Sábado, 02 de Maio de 2026
Planejamento

Assistência Social vai potencializar atendimento oferecido às famílias mais carentes

25 jan 2017 - 07h27   atualizado em 03/03/2026 às 09h18

Gesiane Sousa

Assistência Social vai potencializar atendimento oferecido às famílias mais carentes Haroldo já foi secretário de Assistência Social entre 2010 e 2012. (Gisele)

Além de garantir a manutenção de todos os serviços destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social de Corumbá, a Secretaria Municipal de Assistência Social quer criar condições para reinserir essas pessoas na sociedade. Para isso, a principal meta da pasta chefiada por Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa é potencializar e integrar o trabalho de todas as secretarias municipais.

“O principal desafio que temos agora é a articulação com as demais secretarias para buscar, juntos, atingirmos as metas determinadas pelo prefeito Ruiter. Estamos fazendo um plano de trabalho para esse ano de 2017, traçando algumas metas e a integralidade de toda a Prefeitura Municipal vai ser o grande desafio para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou Haroldo.

“Nosso desafio enquanto Assistência Social, claro, é atingir a população que mais precisa. Em Corumbá, não só pela crise que hoje afeta o País inteiro, está passando por situações difíceis, principalmente em relação ao desemprego. Muitas pessoas estão enfrentando esse problema. Também por isso precisamos estar em articulação com as demais secretarias para potencializar nosso trabalho e vislumbrar melhorias na vida dessas pessoas”, reforçou o secretário.

Servidor de carreira da Secretara Estadual de Fazenda, Haroldo participou ativamente das duas gestões anteriores do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Foi adjunto da Secretaria de Finanças, secretário de Governo e secretário de Assistência Social. Com a experiência adquirida na área, Haroldo já definiu as ações que serão desencadeadas com prioridade. Uma delas refere-se à capacitação profissional e o encaminhamento para o mercado de trabalho.

“Estamos revendo nosso trabalho com relação ao Centro Profissional Dom Bosco. Para que a possamos potencializar as ações da Assistência Social, principalmente para as pessoas que estão em risco social ou à margem da sociedade, não basta o atendimento nos CRAS, mas sobretudo dar um encaminhamento para essas pessoas que precisam ser realmente absorvidas pelo mercado de trabalho”, explicou.

Outra meta é melhorar o atendimento oferecido à população nos CRAS. “Temos em Corumbá sete CRAS, cinco na área urbana e dois para zona rural e ribeirinha. A maioria hoje está com falta de pessoal. A gente vai ter que fazer concurso e, mais emergencialmente, contratações por tempo determinado com relação a assistentes sociais, psicólogo e demais funcionários da parte técnica, para que tenhamos um melhor atendimento no CRAS. A situação não é diferente também com relação ao CREAS e ao Centro Pop”.

Nesses dois últimos órgãos, a ampliação do trabalho com pessoas em situação de rua e dependentes químicos é outro objetivo da gestão. “Vamos fazer uma busca ativa das pessoas que se encontram nessas situações. Verificamos muitos indivíduos em trânsito aqui por Corumbá, que acabam buscando uma autonomia econômica através de trabalho feito na rua: malabares, apresentações, etc. Temos que ajudar essas pessoas para que elas voltem ao seu local de origem”, continuou Haroldo.

A Assistência Social deve reforçar uma política pública Intersetorial para atingir de maneira eficiente a inclusão dos idosos e das pessoas portadoras de deficiência. “Vamos manter um atendimento focado nesse setor, principalmente dando o exemplo dentro da própria administração municipal com acessibilidade garantida em todos os nossos prédios e conscientizando a população da importância desse atendimento”, garantiu Haroldo.

Haroldo quer ainda reforçar a parceria da Assistência Social com o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública e as entidades assistenciais da cidade. “Eles são imprescindíveis. Por exemplo, o Asilo são José: é nosso braço direito, nosso esteio no tratamento, no acolhimento e no amparo de nossos idosos. Temos também a Marisa Paggee a CRIPAM, que também fazem um trabalho muito importante no acolhimento das crianças. As demais também, como APAE, Equoterapia, que vamos continuar firmando essas parcerias, estreitando esse trabalho nesse cofinanciamento que existe entre o Município e essas instituições”, finalizou.

 

Leia Também

MP recomenda cinco refeições diárias para presos em MS
Direitos Humanos

MP recomenda cinco refeições diárias para presos em MS

Times de MS tem jogos decisivos neste final de semana
Esporte

Times de MS tem jogos decisivos neste final de semana

Defesa de Bernal pede absolvição sumária e alega legítima defesa em morte de fiscal
Justiça

Defesa de Bernal pede absolvição sumária e alega legítima defesa em morte de fiscal

Motociclista fica ferido após colisão em rotatória entre Corumbá e Ladário
Plantão

Motociclista fica ferido após colisão em rotatória entre Corumbá e Ladário

Cartório eleitoral de Corumbá faz plantão neste fim de semana
Eleições 2026

Cartório eleitoral de Corumbá faz plantão neste fim de semana

Fim de semana de calor intenso e mudanças no tempo em Corumbá e Ladário
Tempo

Fim de semana de calor intenso e mudanças no tempo em Corumbá e Ladário

Apostador de Curitiba ganha prêmio de R$ 127 milhões da Mega-Sena
geral

Apostador de Curitiba ganha prêmio de R$ 127 milhões da Mega-Sena

Corumbá amplia manutenção urbana com obras e limpeza em bairros
Infraestrutura

Corumbá amplia manutenção urbana com obras e limpeza em bairros

Mulher sofre ferimento após confusão em frente a bar em Corumbá
plantão

Mulher sofre ferimento após confusão em frente a bar em Corumbá

Feriado do Dia do Trabalhador tem sol e calor em Corumbá e Ladário
tempo

Feriado do Dia do Trabalhador tem sol e calor em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

"Escolhe como quer morrer": homem ficou 4 dias com corpo da mulher em casa
polícia

"Escolhe como quer morrer": homem ficou 4 dias com corpo da mulher em casa

Mulher é encontrada morta com sinais de espancamento e cabelo arrancado
polícia

Mulher é encontrada morta com sinais de espancamento e cabelo arrancado

Corumbá entra na rota do contrabando de migrantes, diz Abin
Segurança Pública

Corumbá entra na rota do contrabando de migrantes, diz Abin

PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026; fiscalização sege até domingo, dia 03
Polícia

PRF inicia Operação Dia do Trabalho 2026; fiscalização sege até domingo, dia 03