Decoração do Banho de São João de Ladário.
(Foto: Divulgação/PML)
A Prefeitura Municipal de Ladário publicou o Decreto nº 218/PML, estabelecendo um conjunto de normas rígidas para a organização, segurança e circulação viária durante o tradicional Arraial do Banho de São João 2026. O documento oficial regulamenta as atividades dos dois dias de festa, 22 e 23 de junho, determinando que a programação oficial começará sempre às 19h, com encerramento obrigatório previsto para as 3h da madrugada. O objetivo da administração é blindar o perímetro festivo contra acidentes e garantir a fluidez do público.
O espaço destinado à celebração junina vai alterar a rotina do centro urbano. O perímetro das festividades abrangerá trechos estratégicos da Avenida 14 de Março, além das ruas Conde de Azambuja, Riachuelo e Dom Pedro II, conforme o mapeamento oficial da prefeitura.
Cronograma diário do Arraial de Ladário:
- 16h00: Proibição de trânsito e estacionamento no circuito
- 17h00: Limite máximo para carga e descarga autorizada
- 19h00: Início da programação oficial do Arraial
- 03h00: Encerramento do evento e dispersão do público
Bloqueios Viários e Restrições de Trânsito
Para assegurar a montagem das estruturas e a livre circulação dos pedestres, o tráfego de veículos sofrerá intervenções pesadas. A partir das 16h de cada dia, fica estritamente proibida a circulação e o estacionamento de automóveis e motocicletas nas vias que integram o circuito.Moradores e comerciantes devem ficar atentos aos horários de abastecimento: o acesso para carga e descarga de mercadorias só será tolerado até as 17h, necessitando de credenciamento prévio. Apenas viaturas oficiais, ambulâncias e veículos de emergência terão livre trânsito após esses horários.
Tolerância Zero para Vidro, Som Alto e Rojões
A segurança pública mereceu atenção especial no decreto, que listou uma série de proibições severas para evitar tumultos e ferimentos na multidão:
- Recipientes de Vidro: Está terminantemente proibida a venda, o porte e o consumo de bebidas em garrafas, copos ou qualquer embalagem de vidro.
- Fogos de Artifício: Fica banido o uso de rojões, dispositivos com pólvora ou quaisquer substâncias explosivas em todo o trajeto e nas proximidades do arraial.
- Poluição Sonora: Aparelhos de som particulares, sejam fixos ou instalados em porta-malas de carros (som automotivo), não poderão funcionar no perímetro da festa entre as 18h e as 3h.
- Comércio Ambulante: A atividade de vendedores ambulantes informais está proibida dentro do circuito; apenas barracas e food trucks oficialmente cadastrados e autorizados pela prefeitura poderão operar.
A fiscalização de todas as regras será feita de forma integrada pelos fiscais do município e contará com o apoio ostensivo das forças de segurança estaduais, incluindo a Polícia Militar e a Polícia Civil. O descumprimento das normas resultará na apreensão de materiais e aplicação de sanções legais aos infratores.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ladário
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
CCI celebra tradições juninas com Arraiá e participação nas homenagens a São João Batista
Banho de São João segue nesta segunda com concurso de quadrilhas e show de Alex e Yvan
Concursos de quadrilhas infantis e andores brilham no Arraial de Corumbá
Confira os destaques da semana na coluna Pantanal em Revista
Banho de São João de Ladário inicia hoje com concurso de quadrilhas e shows regionais
Sem estampido: Banho de São João se torna símbolo de respeito a autistas, idosos e animais
"Arraiá Bom Pra Cachorro" é hoje no Moinho Cultural
Fé e música agitam o final de semana no Arraial do Banho de São João de Corumbá
Futebol e música esquentam a abertura do Banho de São João em Corumbá