Edital foi lançado no dia 15 deste mês pelo secretário Jaime Verruck e presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira.
(Divulgação)
A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) já está recebendo as propostas para linha de crédito de R$ 2 milhões no total, denominada “Mulheres na Ciência Sul-mato-grossense”. O Edital foi lançado no último dia 15, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março).
Conforme o Editado, o objetivo da iniciativa é “selecionar e apoiar projetos de pesquisa e inovação que contribuam para o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul e que sejam coordenados por pesquisadoras mulheres vinculadas às ICTs e Universidades”. O presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, prevê que toda a tramitação esteja concluída, os projetos selecionados e os recursos sejam liberados no dia 1º de julho.
“Adquirimos uma capacidade de segmentação do fomento por meio da Fundect, independente da relevância e da importância. Atingir a igualdade de gênero é uma batalha e temos que ser corajosos. Fala-se muito, mas as atitudes corajosas são poucas. E nosso papel na Secretaria (Semagro) é achar, dentro daqueles instrumentos que a gente tem, conseguir fazer um trabalho de destaque. E com a Fundect tem sido assim, temos segmentado as linhas de fomento dentro daquilo que consideramos relevante, com muito diálogo, ouvindo muito a sociedade, a Academia, os pesquisadores”, disse o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
A reitora do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), Elaine Cassiano, que é presidente do Conselho de Reitores, considerou de “extrema relevância” o olhar do Estado e do governo para a ciência, “não só com esse edital, mas pelo conjunto de ações”. Ela reconheceu o apoio às universidades e afirmou que Mato Grosso do Sul é um dos três Estados que privilegiam Ciência e Tecnologia “de forma organizada e com gestão”.
Por sua vez, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Mariana de Aragão Pereira, assegurou que “nunca viu tanto investimento” em pesquisa em Mato Grosso do Sul como nos últimos anos. “Melhorou muito”.
O secretário adjunto da Semagro, Ricardo Senna, corroborou com a afirmação dando números. Segundo ele, o orçamento anual para o setor, antes, girava em torno de R$ 30 milhões, porém geralmente se aplicava metade desse montante. “No ano passado aplicamos R$ 100 milhões em C&T. Isso é transformador, embora eu reconheça: nunca é demais investir em Saúde e Educação. Porém, investir na ciência é transformador.”
A ideia – prosseguiu Jaime Verruck - é deixar uma política de Estado definida em relação à Ciência e Tecnologia. “Conseguimos estabelecer um novo patamar para o setor. A Ciência, Tecnologia e Inovação têm feito muita diferença na vida das pessoas. Fico encantado todos os dias ao saber o que está sendo feito no Estado, o quanto já temos e o quanto ainda está em desenvolvimento.”
Acesse na íntegra o Edital Fundect Nº 10/2022 'Mulheres na Ciência Sul-Mato-Grossense'.
Leia Também
Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões
Fim de semana terá chuva isolada e trovoadas em Corumbá e Ladário
Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados