Flávio Brito, secretário de Saúde de MS confirmou que os estoques do Estado são suficientes para iniciar imediatamente a imunização da nova faixa etária.
(Divulgação PMC)
Municípios de Mato Grosso do Sul já podem vacinar crianças de 3 a 5 anos com a Coronavac, imunizante contra Covid-19 fabricada pelo Instituto Butantã, em parceria com o laboratório Sinovac. A liberação aconteceu após o Ministério da Saúde orientar a aplicação com os estoques remanescentes do imunizante, na última sexta-feira (15).
De acordo com o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Flávio Britto, os estoques de MS são suficientes para iniciar imediatamente a imunização da nova faixa etária, estimada em 87 mil pessoas, e também aguarda novas remessas. "Já tínhamos estoque para iniciar a aplicação, mas estávamos no aguardo de uma orientação quanto à dosagem", pontuou.
Britto destacou, ainda, que o início da aplicação já pode ser imediato. Na manhã deste sábado, o gestor deliberou com a presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), Maria Angélica Benetasso, a publicação da portaria autorizativa com base na norma técnica do Ministério da Saúde, conforme reiterou ao Jornal Midiamax.
Aprovação na Anvisa
A Coronavac já era aprovada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Brasil. Na ocasião da aprovação, o Butantã já havia pedido liberação para o público de 3 a 5 anos. Porém, a Anvisa considerou que os dados apresentados ainda eram incipientes.
A avaliação técnica para ampliação do público, ocorrida nesta semana, levou em consideração novos indicadores, dentre eles, estudo de efetividade realizado no Chile, que mostrou 55,06% de efetividade da Coronavac na prevenção de hospitalização de crianças de 3 a 5 anos.
A sugestão da área técnica é para que a aplicação da Coronavac ocorra em crianças de 3 a 5 anos que não sejam imunocomprometidas (como crianças em tratamento para câncer ou transplantadas). A dosagem para essa faixa etária deve ser a mesma da de adultos e o intervalo entre as doses, de 28 dias.
A vacinação de crianças menores de 5 anos já ocorre em outros países, como os Estados Unidos, que liberaram o uso emergencial das vacinas da Moderna e da Pfizer em bebês a partir de 6 meses de idade. No Chile, a Coronavac é aplicada desde dezembro do ano passado em crianças a partir de 3 anos. China e Hong Kong também aplicam a Coronavac em crianças menores de cinco anos.
Leia Também
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário
Conselho do MPF rejeita abertura de investigação contra Gonet
Exército testa resposta a ataques cibernéticos às vésperas das eleições
Dia de São Cosme e Damião terá operação especial de trânsito em Corumbá
Corumbá apresenta plano para orientar plantio e manejo de árvores
Brasil decepciona e empata com Austrália em amistoso
Servidores Municipais têm até 30 de setembro para entregar declaração de bens
Incêndio de grandes proporções atinge aterro sanitário de Corumbá