Sexta-feira, 02 de Outubro de 2026
Destaque

Personalidades que se destacam por Corumbá são homenageadas na Câmara

13 abr 2022 - 05h56   atualizado em 03/03/2026 às 09h25

Gesiane S. Lourenço

Personalidades que se destacam por Corumbá são homenageadas na Câmara A ex-deputada federal Bia Cavassa e o Instituto Moinho Cultural estão entre os homenageados. (Divulgação)

A Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá realizou ontem (12), uma Sessão Solene para homenagear os servidores que se destacam em seus serviços a nível nacional, integrantes da Orquestra de Câmara do Pantanal (Ocamp), do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, além de outras personalidades dos mais diferentes segmentos da sociedade, entre elas a ex-deputada federal Bia Cavassa, pelos relevantes serviços prestados à região pantaneira. 

O ato aconteceu logo após uma sessão ordinária e lotou o plenário da Câmara, com direito inclusive a um show à parte da Orquesta Sinfônica, que brindou os presentes com “Mercedita”, um dos destaques na participação da Ocamp em dois concertos realizado em fevereiro, na Expo Dubai (Dubai Millennium Amphitheatre). 

Músicos da Orquestra do Moinho Cultural, que se apresentaram em Dubai, também foram homenageados. Foto: Divulgação

A sessão foi presidida pelo vereador Roberto Façanha que enalteceu todos os homenageados, ressaltando que a outorga das Moções de Congratulações, representa o reconhecimento do Poder Legislativo àquelas pessoas ou mesmo entidades, que realizam relevantes serviços em prol da população, do desenvolvimento de Corumbá. 

O presidente do Poder Legislativo destacou que o ato foi uma iniciativa importante para que “todos vocês continuem desempenhando esse importante papel, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade, para o bem estar da nossa população. É uma forma de reconhecermos esse trabalho, um exemplo a ser seguido em nossa cidade”. 

Todos as homenagens foram aprovadas durante sessões da Câmara, por unanimidade pelos vereadores Roberto Façanha, Manoel Rodrigues, Yussef Salla, Elinho Junior, Samyr Qualhada, Gaúcho da Pró-Art, Genilson José, Allex Dellas, Chicão Vianna, Daniel Brambilla, Raquel Bryk, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Alexandre Vasconcellos, Marcelo Araújo e Nelsinho Dib (único ausente por motivo de luto – falecimento de sua mãe ocorrido na noite de domingo). 

Homenageados

Uma das personalidades homenageadas da noite foi a ex-deputada Bia Cavassa pelos relevantes serviços prestados à população corumbaense e sul-mato-grossense, durante o período em que esteve em Brasília, na Câmara Federal. 

Durante seu mandato como deputada federal, Bia Cavassa conquistou R$ 36 milhões em emendas para Corumbá e R$ 10 milhões para Ladário. Foto: Divulgação

A Moção de Congratulação foi em nome do Poder Legislativo corumbaense em reconhecimento aos 38 meses de trabalho em Brasília, onde tão bem representou a cidade, apoiando com emendas de bancada e emendas individuais, importantes para o desenvolvimento da região, além de ter resgatado a representatividade pantaneira em Brasília. 

Servidores Públicos  

A Câmara ainda homenageou os servidores públicos da Prefeitura de Corumbá, Luiz Henrique Maia de Paula (Secretário de Finanças e Orçamento), Maricleide Neves Barbosa Oliveira (Superintendente de Contabilidade e Finanças), Lúcia Helena Flores Lira (Gerente de contabilidade), Alini de Jesus Barbosa Jard, Sonia Maria Gonçalves de Moraes, Jociane da Costa Sanches, Jucilene Jesus Flores, Maria da Conceição Neto Santiago Mônaco, Andreia Moura, Augusto Azevedo da Silva Santos, Leticia Maçavi da Silva Roza, Edilson João Nunes Gonzaga, Samuel Molina de Souza e Marcel Ferraz Ruy Dias. 

A iniciativa partiu do vereador Elinho Junior pelo total comprometimento com o trabalho, a responsabilidade com as informações, tempestividade nos prazos estipulados pelo Tribunal de Contas do Estado, destacando ainda que no ano de 2021 a Prefeitura de Corumbá fez parte do ranking nacional da qualidade da informação contábil e fiscal no SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), um sistema de gestão das contas públicas regido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). 

homenageados na câmaraServidores de Corumbá ocuparam o 6º lugar no ranking nacional da qualidade da informação contábil e fiscal no SICONFI em 2021. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Corumbá obteve a sexta colocação no ranking, entre os 79 municípios sul-mato-grossenses, ficou abaixo apenas da cidade de Dourados, apontado como um ente publico de grande porte pelo número de unidades gestoras que possui em sua administração. 

Ainda por meio de requerimento de autoria do vereador Elinho, a Câmara prestou homenagens às senhoras Iris Mendoza Ribeiro de Oliveira e Augustina Ayala, fundadoras do Projeto Flor do Jardinzinho, que desenvolve um importante projeto destinado às crianças. 

Também recebeu sua Moção de Congratulação, por iniciativa de Elinho, a atleta Ramona Conceição Vila da Silva que representou a cidade, vestindo a camisa da Seleção Brasileira F 55+ que conquistou o vice-campeonato, medalha de prata, no 11º Pan-American Maxibasketball - Pan-Americano de Basquetebol Master, em Paraná, capital da província de Entre Rios, na Argentina. 

