Estão abertas as inscrições para o novo curso livre “Diálogos sobre evasão escolar: um problema que persiste”, ofertado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) a distância e sem tutoria, neste segundo semestre de 2022.
Com carga horária de 20 horas, o curso gratuito é destinado a docentes das redes federal, estadual e municipal de ensino, além de interessados no tema da permanência estudantil e evasão escolar.
“O curso surgiu a partir do meu trabalho de pesquisa de Mestrado na UEMS [Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul], e é dividido em duas seções, tendo exercícios de fixação em cada uma e avaliação com dez questões, cuja nota mínima para emissão de certificado é seis”, explica Ingrid Vianna, pedagoga do IFMS e proponente do curso.
Segundo Ingrid, o curso oferece subsídios para reflexões e possíveis ações a serem realizadas no combate à evasão escolar, problematizando as causas e consequências do fenômeno.
“O conteúdo do curso inclui noções e conceitos de evasão ou abandono escolar e apresenta exemplos de algumas principais ações do IFMS no enfrentamento à evasão escolar. Aborda ainda o Planejamento Estratégico Institucional de Permanência e Êxito dos Estudantes do IFMS”
Inscrições
São gratuitas e devem ser feitas na plataforma de Cursos Livres do IFMS.
Caso o interessado não tenha cadastro na plataforma, deverá criar uma conta e preencher os dados solicitados. É importante inserir o nome e o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) corretamente, uma vez que essas informações serão utilizadas na emissão online do certificado.
Outro dado importante é o e-mail informado no cadastro, pois será por meio dele que o interessado receberá o link de confirmação para fazer o primeiro acesso à plataforma.
O curso deverá ser concluído até dezembro deste ano, e o prazo mínimo para a obtenção do certificado é de quatro dias, contados a partir da data de inscrição.
Outros cursos
Além desta nova oferta, a plataforma de Cursos Livres do IFMS possui outras 20 opções com inscrições abertas, com carga horária que varia de 20 a 60 horas.
O acesso ao conteúdo dos cursos pode ser feito por meio de qualquer dispositivo conectado à internet, inclusive tablets e aparelhos celulares. São eles:
- Conceitos Básicos de Química - 20 horas;
- Conhecendo o IFMS - 30 horas;
- Comunicação Eficaz para Vendas - 30 horas;
- Formação Pedagógica para EaD - 50 horas;
- Francês Básico - 45 horas;
- Moodle para Educadores - 30 horas;
- Videoaula - Da Concepção à Postagem - 60 horas;
- Ética e Integridade na Pesquisa - 20 horas;
- LET US PLAY: Maximização de Atividades na Educação Física Escolar - 20 horas;
- Introdução à Inteligência Artificial - 30 horas;
- Introdução à Lógica de Programação com Arduino - 30 horas;
- Matemática: Álgebra Básica - 40 Horas;
- Introdução a Lógica - 45 horas;
- Operação dos Tratores da Linha 5E - 20 horas;
- Libras Básico - 40 horas;
- Programação de Robótica Lego EVE: Nível Básico - 20 horas;
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional - 60 horas;
- Lógica de Programação com Arduino: Nível Intermediário - 40 horas;
- Desenvolvimento de Jogos 2D com Unity - 40 horas;
- Assédio Moral e Sexual: Prevenção e Enfrentamento - 20 horas.
Os cursos deverão ser concluídos até 20 de dezembro. O certificado será emitido pelo próprio cursista.
Leia Também
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário
Conselho do MPF rejeita abertura de investigação contra Gonet
Exército testa resposta a ataques cibernéticos às vésperas das eleições
Dia de São Cosme e Damião terá operação especial de trânsito em Corumbá
Corumbá apresenta plano para orientar plantio e manejo de árvores
Brasil decepciona e empata com Austrália em amistoso
Servidores Municipais têm até 30 de setembro para entregar declaração de bens
Incêndio de grandes proporções atinge aterro sanitário de Corumbá