Menu
sábado, 15 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Calouros da UEMS serão recepcionados por meio de evento virtual

13 abril 2021 - 09h40Assessoria de Comunicação UEMS

Considerando o cenário nacional de isolamento social e cuidados com a biossegurança ocasionados pela pandemia de Covid-19, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) fará a recepção de calouros de 2021 em eventos totalmente virtuais. Nos dias 27, 28 e 29 de abril, serão realizadas diversas programações com informações, orientações e entretenimento para calouros e veteranos. Todos os eventos serão transmitidos pelo canal oficial da UEMS no Youtube. (https://www.youtube.com/user/UEMSimprensa)

O Programa de Inclusão do Calouro (PROINCA) tem a intenção de informar e orientar os estudantes que ingressam na vida acadêmica. Em 2021, a Universidade será apresentada aos calouros a partir de suas características potenciais nos eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão. Essa apresentação se dará inicialmente com a Acolhida do Reitor e das Pró-Reitorias e pela abordagem de assuntos importantes para o cotidiano do novo estudante universitário da UEMS. “Em linhas gerais, o programa vai oferecer boas-vindas aos ingressantes, bem como aos alunos veteranos, e assim, garantir segurança de qualidade no período excepcional do Ensino Remoto, medida emergencial impulsionada pelo período da pandemia”, explica a coordenadora do PROINCA, professora Susylene Araújo.

Para a Pró-Reitora de Ensino, Maria José de Jesus Alves Cordeiro, o Proinca virtual foi a forma que a UEMS encontrou para propiciar aos/as calouros/as, veteranos/as e comunidade externa momentos de informações, acolhimento e descontração pela música. Segundo Maju, dessa forma será possível manter o distanciamento e ao mesmo tempo estarmos unidos/as pela energia positiva e o sentimento de confiança e esperança. “O Proinca tem como objetivo principal estabelecer um contato e acolhimento, mesmo que virtual, com nossa comunidade acadêmica especialmente os calouros que não terão neste início de ano letivo, a possibilidade de adentrar nossas unidades universitárias”, explica Maria José.

Programação

O acolhimento começa no dia 27/04, com a Apresentação de Abertura, a partir das 17h30. Em seguida, a UEMS será apresentada pelo Reitor Laércio Alves de Carvalho a Vice-Reitora Celi Correa Neres, junto aos Pró-Reitores da Universidade. Por fim, haverá um Show Cultural com a rapper SoulRa, de Dourados.

No dia 28, o PROINCA começa mais cedo, às 16h, com a apresentação do o espetáculo “O cordel do amor sem fim” de Claudia Barral, dirigida por Fernandes F., professor do curso de Artes Cênicas, que faz parte do Projeto de Extensão Arrebol Cultural, da UEMS. A peça conta a história de três irmãs, Madalena, Carminha e Tereza, que por sua vez ama Ântonio, um viajante que Tereza conheceu no porto, no dia de seu noivado com José, o desenvolvimento da história é à moda de cordel, com um final inesperado. O espetáculo terá duração de 50 minutos e classificação de 12 anos.

Já no dia 29, o entretenimento abre espaço para a reflexão, com a Live "(In)compreensões do tempo presente: a covid-19, seus impactos e desafios", com a palestra do professor Esmael Alves de Oliveira, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados (FCH/UFGD), Doutor em Antropologia Social pela UFSC. Essa Live será às 11hs e o assunto será mantido com a apresentação, logo em seguida, às 12h, da Peça “Pandemia. Conflito. Natureza. Respiro...: um experimento cênico por meio da videodança”, do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED), da UEMS.

A Vice-Reitora da UEMS, professora Celi Correa Neres destacou a importância do PROINCA para todo o processo de formação do corpo discente. “A função do UEMS é uma formação de qualidade, que começa nesse primeiro acolhimento dos alunos. Ao receber novos alunos, a Universidade se fortalece, por isso a importância dessa recepção, desse acolhimento aos calouros e aos demais alunos da UEMS”, explicou a professora Celi.

Serviço

PROINCA 2021

Dia: 27/04

17h30 - Apresentação de Abertura

18h - Abertura

19h - Show Cultural – SoulRa

Dia 28/04

16h - O cordel do amor sem fim

Dia 29/04

11h  - Live "(In)compreensões do tempo presente: a covid-19, seus impactos e desafios"

12h - Pandemia. Conflito. Natureza. Respiro...: um experimento cênico por meio da videodança”

Transmissão: Canal oficial da UEMS no Youtube (https://www.youtube.com/user/UEMSimprensa)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Jovem de 19 anos morre após subir em capô de carro e namorado bater em poste na Capital
GERAL
Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp
GERAL
Detran-MS continua mutirão de renovação de CNH com EAR neste sábado
GERAL
Cuidados com a pele devem ser redobrados como inverno
ESPORTE
Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu
SAÚDE
Saúde reforça a importância dos cuidados de biossegurança
GERAL
Sorteio da Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 33 milhões
GERAL
Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas
CORONAVÍRUS
Alerta Covid: Casos confirmados e internações continuam crescendo
CULTURA
Semana Nacional de Museus terá lançamento de livros sobre Patrimônio de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
Polícia Federal apreende 280 Kg cocaína na parte alta de Corumbá
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Bombeiros socorrem vítimas de colisão de carros no Centro
OPORTUNIDADE
IEL tem 91 vagas de estágio para Campo Grande, Camapuã e Corumbá