Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Assunto corrupção predomina no debate de candidatos à prefeitura de Corumbá

30 setembro 2016 - 08h13Gesiane Medeiros

A última rodada de debates para candidatos a prefeitura de municípios de MS aconteceu na noite de ontem (29), transmitido pela TV Morena, mediado pela jornalista apresentadora do MSTV, Raphaela Potter. Moradores de Corumbá, Campo Grande e Ponta Porã assistiram simultaneamente a transmissão ao vivo da discussão de propostas dos candidatos as Eleições 2016.

AS REGRAS

As regras são as mesmas da primeira rodada, realizada na última segunda-feira (26). A ordem de posicionamento dos candidatos foram sorteadas, assim como a vez de realizar as perguntas. O programa foi dividido em quatro blocos, dois deles com temas sorteados pela apresentadora, outro com temas livres propostos pelos próprios políticos e o último reservado para as considerações finais. Cada um deles pode perguntar e responder, com direito a réplica e tréplica. O tempo reservado para cada pergunta foi de 30 segundos, 1 min 30 para a resposta e 30 segundos para a réplica e tréplica.  

Ruiter Cunha (PSDB) e Paulo Duarte (PDT) protagonizaram embates intensos. Foto: CDP

O DEBATE

O embate não foi diferente daquilo que a população aguardava, os candidatos aceraram disputas de palavras intensas. Ruiter Cunha (PSDB), ex-prefeito de Corumbá quase não aproveitou seu tempo para expor propostas, afirmou a todo o momento que é o melhor para cidade, mas não demostrou como pretende melhorar o que aponta está ruim. O concorrente, realizou questionamentos claramente intencionados a deixar Paulo Duarte (PDT), atual prefeito, sem resposta ou pelo menos sem saber o que falar, mas sua estratégia não deu certo. 

Duarte terminou levando a melhor e mostrou porque está a frentes nas pesquisas. Na última delas, encomendada pela Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Paulo Duarte está com mais de sete pontos à frente do segundo colocado, Ruiter. Duarte com 42,79% dos votos e Ruiter com 35,60%.  

Entre os temas propostos pela TV Morena estiveram: revitalização do Porto, transporte coletivo, mototáxistas, corrupção, valorização do servidor público e pavimentação asfáltica, que segundo o candidato Elano, é muito mal produzida na cidade. Elano expôs a ideia de se concretar as ruas ao invés de usar lama asfáltica, segundo ele, os Estados Unidos e outros países desenvolvidos, já fazem desta forma e exibem resultados de durabilidade muito maior.

CORRUPÇÃO

Esse foi o tema predominante nos quatro blocos do embate, mesmo quando o assunto não era pré-determinado pela emissora, os candidatos davam um jeito de inserir o tema na rodada. As acusações de envolvimento em atitudes desrespeitosas e corruptas, também sobraram para Elano (PPS), que apesar de não ter ocupado cargo político, segundo Ruiter, possui problemas semelhantes no meio empresarial.

O ex-prefeito de Corumbá, teve que relembrar e responder perguntas nada satisfatórios a sua campanha, como o uso do dinheiro público de modo indevido e ilegal durante sua gestão como prefeito. Em novembro de 2013, a operação Cornucópia da Polícia Federal fez uma varredura na prefeitura de Corumbá e descobriu esquemas envolvendo compra de carnes para churrascos, contratação de empréstimos consignados e fraude na folha de pagamentos de funcionários. A toda pergunta, uma nova tentativa de se desvencilhar.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal