Vereador Chicão se encontrou com servidores na segunda (15) e confirmou a Audiência Pública visando solucionar o impasse.
(Foto: Divulgação)
Uma Audiência Pública marcada para segunda-feira, 22, vai permitir um amplo debate no sentido de buscar uma solução para o caso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), que questionam a Prefeitura de Corumbá, o pagamento do Incentivo Financeiro Adicional.
No final do ano passado, os agentes de Saúde e Endemias, iniciaram manifestação, cobrando o pagamento. No início desta semana, os servidores realizaram uma manifestação no Paço Municipal reivindicando o pagamento do abono financeiro.
Procurado em seu gabinete, o vereador Chicão Vianna esteve no Paço e conversou com os agentes de Saúde e de Endemias. Disse que é preciso buscar uma solução para o impasse e marcou uma Audiência Pública para a próxima segunda-feira, oportunidade em que o assunto deverá ser amplamente debatido entre representes das duas categorias e do Poder Executivo.
Como se sabe, o Incentivo Financeiro Adicional é um abono financeiro equivalente a dois salários-mínimos que o Governo Federal repassa aos municípios, a título de incentivo profissional, conforme previsto nos artigos 6° e 7° do Decreto Federal n.º 8.474, de 22 de junho de 2015, e na Lei Federal n.º 11.350/2006, alterada pelas Leis n° 12.994/2014 e n.º 13.708/2018, e Portaria GM/MS nº 51, de 24 de janeiro de 2023.
Chicão observou que é uma forma de “estimular os profissionais que trabalham nos programas estratégicos da Política Nacional de Atenção Básica e fortalecimento da atuação de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias. Diante do impasse, propomos esta Audiência na segunda, para buscarmos uma solução definitiva”, destacou.
A Audiência será aberta às 17 horas de segunda-feira, 22, no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, na Câmara Municipal de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo