que institui campanha de prevenção ao abandono de animais em Corumbá

Mais Lidas

Últimas 24h
Bombeiros atendem paciente com hemorragia e mais seis chamados no plantão
Ao Procon
Alexandre cobra esclarecimentos sobre fechamento do Santander na cidade
1º Semestre de 2025
Estado prepara concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS
Homenagemm
Time de 84 é reunido para celebrar os 40 anos do 1º título estadual do Corumbaense