A última rodada de debates para candidatos a prefeitura de municípios de MS aconteceu na noite de ontem (29), transmitido pela TV Morena, mediado pela jornalista apresentadora do MSTV, Raphaela Potter. Moradores de Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã assistiram simultaneamente a transmissão ao vivo da discussão de propostas dos candidatos as Eleições 2016.
AS REGRAS
As regras são as mesmas da primeira rodada, realizada na última segunda-feira (26). A ordem de posicionamento dos candidatos foram sorteadas, assim como a vez de realizar as perguntas. O programa foi dividido em quatro blocos, dois deles com temas sorteados pela apresentadora, outro com temas livres propostos pelos próprios políticos e o último reservado para as considerações finais. Cada um deles pode perguntar e responder, com direito a réplica e tréplica. O tempo reservado para cada pergunta foi de 30 segundos, 1 min 30 para a resposta e 30 segundos para a réplica e tréplica.
Ruiter Cunha (PSDB) e Paulo Duarte (PDT) protagonizaram embates intensos. Foto: CDPO DEBATE
O embate não foi diferente daquilo que a população aguardava, os candidatos aceraram disputas de palavras intensas. Ruiter Cunha (PSDB), ex-prefeito de Corumbá quase não aproveitou seu tempo para expor propostas, afirmou a todo o momento que é o melhor para cidade, mas não demostrou como pretende melhorar o que aponta está ruim. O concorrente, realizou questionamentos claramente intencionados a deixar Paulo Duarte (PDT), atual prefeito, sem resposta ou pelo menos sem saber o que falar, mas sua estratégia não deu certo.
Duarte terminou levando a melhor e mostrou porque está a frentes nas pesquisas. Na última delas, encomendada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Paulo Duarte está com mais de sete pontos à frente do segundo colocado, Ruiter. Duarte com 42,79% dos votos e Ruiter com 35,60%.
Entre os temas propostos pela TV Morena estiveram: revitalização do Porto, transporte coletivo, mototáxistas, corrupção, valorização do servidor público e pavimentação asfáltica, que segundo o candidato Elano, é muito mal produzida na cidade. Elano expôs a ideia de se concretar as ruas ao invés de usar lama asfáltica, segundo ele, os Estados Unidos e outros países desenvolvidos, já fazem desta forma e exibem resultados de durabilidade muito maior.
CORRUPÇÃO
Esse foi o tema predominante nos quatro blocos do embate, mesmo quando o assunto não era pré-determinado pela emissora, os candidatos davam um jeito de inserir o tema na rodada. As acusações de envolvimento em atitudes desrespeitosas e corruptas, também sobraram para Elano (PPS), que apesar de não ter ocupado cargo político, segundo Ruiter, possui problemas semelhantes no meio empresarial.
O ex-prefeito de Corumbá, teve que relembrar e responder perguntas nada satisfatórios a sua campanha, como o uso do dinheiro público de modo indevido e ilegal durante sua gestão como prefeito. Em novembro de 2013, a operação Cornucópia da Polícia Federal fez uma varredura na prefeitura de Corumbá e descobriu esquemas envolvendo compra de carnes para churrascos, contratação de empréstimos consignados e fraude na folha de pagamentos de funcionários. A toda pergunta, uma nova tentativa de se desvencilhar.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã

Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos





