Menu
quinta, 07 de dezembro de 2023
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara Federal quer governo mais firme no combate as queimadas no Pantanal

30 setembro 2020 - 10h22Redação Capital do Pantanal

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros (CEXQUEI), se reuniu pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (30).

Criada no dia 22 de setembro pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Comissão é presidida pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e composta por mais 20 deputados. O deputado Vander Loubet (PT-MS) é o único representante de Mato Grosso do Sul.

A Comissão definiu como um de seus objetivos discutir a situação do Pantanal após as queimadas que têm atingido a região. A ideia é cobrar do governo uma ação mais efetiva no combate aos incêndios e debater o futuro do bioma, especialmente com as populações locais, como os ribeirinhos.

"Eu diria que temos três objetivos centrais. O primeiro é extinguir o fogo, ou seja, cobrar do governo federal o emprego de recursos e pessoal que possam definitivamente acabar com os incêndios que assolam o Pantanal neste momento. O segundo é cobrar das autoridades a identificação e punição daqueles que agiram de forma criminosa, ateando fogo no Pantanal. E o terceiro é buscar a elaboração de um plano que englobe o trabalho de recuperação do que foi destruído e que garanta uma estrutura adequada para os órgãos que cuidam do combate a incêndios em biomas do nosso país, como o Ibama, o ICMBio, as brigadas de incêndios, a Defesa Civil, entre outros", explica o deputado Vander Loubet.

Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o colegiado deverá apresentar um conjunto de medidas que envolverá mudanças legislativas, recursos e políticas públicas para a região. "Estamos muito perto de perder o bioma caso não tenhamos uma atitude muito firme na direção da sua recuperação."

A deputada Rosa Neide, que visitou a região do Pantanal Mato-Grossense afetada pelos incêndios, afirmou que os parlamentares vão "trabalhar para que, no próximo ano, tenhamos o Pantanal em sua plenitude".

O tema da reunião da CEXQUEI desta quarta contou com a participação de diversos convidados: Prof. Dr. José de Souza Nogueira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Prof. Dr. Claumir César Muniz e Profa. Dra. Solange Ikeda Castrillon, representantes da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat); Alexandre de Matos Martins Pereira, analista ambiental do Ibama/Prevfogo de Mato Grosso do Sul; Izabelly Carvalho da Costa, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe); Dr. Alberto Setzer, coordenador substituto do Programa de Queimadas do Inpe; Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Inbio/UFMS) e um dos fundadores da organização não governamental Ecoa - Ecologia e Ação; Dr. Walfrido Moraes Tomas, pesquisador da Embrapa Pantanal; e Vinícius Silgueiro, coordenador de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida e membro fundador do Observa MT.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tentativa de Homicídio
Autor de disparo que perfurou pulmão de vítima é preso pela PM
Pioneiro
IFMS firma acordo para ter emissora de rádio educativa
Reconhecimento
TRT/MS é Selo Diamante na maior avaliação do Poder Judiciário
Parceria
Programa Qualifica Ladário é renovado para 2024
Relação Comercial
Longen recebe presidente executivo do Ibá para apresentar potencialidades econômicas de MS
Positivo
Indústria de MS gerou mais de 11,4 mil novos postos de trabalho de janeiro a outubro de 2023
Economia
Em um ano, MS acumula reduções e isenções de impostos
Na Câmara
Projeto de Lei prevê maior publicidade das emendas parlamentares destinadas ao Município
Plantão
Homem alvejado por tiro sofre perfuração no pulmão
Últimas 24h
De surucucu a filhote de tucano, Bombeiros capturam quatro animais no plantão

Mais Lidas

Ixone6
Morre em Campo Grande, Fuzileiro Naval que foi maestro em Corumbá
Área Urbana
Bombeiros capturam duas serpentes em menos de uma hora em Corumbá
Tecnologia
Aplicativo Para Ver Conversas Do WhatsApp de Outra Pessoa
Reconhecimento
Marinha do Brasil faz homenagem póstuma no sepultamento do Fuzileiro Naval Osório Xavier