Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Câmara Federal quer governo mais firme no combate as queimadas no Pantanal

30 setembro 2020 - 10h22Redação Capital do Pantanal

A Comissão Externa da Câmara dos Deputados, destinada a acompanhar e promover estratégia nacional para enfrentar as queimadas em biomas brasileiros (CEXQUEI), se reuniu pela primeira vez na manhã desta quarta-feira (30).

Criada no dia 22 de setembro pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ), a Comissão é presidida pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) e composta por mais 20 deputados. O deputado Vander Loubet (PT-MS) é o único representante de Mato Grosso do Sul.

A Comissão definiu como um de seus objetivos discutir a situação do Pantanal após as queimadas que têm atingido a região. A ideia é cobrar do governo uma ação mais efetiva no combate aos incêndios e debater o futuro do bioma, especialmente com as populações locais, como os ribeirinhos.

"Eu diria que temos três objetivos centrais. O primeiro é extinguir o fogo, ou seja, cobrar do governo federal o emprego de recursos e pessoal que possam definitivamente acabar com os incêndios que assolam o Pantanal neste momento. O segundo é cobrar das autoridades a identificação e punição daqueles que agiram de forma criminosa, ateando fogo no Pantanal. E o terceiro é buscar a elaboração de um plano que englobe o trabalho de recuperação do que foi destruído e que garanta uma estrutura adequada para os órgãos que cuidam do combate a incêndios em biomas do nosso país, como o Ibama, o ICMBio, as brigadas de incêndios, a Defesa Civil, entre outros", explica o deputado Vander Loubet.

Segundo o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), o colegiado deverá apresentar um conjunto de medidas que envolverá mudanças legislativas, recursos e políticas públicas para a região. "Estamos muito perto de perder o bioma caso não tenhamos uma atitude muito firme na direção da sua recuperação."

A deputada Rosa Neide, que visitou a região do Pantanal Mato-Grossense afetada pelos incêndios, afirmou que os parlamentares vão "trabalhar para que, no próximo ano, tenhamos o Pantanal em sua plenitude".

O tema da reunião da CEXQUEI desta quarta contou com a participação de diversos convidados: Prof. Dr. José de Souza Nogueira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Prof. Dr. Claumir César Muniz e Profa. Dra. Solange Ikeda Castrillon, representantes da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat); Alexandre de Matos Martins Pereira, analista ambiental do Ibama/Prevfogo de Mato Grosso do Sul; Izabelly Carvalho da Costa, pesquisadora do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe); Dr. Alberto Setzer, coordenador substituto do Programa de Queimadas do Inpe; Prof. Dr. Geraldo Alves Damasceno Junior, do Instituto de Biociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Inbio/UFMS) e um dos fundadores da organização não governamental Ecoa - Ecologia e Ação; Dr. Walfrido Moraes Tomas, pesquisador da Embrapa Pantanal; e Vinícius Silgueiro, coordenador de Inteligência Territorial do Instituto Centro de Vida e membro fundador do Observa MT.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas