A ONU reconheceu 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. O título deu ainda mais relevância para a tese de doutorado de Zequetto.
(Foto: Divulgação)
Reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Ano Internacional das Cooperativas, 2025 pode se tornar um marco para o fortalecimento do modelo cooperativista diante dos desafios sociais e econômicos globais. A respeito do tema, em 2024, o corumbaense, Cleber Zequetto, educador e pesquisador, desenvolveu sua tese de doutorado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com uma abordagem inédita sobre o tema: o ethos do cooperativismo em seus aspectos culturais, simbólicos e afetivos.
A tese de Zequetto propõe uma leitura contemporânea do cooperativismo como uma cultura viva, construída por narrativas, afetos e práticas sociais compartilhadas. A pesquisa foi desenvolvida com base em metodologias inovadoras como a cartografia e a semiótica da cultura, envolvendo estudantes, professores e profissionais do cooperativismo no estado de Mato Grosso e em outras regiões do país.
“Ao compreender o cooperativismo como ethos*, revelamos que ele não é apenas uma estrutura econômica ou institucional, mas um modo de vida, uma linguagem afetiva e coletiva que resiste, reinventa e transforma”, afirma Zequetto.
A pesquisa tem sido amplamente difundida em formações de lideranças cooperativistas e de associados das cooperativas, com previsão de publicação em livro ainda este ano. O conteúdo também inspira cursos, mentorias e formações promovidas por Zequetto em parceria com instituições como ICOOP, SESCOOP, cooperativas e organizações sociais em diversas regiões do país.
Como desdobramento natural de sua trajetória acadêmica e prática, Zequetto já se prepara para iniciar seu estágio de pós-doutorado na mesma instituição, a UFMT, aprofundando a pesquisa com foco no tema narrativas cooperativas. A nova etapa buscará compreender como os relatos, símbolos e práticas culturais vivenciadas por cooperados e lideranças cooperativistas moldam identidades, pertencimentos e transformações no cooperativismo brasileiro. A proposta é investigar essas narrativas como um campo estratégico para fortalecer vínculos, inspirar inovação social e promover a sustentabilidade do modelo cooperativo nas próximas décadas.
“Este é o momento certo para lançar luz sobre o valor intangível da cooperação. O Ano Internacional das Cooperativas nos convida a repensar não só estruturas, mas aquilo que realmente sustenta o modelo: vínculos, valores e narrativas.”
*Ethos: conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Contrapartida social entrega escola totalmente reformada em Porto Esperança
Candidatos do IFMS têm até quarta para corrigir inscrição
Hanna cobra garantia de transporte escolar para áreas rurais e ribeirinhas
Chuva suspende aulas em escolas rurais de Corumbá nesta segunda-feira
Prefeitura convoca professores aprovados em processo seletivo para contratação
Reme de Corumbá intensifica ações de saúde mental e cultura de paz nas escolas
Brasil reduz diferença para países ricos no desempenho escolar
Inscrições para o Exame de Seleção 2027 do IFMS encerram dia 8
IFMS Campus Pantanal celebra 15 anos de impacto social e consolidação na fronteira