Entre o dia 1° e 29 de outubro deste ano foram registrados 1.709 focos de fogo no Pantanal sul-mato-grossense, segundo dados de Programas Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número é 2.19% maior que o registrado durante todo o mês de outubro de 2018, quando foram contabilizados 87 focos na região.
No Pantanal sul-mato-grossense foram registrados 1.709 focos de fogo entre o dia 1° e 29 de outubro (Foto: Chico Ribeiro)
Fogo intenso atingiu o Pantanal nos últimos dias. Foto: BombeirosEntre o dia 1° e 29 de outubro deste ano foram registrados 1.709 focos de fogo no Pantanal sul-mato-grossense, segundo dados de Programas Queimadas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O número é 2.19% maior que o registrado durante todo o mês de outubro de 2018, quando foram contabilizados 87 focos na região.
O município com mais ocorrência é Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande. Segundo dados do Inpe, a cidade contabilizou 1.292 focos, o que representa 69% das ocorrências no Estado. Na lista dos municípios mais atingidos pelas queimadas estão Aquidauana e Miranda, com 274 e 116 focos contabilizados no mês, respectivamente.
Em Mato Grosso do Sul, o total de fogo registrado este ano totaliza 1.870 ocorrências. O número superou o índice de 2007, quando foram contabilizados 1.268 focos e é o mais alto para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.761 focos durante os 31 dias de outubro.
Somente nesta segunda-feira (28), dados de monitoramento do Inpe registraram 600 focos de incêndios florestais na região pantaneira. Os pontos de incêndio detectados superam a soma de focos identificados pelo Inpe no último fim de semana, de 510.
O recorde do ano é do dia 10 de setembro, com 678 focos, registrados no dia anterior à declaração de situação de emergência em Mato Grosso do Sul por causa das queimadas.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo