A dois dias do início oficial do outono, o clima da nova estação já começa a dar as caras em Mato Grosso do Sul. A aproximação de uma frente fria associada a outros sistemas deixa o tempo instável, provocando chuvas e favorecendo temperaturas mais amenas ao longo do final de semana.
A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima para esta sexta-feira (18) indica que durante o dia há chance de chuvas isoladas para o extremo norte. Porém a partir da tarde, são esperadas chuvas de intensidade moderada a forte, e tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo para a região sul do Estado.
As instabilidades ganham força e se espalham para o restante do Estado ao longo do final de semana. Além da frente fria, a convergência de umidade em baixos níveis, a combinação de calor e umidade, o deslocamento de cavados, e um sistema de baixa pressão atmosférica vindo da Argentina com deslocamento para o Paraguai podem provocar chuvas de intensidade moderada a localmente fortes.
Tanto para o sábado (19) e domingo (20) são esperadas tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo principalmente nas regiões sudoeste, pantaneira e centro-norte. Nestas regiões os acumulados podem ser significativos, de até 80 mm ao longo de todo final de semana, aponta o Cemtec.
Outro destaque serão as temperaturas. A atuação da frente fria e o aumento de nebulosidade, bloqueiam os raios solares e limitam o aquecimento da superfície, deixando o clima mais agradável. São esperadas temperaturas com valores entre 22/32ºC para a região leste, 23/31ºC na região pantaneira, 21/31ºC na região sudoeste e 21/29°C para a capital 21/29ºC.
Confira a mínima e a máxima prevista para algumas cidades do estado nesta sexta-feira (18):
- Corumbá 24°C / 31°C
- Campo Grande 21°C / 29°C
- Três Lagoas 23°C / 33°C
- Dourados 23°C / 31°C
* Informações do Portal de Notícias do Governo
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo