Iniciativa da EMEI Rachid Bardauil será apresentada em outubro na UFMG e deve ganhar destaque nacional.
(Foto: Divulgação PMC)
Corumbá teve um de seus projetos educacionais selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em um edital que valoriza experiências de gestão e propostas pedagógicas voltadas à educação integral e em tempo integral em todo o Brasil. O resultado foi divulgado na sexta-feira, 18 de julho.
A proposta escolhida foi o “Projeto Correndo por Corumbá”, da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Rachid Bardauil. A iniciativa foi selecionada em duas frentes: a Mostra Nacional e o Mapa de Experiências.
Voltado para alunos do Ensino Fundamental I, o “Correndo por Corumbá” oferece atividades práticas de atletismo. Mais do que desenvolver o condicionamento físico, o projeto promove interação entre os estudantes e trabalha valores como “disciplina, respeito, cooperação e inclusão, com base na metodologia de Matthiesen”.
As aulas são realizadas semanalmente com uma abordagem interdisciplinar, envolvendo disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Matemática e Língua Portuguesa. A fase final será marcada pela Corrida da EMEI Rachid Bardauil, prevista para o dia 31 de agosto.
“Dividido em quatro fases, o projeto é um exemplo de como a educação integral está sendo aplicada de forma efetiva e criativa nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Entre as etapas do projeto integrou a Corrida do Urucum, organizada pela EMREI Carlos Cárcano e que contou com estudantes da EMEI Rachid Bardauil”, afirmou a secretária municipal de Educação, Mabel Sahib.
Como parte da Mostra Nacional, o projeto será apresentado nos dias 1º e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também será inserido no Mapa de Experiências Inspiradoras, publicação que reúne práticas de destaque da educação básica no país.
Além de Corumbá, os municípios de Campo Grande, Ladário e Maracaju também tiveram projetos selecionados. O edital que rege o processo, de número 02/2024, integra o Programa Escola em Tempo Integral, uma parceria entre o MEC e a UFMG que busca ampliar a oferta de matrículas em tempo integral, com foco em estudantes em situação de maior vulnerabilidade.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Paralisação: 20 escolas municipais de Corumbá registram adesão total
Governo de MS autoriza concurso com 2 mil vagas para professores
PCAF abre vagas para adolescentes com oficinas em Corumbá
Enem 2026: último dia para pedir isenção da taxa de inscrição
Corumbá convoca candidatos aprovados em processo seletivo para entrega de documentos
Prazo para isenção de taxa do Enem 2026 termina nesta quinta-feira
MEC prorroga prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem
Aula ancestral abre formação sobre relações étnico-raciais
Governo de MS amplia vagas do MS Supera e convoca 750 novos bolsistas