Militares do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Distrito Federal continuam, unidos na tentativa de salvar a biodiversidade sobrevivente no Pantanal de Corumbá. No momento, eles atuam na região do Passo do Lontra, trecho da rodovia MS 184, confeccionando aceiros e utilizando técnicas de combate indireto para conter o avanço das chamas, que ameaçam toda a vegetação até a Curva do Leque.
Relatos emocionantes mostram a garra dos militares que deixaram suas famílias em outros Estados para lutar pelo vida no Pantanal, que enfrenta neste ano de 2020 a maior seca da história. De acordo com a estimativa do Lasa/UFRJ, as queimadas já consumiram 3.977.000 hectares do Pantanal e seguem com força.
O 1º Sargento CB Erivelton, de Ponta Grossa/PR e o 3º Sargento CB Emerson, de Curitiba/PB, explicam que o trabalho segue com dificuldades devido a extenção das chamas, que atingem diversas fazendas e ameaçam pontes de acesso. Máquinas pesadas estão sendo usadas para criar aceiros na tentativa de proteger a vegetação e os animais que ainda resistem ao fogo.
Paulo Sérgio da Silva, 1º Sargento CB/PR, com mais 16 anos de corporação define a situação como calamitosa. “Estamos solidarizados com o trabalho dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul e, apesar do trabalho escaldante tenho satisfação em ter sido escolhido. O objetivo é trabalhar em prol desse bem maior do país, o Pantanal”.
Márcio, soldado CB/PR, relata que tem aprendido muitas técnicas durante as operações de combate. “Vim para render equipe que já estava prestando os primeiros atendimentos na área. O Pantanal pertence ao Brasil, viemos defender nossa flora e fauna”.
A operação Pantanal II iniciou no final de julho, quando ocorreu a primeira onda de queimadas na região. De lá até hoje, a situação foi controlada em agosto e retornou com ainda mais força em setembro, quando o governo do Estado decretou emergência, permitindo a ajuda do governo federal, que enviou tropas militares, aeronaves e mais de R$ 3 milhões em verbas. São mais de 400 homens empenhados na operação, de forma direta e indireta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos



Bombeiros se sentem emocionados em participarem da operação. (Divulgação/Bombeiros)


