autoescola-jaguar-capa
O que antes era apenas boato pela região, nesta terça-feira (29) e hoje, quarta-feira (30), foi confirmado em Ladário e Corumbá. Os examinadores do Detran (Departamento de Trânsito) de Mato Grosso do Sul (MS) estão em greve, e com isso o exame prático para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está suspenso nas cidades de interior.
Autoescola busca solução junto ao Detran para alunos que estão com processos vencendo. Foto: Gesiane MedeirosLadário e Corumbá constataram a notícia da pior forma, nesta terça-feira (29), mais de 40 alunos aguardavam na porta da única auoescola ladarense, por volta das 7 horas da manhã, quando receberam a informação de que a prova não aconteceria. Em Corumbá, 151 candidatos fariam a prova, divididos em três dias, a partir desta quarta-feira. O grupo de hoje, teve que retornar sem realizar a avaliação. Os examinadores alegam que estão sem receber as diárias e até mesmo o custeio das viagens, que fazem uma vez por mês às cidades do interior, para avaliar futuros condutores de caminhões, ônibus, carros e motos.
De acordo com declaração de Bruno Alves, secretário-geral do Sindetran (Sindicato dos Servidores do Detran), veiculada no site Campo Grande News, da capital, o problema vem ocorrendo desde fevereiro, mas essa foi a primeira vez no ano que os servidores não viajaram. “Temos um cronograma de viagens estabelecido com antecedência de 30 dias. Não há motivos cabíveis para que o servidor viaje sem o pagamento prévio da diária e muito menos que essa diária atrase”, explicou.
Adriani, diretora geral da autoescola, diz que mais de 40 alunos não puderam realizar a prova nesta terça-feira. Foto: gesiane MedeirosAdriani Magalhães de Arruda, diretora geral da autoescola Jaguar, única do ramo em Ladário, afirma que a unidade não foi notificada em nenhum momento sobre o fato de que os examinadores não viajariam, “eu soube que isso poderia acontecer, no fina do dia anterior, porque um amigo que trabalha em autoescola de outra cidade passou pelo mesmo problema e me alertou, mas não podia fazer nada com essa informação, que não era oficial. Somente ontem, de manhã, quando mais de 40 alunos aguardavam pelo exame, pude ligar para central em Campo Grande e aí tive a confirmação de que os examinadores estão em greve”.
A insatisfação dos alunos que levaram “bolo” dos examinadores foi grande e com razão, já que alguns deles estão com processos vencendo e essa seria sua última chance para fazer a prova. Adriani explica que a autoescola irá intervir junto a bancada do Detran para que esses alunos não sejam prejudicados e tenham o prazo expandido.
Por enquanto, a solução apresentada pela diretoria do Detran é que as provas canceladas nesta terça e quarta-feira, será realizada no próximo mês.
Leia Também
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo