Domingo, 07 de Junho de 2026
Treinamento

Ministério da Saúde e SES discutem com entidades ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya

25 mai 2022 - 03h50   atualizado em 03/03/2026 às 09h25

Gesiane Sousa

Ministério da Saúde e SES discutem com entidades ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya Programação se estende até esta quinta-feira (26) com profissionais da saúde de todo o estado. (Bruno Rezende)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, realizou nesta terça-feira (24) reunião com representantes do Comitê Estadual das Arbovirores, formado por 40 entidades públicas e privadas, para fazer o engajamento de ações voltadas ao enfrentamento a Dengue, Zika e Chikungunya. O encontro aconteceu no auditório da Governadoria, no Parque dos Poderes, em Campo Grande. 

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, o encontro com as entidades que integram o Comitê Estadual das Arboviroses é de extrema importância para o Estado. “É muito importante essa reunião com os membros do Comitê porque serve para que possamos capilarizar as ações de combate as arboviroses. Sabemos que é uma guerra antiga, todos nós sabemos, sem exceção, em qualquer município do Estado, do que é preciso para ser feito no combate a essas doenças. Se a gente tirar pelo menos 15 minutos por semana para limpar as nossas casas e terrenos, isso já faz muita diferença. Infelizmente, já temos nove óbitos registrados, então, é importante que todos nós estejamos engajados nesta luta”. 

O consultor técnico das Arboviroses do Ministério da Saúde, Pablo Fontoura, que apresentou um pouco no panorama da situação epidemiológica no país, afirmou que houve um aumento de 100% nos casos relacionado às arboviroses no país. “Percebemos que em Mato Grosso do Sul não foi diferente. É por isso que nós queremos fortalecer a vigilância, assistência e o controle vetorial de Mato Grosso do Sul. E ficamos felizes quando há essa intersetorialidade, quando há um aumento, a maior carga recai sobre a Saúde, mas sabemos que isso é uma responsabilidade de todos. E essa parceria com estados e municípios é muito importante para nós”. 

Para o assessor militar na SES, as entidades que integram o Comitê Estadual são ‘peças-chaves’ para as ações de enfrentamento a Dengue, Zika e a Chikungunya no Estado. “Nós esperamos que estas entidades possam nos ajudar a desenvolver ações de combate a essas doenças, principalmente no período de 20 a 24 de junho – durante a semana de conscientização do enfrentamento da Dengue. Em especial, no dia 24 de junho, faremos em parceria com os municípios, ações de limpeza naqueles municípios que possuam maior incidência da doença. Desta forma, contamos com a colaboração de todos nesta missão”. 

Os representantes do Ministério da Saúde estão em missão no Estado com objetivo de fortalecer as ações de vigilância e controle vetorial, bem como, a gestão de insumos, além de capacitar o manejo clínico e vigilância laboratorial e promover a discussão do panorama das arboviroses no Estado. Os técnicos ficarão em Mato Grosso do Sul de hoje (24) até a próxima quinta-feira (26), onde participam de diversas agendas. 

Veja o cronograma: 

25/05 (quarta-feira) 
Público-alvo: Enfermeiros, médicos, auxiliares de enfermagem, LACEN e demais profissionais da saúde do Estado e municípios 

9h – Manejo Clínico e Vigilância Laboratorial (Rivaldo Venâncio - Fiocruz/RJ) 

11h – Discussão 

12h00 – Almoço 

14h00 – Investigação de óbitos (Eduardo Lana e Sulamita Brandão – técnicos da CGARB) 


26/05 (quinta-feira) 
Público-alvo: Profissionais da saúde do Estado, municípios e profissionais do hospital privado e regional de Campo Grande. 

8h –  Equipe técnica da SES e Ministério da Saúde – visita técnica na Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Saúde de Jaraguari/MS. 

9h – Equipe Ministério da Saúde - Visita ao LACEN 

12h00 – Almoço 

14h00 – Visita Técnica – Ministério da Saúde na Unidade de Saúde de Campo Grande – SESAU -  Exercício prático – investigação de óbitos. 

17h – Reunião de encerramento e encaminhamentos 

 

Leia Também

Corumbá recebe 2ª Corrida da Luta Antimanicomial em junho
esporte

Corumbá recebe 2ª Corrida da Luta Antimanicomial em junho

Cachorro ferido é resgatado após invadir unidade militar em Corumbá
plantão

Cachorro ferido é resgatado após invadir unidade militar em Corumbá

Princípio de incêndio em hamburgueria mobiliza bombeiros em Corumbá
plantão

Princípio de incêndio em hamburgueria mobiliza bombeiros em Corumbá

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 32 milhões neste sábado
geral

Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 32 milhões neste sábado

Fim de semana terá sol, calor e baixa umidade em Corumbá e Ladário
tempo

Fim de semana terá sol, calor e baixa umidade em Corumbá e Ladário

Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master
justiça

Fachin nega suspeição de Kassio para decidir sobre CPI do Master

Detran-MS lança sistema para consulta rápida de portarias e normas
trânsito

Detran-MS lança sistema para consulta rápida de portarias e normas

Corpo de Bombeiros resgata trabalhador ribeirinho ferido na região do Amolar
Plantão

Corpo de Bombeiros resgata trabalhador ribeirinho ferido na região do Amolar

Homem de 64 anos é agredido com taco de sinuca na região central de Corumbá
Plantão

Homem de 64 anos é agredido com taco de sinuca na região central de Corumbá

Carreta da Justiça leva atendimentos jurídicos gratuitos à população de Ladário
Serviço

Carreta da Justiça leva atendimentos jurídicos gratuitos à população de Ladário

Mais Lidas

Homem é morto a tiros em calçada no bairro Dom Bosco, em Corumbá
polícia

Homem é morto a tiros em calçada no bairro Dom Bosco, em Corumbá

Vídeo mostra execução de homem com histórico por tráfico em Corumbá
desdobramentos

Vídeo mostra execução de homem com histórico por tráfico em Corumbá

Princípio de incêndio em hamburgueria mobiliza bombeiros em Corumbá
plantão

Princípio de incêndio em hamburgueria mobiliza bombeiros em Corumbá

Debate em Corumbá reúne críticas à concessão da Hidrovia do Paraguai
meio ambiente

Debate em Corumbá reúne críticas à concessão da Hidrovia do Paraguai