Menu
sexta, 17 de setembro de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Geral

Aluna do Senai inicia provas da seletiva da Olimpíada das Profissões na Rússia

18 julho 2018 - 09h57Kamilla Marques

A aluna do curso de costura industrial do Senai de Sidrolândia, Vanessa dos Santos Ribeiro, iniciou, em Blumenau (SC), as provas da seletiva para a WorldSkills 2019, uma espécie de olimpíada mundial de profissões que será realizada em Kazan, na Rússia, no próximo ano. Representando Mato Grosso do Sul, ela disputa a seletiva da ocupação “Tecnologia da Moda”, que começou na segunda-feira (16/07) e prossegue até sexta-feira (20/07).

“Hoje, estamos no 4º módulo de prova e, até o momento, me sinto apreensiva visto à qualidade no trabalho de todos os participantes, porém, não estou intimidade e darei o meu melhor”, declarou Vanessa dos Santos Ribeiro, explicando que o 1º módulo da prova foi um desenho técnico e o estilo sorteado foi o “fast fashion”, tendo de desenhar quatro peças frente e costa de modo técnico.

Ela acrescenta que o 2º módulo da prova foi a moulage, ou seja, utilizar um manequim proporcional ao corpo humano para realizar os processos inverso da modelagem plana, quando você faz no papel e transfere para o tecido. “O modelo escolhido aparentemente era fácil, mas no decorrer da prova e com a riqueza de detalhes da peça constatei o tamanho da dificuldade da peça”, recordou.

No 3º módulo da prova, foi feita a modelagem plana e o modelo escolhido foi um macacão, com franzido, assimétrico, gola e com cintura normal. “Foi bem complicadinho e trabalhoso, mas não impossível de se fazer”, recordou, completando que o 4º módulo era integrado ao 3º, tendo um total de horas sem divisão para os dois, porém, a nota dos módulos é calculada separadamente. “Eu consegui terminar o 3º módulo antes do previsto e dei início ao 4º logo em seguida”, ressaltou.

A aluna do curso de costura industrial do Senai de Sidrolândia conta que nesta quarta-feira (18/07) foi iniciado o terceiro dia de competição. “As provas estão sendo bem difíceis, pois os organizadores colocaram tarefas improváveis, mas treinei para essa possibilidade. O meu treinamento foi bom e eu tenho certeza que vai dar certo no final. Uma coisa que me abalou bastante é que os outros candidatos treinavam o dobro de tempo que eu, porém, mesmo assim, não estou me sentindo mal por conta disso, pois a capacidade de cada um é de cada um e estou aqui para dar o meu melhor e seja o que Deus quiser”, afirmou.

Apesar das dificuldades, Vanessa dos Santos Ribeiro espera que dê tudo certo. “Na sexta-feira (20/07), quando finalizar as últimas provas, eu quero estar satisfeita com o meu trabalho. Por enquanto, estou gostando do resultado que obtive em outras provas, como a de desenho, técnico e moulage. Sei que dei o meu melhor para estar aqui”, pontuou.

WordSkills

A WorldSkills, competição internacional que é realizada a cada dois anos em um país diferente, também busca valorizar as profissões técnicas em escala global. Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas -, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

 Em 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, a delegação do Brasil obteve o 2º lugar geral, enquanto a próxima edição será na cidade russa de Kazan, em 2019. A expectativa brasileira é estar entre os melhores times do mundo e, se possível, repetir o feito obtido em São Paulo (SP), em 2015, quando a equipe do Brasil foi a grande campeã.

Segundo a delegada técnica da Olimpíada do Conhecimento do Senai de Mato Grosso do Sul, Maise Giacomeli, o evento é um dos maiores do mundo em educação profissional e as seletivas da WorldSkills Kazan são uma oportunidade de representatividade do Estado. “Ter um representante que demonstre os conhecimentos teóricos e práticos e as habilidades intelectuais aprendidas durante o curso é muito importante para nós. Além disso, os desafios envolvem atividades essenciais para o exercício profissional, então já é uma forma de os alunos adquirirem experiência”, afirmou.

Seletivas

O formato das seletivas no Brasil permite que moradores de todos os Estados visitem os locais das provas e conheçam os cursos do Senai, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas. As provas vão ocorrer em 35 cidades de todos os Estados e Distrito Federal.

Neste ano, as provas terão como novidade o mesmo formato do torneio mundial. Os competidores passarão, durante quatro dias, pelas mesmas horas que serão exigidas em cada desafio na Rússia e materiais muito semelhantes aos que serão utilizados de fato no mundial. Um grupo de 333 avaliadores vai dar notas a cada um dos participantes.

Nas provas, os competidores com os melhores desempenhos receberão medalhas de ouro, prata e bronze. As provas aplicadas na competição têm como base as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e as atualizações tecnológicas das empresas. O desempenho dos alunos nas disputas forma um conjunto de indicadores que ajuda o Senai a avaliar a qualidade da educação profissional e atualizar os currículos das suas escolas. Com isso, a instituição mantém seus cursos sintonizados com as necessidades das empresas, facilitando o ingresso de seus alunos no mercado de trabalho.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bodoquena
Assentamento é multado em R$ 60 mil por incêndio no Pantanal
Ambiente Competitivo
MS é o quarto estado que mais dispensa alvarás e licenças; afirma Fecomércio
Sustentabilidade
MS vai ganhar uma nova usina de energia solar em 2022
Imunização
Mato Grosso do Sul recebe mais 85.240 doses de vacina contra a Covid-19
"Branca Pura"
Operação apreende 47 quilos de cocaína; carga é avaliada em R$ 650 mil
Campo Grande
Tesouro Nacional reprova administração do prefeito Marquinhos Trad e secretário
Saúde
Campanha alerta que família tem palavra final na doação de órgãos
Economia Nacional
Governo encaminha ao Congresso plano de redução de benefícios fiscais
Criminoso
Polícia investiga incêndio na ponte do Saran na Estrada Parque
Conscientização
Abertura da Semana Nacional de Trânsito acontece dia 18 em Corumbá

Mais Lidas

Sem Transparência
Contas da Santa Casa continuam na mira de investigação do legislativo
Mudança no Tempo
Vento forte derrubou duas árvores em Corumbá
Evento
17º Amistoso da Diversidade é neste sábado (18) no Centro América
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta quarta (15) em Corumbá