Orquestra de Câmara 

Por indicação do vereador Chicão Vianna, foram homenageados os integrantes da Orquestra de Câmara do Pantanal Gleison da Silva Ferreira (violino), Camila Gabriela Cáceres (viola), Henrique Lourenço de Carvalho (contrabaixo), José Maikson Alves (violoncelo), Diego Alberto Anez (viola), Felipe Gonçalves Arruda (clarinete), Roque Junior Rosa (violino), Emanuel Teixeira e Silva (violino), Melissa Wiletty Lazo (violino), Maria Eduarda de Oliveira (violino), Jorge Priésley da Cunha (violão), Philip Maurício Andara (flauta), Rafael Henrique Morais (violoncelo), Caio Fortunato de Haro(violino), Eduardo Martinelli (maestro), Márcia Raquel Rolon (diretora), José Roberto dos Santos Junior (coordenador). 

Também por iniciativa do vereador Chicão, em conjunto com Alexandre Vasconcellos, a Câmara homenageou o novo presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson Araújo de Barros. 

Foi homenageada ainda a advogada Maria Carolina Scheeren do Valle, vitoriosa nas eleições para presidente da OAB/MS - Subseção de Corumbá, sendo a primeira presidente mulher em 63 anos de existência da primeira Subseção do Estado, não só do Mato Grosso do Sul, mas também do então Mato Grosso, quando ela foi fundada em 10 de maio de 1958. A homenagem foi inciativa de Chicão e saiu em nome da Casa de Leis. 

Segurança Pública 

Na área de segurança pública, Samyr Qualhada, Chicão Vianna e Alexandre Vasconcellos foram autores das homenagens aprovadas por unanimidade na Casa, aos policiais militares Caio Cezar Velasco da Cunha (sargento) e Gustavo Virgílio Dias de Souza (cabo), e aos agentes da Polícia Rodoviária Federal Carlos Eduardo nascimento Silva e Heraldo Alves da Cunha, pela ação conjunta no combate ao furto de cabeças de gado na região da Curva do Leque. 

Foram outorgadas Moções de Congratulações aos farmacêuticos bioquímicos Fábio Gonçalves Antônio e Walter Rosa, dois grandes profissionais que, em dezembro de 1994, fundaram o Endolab - Laboratório de Análises Clínicas, com o propósito de trabalhar em prol do auxílio ao diagnóstico médico bem como promover a prevenção da saúde da população. A iniciativa partiu do vereador Samyr Qualhada e o documento teve assinatura também de Roberto Gomes Façanha. 

Por iniciativa de Qualhada, a Câmara homenageou a pastora Soila Paes pelo 4º aniversário de fundação da Igreja Elohin, que vem prestando um trabalho social de excelência voltado as mulheres de todas as idades. 

Também foi homenageado o senhor Luiz Pauli Freitas Ribeiro pela constante luta da causa das pessoas com Transtornos do Espectro Autista. A iniciativa partiu do vereador Marcelo Araújo e contou com apoio de Allex Dellas. 

Leia Também

Calor dá trégua em Corumbá e Ladário com previsão de chuva e tempo nublado nesta sexta-feira
Tempo

Calor dá trégua em Corumbá e Ladário com previsão de chuva e tempo nublado nesta sexta-feira

Operários de obra de saneamento são atacados por abelhas no bairro Guanã
Plantão

Operários de obra de saneamento são atacados por abelhas no bairro Guanã

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carreta no bairro Aeroporto
Trânsito

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carreta no bairro Aeroporto

Chuva e alívio no calor marcam a quinta-feira em Corumbá e Ladário
Tempo

Chuva e alívio no calor marcam a quinta-feira em Corumbá e Ladário

Instabilidade elétrica pós-temporal afeta distribuição de água em Ladário
Desdobramentos

Instabilidade elétrica pós-temporal afeta distribuição de água em Ladário

Balanço atualizado aponta 29 quedas de árvore e resgate no Rio Paraguai
Desdobramentos

Balanço atualizado aponta 29 quedas de árvore e resgate no Rio Paraguai

Motociclista fica ferida após colisão com carro no bairro Popular Nova
Plantão

Motociclista fica ferida após colisão com carro no bairro Popular Nova

Corumbá terá tarifa zero nas linhas urbanas e rurais no domingo das eleições
Eleições 2026

Corumbá terá tarifa zero nas linhas urbanas e rurais no domingo das eleições

Corumbá e Ladário têm previsão de chuva e alívio no calor nesta quarta-feira
Tempo

Corumbá e Ladário têm previsão de chuva e alívio no calor nesta quarta-feira

Justiça seleciona processos sobre racismo no trabalho para mutirão em MS
Política

Justiça seleciona processos sobre racismo no trabalho para mutirão em MS

Mais Lidas

Fake News eleitoreira em Corumbá
Entrelinhas

Fake News eleitoreira em Corumbá

Prefeitura desmente boato sobre prisão de Secretária Municipal em Corumbá
Nota oficial

Prefeitura desmente boato sobre prisão de Secretária Municipal em Corumbá

Mulher é agredida e arrastada em Ladário
Polícia

Mulher é agredida e arrastada em Ladário

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carreta no bairro Aeroporto
Trânsito

Motociclista sofre fratura exposta após colisão com carreta no bairro Aeroporto