Estudantes seguem em cortejo rumo ao Rio Paraguai para o banho de São João.
(Foto: Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho)
Nem o frio de cerca de 15°C nem a garoa que atingiu Corumbá na manhã desta segunda-feira (23) impediram que estudantes, professores, funcionários e familiares da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho mantivessem uma tradição que atravessa gerações na cidade. A comunidade escolar participou do cortejo de São João até as margens do Rio Paraguai, onde foi realizado o tradicional banho do santo.
Ao som de saxofone e acompanhado pela fanfarra da escola, o grupo percorreu o trajeto em direção ao rio, repetindo um ritual que integra uma das manifestações culturais mais marcantes de Corumbá. A atividade reuniu alunos de diferentes turmas e contou com a participação de moradores da comunidade.
A celebração faz parte das ações pedagógicas desenvolvidas pela unidade de ensino e está inserida em atividades que valorizam a cultura regional e as tradições populares. A proposta busca aproximar os estudantes da história e dos costumes locais por meio de experiências práticas ligadas ao patrimônio cultural da cidade.
Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2021, o Banho de São João é uma das principais expressões da identidade cultural corumbaense. Tradicionalmente, os festeiros conduzem os andores até o Rio Paraguai durante a madrugada do dia 24 de junho, em uma manifestação que mistura religiosidade, música e celebração popular.
Na escola, a atividade é realizada durante o período letivo, mediante autorização prévia das famílias para participação dos estudantes e registro de imagens. A iniciativa busca preservar e transmitir às novas gerações uma tradição que faz parte da história de Corumbá.
*Com informações da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Festa de São Cosme e Damião pode se tornar Patrimônio de Corumbá
Fé e sincretismo desenham o Dia de Cosme e Damião em Corumbá
Festa de Cosme e Damião mobiliza reforço na segurança do trânsito em Corumbá
Filme gravado em Corumbá é o único de MS no circuito nacional de cinema do Sesc
Mocidade da Nova Corumbá apresenta samba enredo 2027 nesta sexta-feira, dia 25
UFMS recebe três dias de apresentações culturais em Corumbá
Livro reconta a história de Corumbá sob a perspectiva de minorias e povos tradicionais
Marcha para Jesus reúne multidão e encerra comemorações dos 248 anos de Corumbá
Marcha para Jesus acontece hoje em Corumbá com show da Banda FHOP