pesca-1
Em fiscalização durante a operação Tiradentes no lago da usina Sérgio Motta, no rio Paraná, nos municípios de Batayporã, Angélica e Bataguassu, Policiais Militares Ambientais do Grupamento de Porto Primavera, em Batayporã (MS), apreenderam 17 redes de pesca armadas, medindo ao todo 1.000 metros. Parte das redes estava armada nas proximidades do aterro da Usina, que se trata de local proibido para a pesca.
Um lance de redes malha 14 centímetros, medindo 390 metros, estava identifica com o número de registro de um pescador profissional, porém, estava irregular com relação a distância entre lances, inferior a permitida pela legislação. Ele será identificado e autuado, caso tenha armado os petrechos de forma irregular. Os demais infratores não foram identificados. Os policiais soltaram 20 kg de pescado que estavam presos às redes, porém, vivos.
O uso de petrechos proibidos do tipo redes de pesca é muito comum na região, pois, nos lagos das Usinas Hidrelétricas do rio Paraná, este petrecho é permitido para o pescador profissional, desde que identificado e com malha de tamanho a partir de 140 milímetros. Ocorre que muitos pescadores profissionais armam redes com malha menor à permitida e não identificam, além de pescadores amadores utilizarem estes petrechos sem previsão legal, o que caracteriza crime ambiental. Também armam redes emendadas, às vezes com mais de 2 km, sendo que a legislação só permite no máximo 100 metros, localizadas, a pelo menos, 150 metros uma da outra.
A PMA continuará com a fiscalização no local para evitar a pesca predatória e a depredação dos cardumes. A manutenção da fiscalização e retirada destes petrechos precisam ser constantes, tendo em vista, a grande capacidade de captura e ocasionando de mortes dos peixes, pois, os elementos armam o material pela madrugada e ficam somente conferindo, quando não observam presença da fiscalização.
Leia Também
Segurança Pública
MS reforça segurança prisional com novos equipamentos tecnológicos
justiça
STF confirma regras para responsabilizar big techs por conteúdo ilegal
geral
Conserto emergencial pode afetar abastecimento de água em Ladário
Plantão
Adolescente fica ferido após colisão entre carro e bicicleta sem freio em Corumbá
Tempo
Quarta-feira de manhã nublada e tarde com previsão de sol em Corumbá e Ladário
geral
Funcionários da Embrapa farão paralisação nacional nesta quarta-feira (17)
esporte
Bolsa Atleta confirma 304 beneficiados e libera apoio em agosto
Plantão
Homem é encontrado inconsciente e com múltiplas lesões em Corumbá
Plantão
Bombeiros percorrem o Pantanal para socorrer peão após queda de cavalo
Tempo