Sábado, 21 de Março de 2026
Economia

MS tem 16 cidades em crise de gestão; Campo Grande é 2ª pior capital no País

19 set 2025 - 07h16   atualizado em 03/03/2026 às 09h33

Gesiane Sousa

MS tem 16 cidades em crise de gestão; Campo Grande é 2ª pior capital no País Campo Grande obtém resultado difícil em análise de contas públicas, e ocupa segunda pior colocação no ranking. (Foto: Osmar Veiga/CG News)

Foi divulgado nesta quinta-feira (18) o IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal), que avalia a condição financeira dos municípios brasileiros. O levantamento é elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) e aponta que Campo Grande está em uma situação fiscal "difícil", sendo a segunda pior entre as capitais brasileiras, com 0,578 pontos, ficando à frente apenas de Cuiabá (MT), que registrou 0,524.

O levantamento analisa quatro indicadores que têm o mesmo peso no cálculo geral: autonomia, gastos com pessoal, liquidez e capacidade de investimentos.

Segundo o levantamento, Mato Grosso do Sul tem 34 municípios em situação “boa”, 25 em “excelente”, 16 em “difícil”, um em situação “crítica” e três com dados indisponíveis. O pior resultado estadual é o de Amambai, com 0,331 pontos, o único município na faixa considerada crítica, quando a nota fica abaixo de 0,4. Logo acima estão cidades em situação “difícil”, entre elas Vicentina (0,423), Bela Vista (0,441), Ladário (0,443), Jardim (0,478) e Naviraí (0,498).

O índice tem como base os resultados fiscais oficiais declarados pelas prefeituras em 2024. Ao todo, a Firjan considerou as contas de 5.129 municípios brasileiros, onde vive 95,6% da população brasileira.

Campo Grande teve avaliação máxima em autonomia (1,0). No entanto, obteve resultados classificados como difíceis em gastos com pessoal (0,410), investimentos (0,470) e liquidez (0,431). Já Amambai, que obteve o pior índice do Estado, teve 0,716 de autonomia; 0,060 de gastos com pessoal; 0,000 de liquidez e 0,547 de investimentos.

Na outra ponta do ranking, o Estado conta com municípios que se destacam pela organização financeira. Figueirão, Ribas do Rio Pardo, Paraíso das Águas e Corguinho atingiram a nota máxima, 1,0, figurando na lista das administrações mais sólidas do país. Também estão entre os melhores colocados Laguna Carapã (0,990), Brasilândia (0,940) e Bataguassu (0,925).

Três municípios: Angélica, Itaquiraí e Taquarussu, estão sem dados disponíveis no ranking. A prefeitura de Angélica informou que as contas de gestão dos fundos estão disponíveis, mas o Executivo teve um problema temporário no sistema e não está conseguindo baixar as contas consolidadas de governo e migrá-las automaticamente para o portal de transparência.

"Está sendo feito manualmente, mas já estamos solucionando. Cabe salientar que todas as informações referentes às contas públicas podem ser solicitadas e são sempre respondidas de acordo com a Lei de Acesso à Informação. A administração municipal preza pela transparência e responsabilidade na gestão pública e já está atuando para corrigir esta falha temporária", finaliza a nota.

Já a prefeitura de Itaquiraí informou que foi surpreendida porque seus dados não constam do índice, já que, no ano passado, a análise referente a 2023 deu ao município avaliação de excelência, com nota 0,832.

"Cumprimos nossa obrigação de informar dados à Secretaria do Tesouro Nacional, em especial no Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro), de onde a Firjan colhe os dados para o cálculo do Índice Firjan", explicou a prefeitura, em nota. A prefeitura destacou que solicitou aos técnicos da Firjan os motivos pelos quais não há o resultado de Itaquiraí.

O município de Amambai reconheceu que em 2024 apresentou um índice de gastos com pessoal acima do limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%, alcançando 57,78%, e isso impactou negativamente o desempenho geral no IFGF.

"O aumento excessivo nos gastos com pessoal compromete diretamente a capacidade de investimento e, consequentemente, a liquidez financeira do município. Diante desse cenário, a atual gestão adotou medidas de austeridade com foco no cumprimento do limite legal de despesas com pessoal, buscando restaurar o equilíbrio fiscal e garantir recursos e investimentos", declara o secretário financeiro do município, Dorival Pinduca.

As prefeituras de Campo Grande e Taquarussu foram procuradas pela reportagem, mas até a publicação da matéria não enviaram resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

O presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, analisa que é fundamental considerar que o cenário brasileiro está melhor por conta dos resultados econômicos de 2024 e do maior repasse de recursos, mas alerta que isso pode não se repetir em outros momentos.

“Também é importante frisar que, mesmo com maior folga fiscal, continuamos com uma parcela significativa de cidades em situação desfavorável, evidenciando desigualdades históricas e mantendo o Brasil longe de um patamar elevado de desenvolvimento”, destaca Caetano.

No ano passado, o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) registrou um repasse total de R$ 177 bilhões. Porém, o presidente da Firjan acrescenta que as cidades precisam desenvolver ações para estimular a economia e gerar recursos localmente.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.   

Deixe seu Comentário

Leia Também

Petrobras diz que está entregando todo o combustível produzido
economia

Petrobras diz que está entregando todo o combustível produzido

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3
Economia

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Receita antecipa liberação do programa do IRPF 2026 para download
Economia

Receita antecipa liberação do programa do IRPF 2026 para download

MS cria Cadastro Positivo para beneficiar quem paga impostos em dia
economia

MS cria Cadastro Positivo para beneficiar quem paga impostos em dia

MS adere a pacote nacional para conter alta dos combustíveis
Economia

MS adere a pacote nacional para conter alta dos combustíveis

Contribuinte tem até o dia 30 de junho para aderir ao programa Regulariza Corumbá
Economia

Contribuinte tem até o dia 30 de junho para aderir ao programa Regulariza Corumbá

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Economia

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Abertura de empresas avança em MS com força de comércio e serviços
Negócios

Abertura de empresas avança em MS com força de comércio e serviços

Cartórios digitais avançam e passam de 10 milhões de atos no país
Economia

Cartórios digitais avançam e passam de 10 milhões de atos no país

Petrobras descobre poço de gás em área de grande potencial na Colômbia
Economia

Petrobras descobre poço de gás em área de grande potencial na Colômbia

Mais Lidas

Exército e Receita Federal apreendem 26 kg de drogas em Corumbá
polícia

Exército e Receita Federal apreendem 26 kg de drogas em Corumbá

Exército apreende mais de 13 kg de drogas em ônibus em Corumbá
polícia

Exército apreende mais de 13 kg de drogas em ônibus em Corumbá

Justiça de Corumbá define metas para expandir práticas de paz nas escolas em 2026
Educação

Justiça de Corumbá define metas para expandir práticas de paz nas escolas em 2026

Mulher é presa com 2,5kg de skunk em fiscalização no Buraco das Pirinhas
Tráfico de Drogas

Mulher é presa com 2,5kg de skunk em fiscalização no Buraco das Pirinhas