Virgínia nasceu na APA Baía Negra, se mudou para estudar e há 10 anos retornou para a região.
(Raquel Alves/Arquivo Ecoa)
Falar de conservação é tratar de pessoas. O Pantanal é feito de histórias. É feito de gente. Virgínia Paz é uma das histórias que compõe o local. Uma das mulheres que zelam pela maior planície alagável do mundo. A participação dela e de sua comunidade – que fica na Área de Preservação Ambiental Baía Negra, em Ladário (MS) – é essencial para a conservação do Pantanal.
Virgínia nasceu na APA Baía Negra, se mudou para estudar e há 10 anos retornou para a região. Atualmente é a presidenta da Associação de Mulheres e está envolvida em diversas atividades. Ela é comandante de esquadrão de umas das brigadas comunitárias no Pantanal, atua no plantio de mudas, controle de leucenas e limpeza do lixo.
Dona Virgínia conta que a APA é seu sonho. Falar sobre a Área de Preservação Ambiental e sobre o Pantanal traz brilho aos seus olhos. Ela é clara em dizer “meu Pantanal”, demonstrando o sentimento de dono.
Assista entrevista na íntegra com Virgínia Paz:
Leia Também
Ônibus terão tarifa gratuita em Corumbá no aniversário de 248 anos
Centro terá ruas interditadas a partir das 06h no dia do aniversário de Corumbá
Acidente com van da Saúde na BR-163 já deixa cinco mortos
Meu INSS permite consultar pelo celular quanto tempo falta para aposentadoria
Ponte sobre o Rio Paraguai não será fechada neste fim de semana em Corumbá
Jardim da Independência terá programação gratuita neste sábado
Encontro em Corumbá discute estratégia coletiva para ampliar comercialização e renda
Grupo Bom Gosto traz samba à celebração dos 248 anos de Corumbá
Vara Federal de Corumbá passa a julgar crimes financeiros e lavagem de dinheiro