Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Bombeiros exterminam focos na Serra do Amolar, mas mantém monitoramento

06 agosto 2022 - 10h13Gesiane Sousa

Os trabalhos operativos em combate aos incêndios no Pantanal continuam. O Corpo de Bombeiros mantém o empenho de 61 militares, cinco pilotos, embarcações e aeronaves na região com trabalhos preventivos e de combate simultaneamente. Na manhã deste sábado (6), um boletim de atualização foi divulgado pelos Bombeiros.   

Na Base Avançada na Fazenda Bodoquena, em Miranda, onde estão quatro militares, a equipe realiza o monitoramento da região. Por estarem na Base Avançada, conseguiram dar um primeiro combate no Incêndio na Região do Porto Esperança por volta das 23h30 de ontem (5), com apoio de maquinário e tratores da Fazenda. Confeccionaram melhorias nos aceiros e implantaram medidas preventivas de proteção. O uso da Base Avançada reduz o tempo resposta no deslocamento.  

No Porto Esperança, uma Base Avançada e uma equipe em deslocando de Corumbá, vão combater os Focos que no momento estão a 6 km de distância da Comunidade, que possui cerca de 60 famílias. A equipe em deslocamento vai combater e evitar que os focos se aproximem das áreas habitadas. 

Em Coxim, os Bombeiros atuaam em conjunto com a PMA e estudantes realizando ações de consientização à população. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na Região de Coxim, cinco militares, realizam o monitoramento e orientação dos proprietários rurais. Os militares estão prontos para o combate na região, enquanto não surgem focos permanecem realizando trabalhos preventivos e de conscientização como palestras em escolas e entrega de panfletos de campanha educativa de prevenção a incêndios em vegetação. 

Na Região do Amolar, onde oito militares estão empenhados, os focos de incêndio foram extintos. A equipe realizou a mudança para uma base mais estratégica, na sede do Instituto Homem Pantaneiro, na Serra Negra. Os trabalhos de busca de acessos continuam deixando recursos disponíveis a pronto emprego para qualquer evolução de outros possíveis focos na região. O objetivo operativo é verificar aceiros e realizar medidas preventivas para que nenhum outro foco chegue a Serra. 

Na tarde de ontem (5), os Bombeiros realizaram sobrevoo de aproximadamente 1h15 por toda a extensão da Serra do Amolar, não sendo encontrado qualquer foco ou sinal de fumaça na região. Pousaram na Fazenda Santa Tereza, onde será a Base do Air Tractor (Aeronave de Combate) em caso de incêndio no Amolar. O local possui uma boa estrutura, ótima pista e reabastecimento com água para aeronave, que possui um lançamento de 3.100 litros de água a cada 15 min. São 5 minutos de ataque mais 5 minutos de retorno e 5 minutos de reabastecimento. A aeronave está em Corumbá pronta pra qualquer acionamento na Região do Pantanal.  

Equipe combateu diversos focos de incêndio durante todo o dia e a madrugada na região do Abobral. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na região do Abobral, Parque Estadual, cinco militares, efetuaram o combate direto em vários focos na tarde de ontem (5) e durante o período da madrugada também.  A Base Operacional continua na Fazendinha. No momento, a frente em que o incêndio avançava em direção ao Parque foi contida e os focos menores foram isolados. 

No Porto da Manga, quatro militares, continuam o monitoramento até a extinção completa das chamas, até que não haja riscos de retorno do fogo na Região.   

Para as demais áreas do Pantanal, o Posto de Comando realiza o monitoramento de 24h, por intermédio de diversas plataformas de satélites, para constatação de possíveis pontos de calor por toda a região do Pantanal Sul-mato-grossense. 

Está previsto para hoje (6), por volta das 14h, um sobrevoo nas regiões do Parque Estadual e no Porto Esperança para verificar a evolução dos focos. A ação também é válida para traçar estratégias de combate e a viabilidade de emprego do Air Tractor.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública