Músico de 19 anos busca R$ 40 mil para comprar instrumentos e seguir carreira no Rio.
(Foto: Divulgação)
Aos 19 anos, o clarinetista Ewerton Guimarães, de Corumbá, está mobilizando amigos, apoiadores e amantes da música para continuar a trajetória que começou ainda na infância. Aprovado na Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, ele criou uma vaquinha online com meta de R$ 40 mil para comprar dois clarinetes, em Si bemol e em Lá, exigidos na rotina profissional de orquestras.
Aluno do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, onde iniciou os estudos aos 7 anos, Ewerton construiu a formação dentro de projetos artísticos da própria instituição, atuando também como monitor. Em 2025, deu um passo decisivo ao participar de uma residência artística de seis meses no Rio de Janeiro, por meio de parceria com o Instituto Cultural Vale.
“Quando comecei a estudar com mais disciplina, a tocar em níveis mais altos e, principalmente, quando vivi a experiência da residência artística com a OSB no Rio de Janeiro e subi ao palco como solista, tive a certeza de que aquilo não era só um sonho distante. Era o meu futuro sendo construído”, resume Ewerton.
Durante a imersão, ele teve aulas com músicos de referência e chegou a se apresentar como solista interpretando o Concertino de Weber para clarinete. Também foi aprovado no Teste de Habilidade Específica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e aguarda a nota do Enem para ingressar no bacharelado em Música.
O avanço na carreira, no entanto, esbarra em uma questão básica: Ewerton ainda não possui instrumentos próprios. Até agora, tem contado com empréstimos do Moinho Cultural e de músicos da própria OSB para seguir estudando e se apresentando.
A campanha, segundo ele, não representa um apoio complementar, mas condição essencial para continuar. Em uma cidade de fronteira, onde o acesso a oportunidades culturais é limitado, garantir os instrumentos pode definir se o jovem músico seguirá para novos palcos ou terá de interromper o projeto de vida.
Quem quiser ajudar pode acessar a vaquinha online e contribuir com qualquer valor.
*Com informações da assessoria de comunicação do Instituto Moinho Cultural Sul-Americano.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Corumbá convoca Agentes de Apoio aprovados em processo seletivo da Educação
Escolas rurais e das águas de Corumbá recebem internet de alta velocidade via satélite
Corumbá convoca professores aprovados para atuação imediata
Famílias relatam dificuldade de reembolso após fechamento de colégio em Corumbá
Parceria garante óculos gratuitos para 250 alunos da Rede Municipal de Corumbá
Curso gratuito abre vagas para edição e criação de vídeos em Corumbá
Corumbá tenta reverter baixos índices com nova gestão na educação
Escola rural do Paraguai Mirim inicia melhorias após prêmio nacional
TRE-MS abre seleção de estágio para níveis médio e superior no Estado