Menu
segunda, 15 de agosto de 2022
Governo - Utilidade Pública - Agosto/22
Andorinha Institucional
Geral

Bombeiros exterminam focos na Serra do Amolar, mas mantém monitoramento

06 agosto 2022 - 10h13Gesiane Sousa

Os trabalhos operativos em combate aos incêndios no Pantanal continuam. O Corpo de Bombeiros mantém o empenho de 61 militares, cinco pilotos, embarcações e aeronaves na região com trabalhos preventivos e de combate simultaneamente. Na manhã deste sábado (6), um boletim de atualização foi divulgado pelos Bombeiros.   

Na Base Avançada na Fazenda Bodoquena, em Miranda, onde estão quatro militares, a equipe realiza o monitoramento da região. Por estarem na Base Avançada, conseguiram dar um primeiro combate no Incêndio na Região do Porto Esperança por volta das 23h30 de ontem (5), com apoio de maquinário e tratores da Fazenda. Confeccionaram melhorias nos aceiros e implantaram medidas preventivas de proteção. O uso da Base Avançada reduz o tempo resposta no deslocamento.  

No Porto Esperança, uma Base Avançada e uma equipe em deslocando de Corumbá, vão combater os Focos que no momento estão a 6 km de distância da Comunidade, que possui cerca de 60 famílias. A equipe em deslocamento vai combater e evitar que os focos se aproximem das áreas habitadas. 

Em Coxim, os Bombeiros atuaam em conjunto com a PMA e estudantes realizando ações de consientização à população. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na Região de Coxim, cinco militares, realizam o monitoramento e orientação dos proprietários rurais. Os militares estão prontos para o combate na região, enquanto não surgem focos permanecem realizando trabalhos preventivos e de conscientização como palestras em escolas e entrega de panfletos de campanha educativa de prevenção a incêndios em vegetação. 

Na Região do Amolar, onde oito militares estão empenhados, os focos de incêndio foram extintos. A equipe realizou a mudança para uma base mais estratégica, na sede do Instituto Homem Pantaneiro, na Serra Negra. Os trabalhos de busca de acessos continuam deixando recursos disponíveis a pronto emprego para qualquer evolução de outros possíveis focos na região. O objetivo operativo é verificar aceiros e realizar medidas preventivas para que nenhum outro foco chegue a Serra. 

Na tarde de ontem (5), os Bombeiros realizaram sobrevoo de aproximadamente 1h15 por toda a extensão da Serra do Amolar, não sendo encontrado qualquer foco ou sinal de fumaça na região. Pousaram na Fazenda Santa Tereza, onde será a Base do Air Tractor (Aeronave de Combate) em caso de incêndio no Amolar. O local possui uma boa estrutura, ótima pista e reabastecimento com água para aeronave, que possui um lançamento de 3.100 litros de água a cada 15 min. São 5 minutos de ataque mais 5 minutos de retorno e 5 minutos de reabastecimento. A aeronave está em Corumbá pronta pra qualquer acionamento na Região do Pantanal.  

Equipe combateu diversos focos de incêndio durante todo o dia e a madrugada na região do Abobral. Foto: Divulgação/Bombeiros

Na região do Abobral, Parque Estadual, cinco militares, efetuaram o combate direto em vários focos na tarde de ontem (5) e durante o período da madrugada também.  A Base Operacional continua na Fazendinha. No momento, a frente em que o incêndio avançava em direção ao Parque foi contida e os focos menores foram isolados. 

No Porto da Manga, quatro militares, continuam o monitoramento até a extinção completa das chamas, até que não haja riscos de retorno do fogo na Região.   

Para as demais áreas do Pantanal, o Posto de Comando realiza o monitoramento de 24h, por intermédio de diversas plataformas de satélites, para constatação de possíveis pontos de calor por toda a região do Pantanal Sul-mato-grossense. 

Está previsto para hoje (6), por volta das 14h, um sobrevoo nas regiões do Parque Estadual e no Porto Esperança para verificar a evolução dos focos. A ação também é válida para traçar estratégias de combate e a viabilidade de emprego do Air Tractor.  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em um táxi
Boliviano é preso com quase 15 quilos de cocaína na fronteira
Eleições 2022
Campanha eleitoral inicia amanhã; entenda regras para candidatos e partidos
Assistência Social
Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS de final 5
Corumbá
Comemoração de Dia dos Pais termina com briga entre famílias no bairro Cristo Redentor
Nove pessoas foram conduzidas para Delegacia; um homem precisou ser algemado e uma mulher precisou de pontos no Pronto Socorro
Operação Pesca Legal
PMA reforça vigilância aos cardumes e apreende petrechos ilegais de pesca
Tempo
Semana começa com máxima de 38°C no estado e previsão de virada de tempo amanhã
Corumbá tem máxima prevista em 37°C para esta segunda (15)
Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes
Ladário
Inscrições abertas para a Escola de Futsal Pérola do Pantanal
Implantada
Maternidade de Corumbá ganha farmácia exclusiva
Imunização
Encerrada vacinação nas escolas de Ladário; Segunda-feira inicia ação nas creches

Mais Lidas

Próximo a Agesa
Boliviano é socorrido com fratura após colidir em caminhão na Ramon Gomes
Destaque
Concursos públicos em Mato Grosso do Sul atraem candidatos de outros estados
Turismo
Requalificação da orla do Porto Geral terá investimento de R$ 87,4 milhões
Implantada
Maternidade de Corumbá ganha farmácia exclusiva