Menu
segunda, 29 de abril de 2024
Governo - Fazer bem feito - IPVA 2024 - Abril 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Esclarecendo

23 novembro 2016 - 07h11

Ser jornalista é uma tarefa árdua e exige diplomacia e acima de tudo isenção e imparcialidade. Não vejo no exercício do jornalismo um precedente para legislar em causa própria, ou  para falar mal de "A" ou " B" , mas tem gente no estado que apesar dos anos de janela, ainda não aprendeu que a mentira tem perna curta. Passamos dois dias em Bonito (MS) acompanhando o governador do estado Reinaldo Azambuja que assinou ordem de serviço para pavimentação asfáltica de várias rodovias, a pedido do setor turístico local, principalmente a estrada que leva até um dos pontos mais visitados de Bonito, entre eles : A Gruta do lago  Azul. E a estrada que liga Bonito a Porto Murtinho, e a estrada do " Curé" . Outra que deve ser recuperada é a estrada Bonito a Anastácio. O evento contou com a presença do Ministro do turismo Marx Beltrão que fez um sobrevoo na região para avaliar as potencialidades e garantir recursos para fomentar o turismo. Obvio que o evento foi coordenado pela Secretaria Estadual de Turismo através do senhor Nelson Cintra, que trabalhou incansavelmente ara que tudo desse certo.



E o ministro garantiu voltar os “ olhos” para Bonito e também estudar a possibilidade da “ cota zero” para o Pantanal. Isso é muito importante para o aspecto conservacionista do nosso ecossistema e alguém tinha que estar lá para cobrar da autoridade uma visita a Corumbá. Esse foi nosso papel, como cidadã e como jornalista. E o ministro já garantiu uma vinda para o Pantanal e um diálogo franco com o trade turístico, porque não queremos ver nosso rio sem peixe, e os turistas carregando mais de dez quilos por pessoa a cada pescaria. A prática do pesque e solte já é adotada no mundo todo, e a partir de agora passa a ser vista como real possibilidade para os rios do Pantanal. Esse é o anseio do setor turístico. De quem sabe do que está falando.





Outro ponto positivo do encontro foi a intenção do governador consolidar uma nova rota integrando Bonito e o Pantanal passando pelo morro do azeite. Esse caminho, inédito, abre um leque de possibilidades para geração de emprego e rendas para ambos os municípios, que aliás compõem o roteiro mais procurado no mundo, para quem gosta de turismo de aventura. Durante o encontro o governador deixou claro que quer investir em Corumbá também e garantir a preservação das nascentes dos rios, sem que impeça o crescimento do agronegócio, com a expansão do plantio de soja em nossa região. Azambuja disse que a alternativa é  o “ eco negocio” , ou seja, o plantio consciente sem destruição dos mananciais ou mata ciliar.



Se este assunto não tem importância para algumas regiões, para Corumbá e Bonito tem. Mas, lamentavelmente vejo jornalista publicar em suas páginas que o evento em Bonito foi pré campanha do secretário de turismo do estado, o que não passa de uma mentira  e muito mal contada . Aliás o atual secretário só usou a palavra, como manda o protocolo, durante o seminário e lançamento do pacote de obras. Ainda penso que jornalista competente precisa fazer a lição de casa, e mais do que isso, se informar antes de falar asneiras. Pois, corre o risco de ter que publicar em sua página em mesmo espaço, o direito de resposta da pessoa caluniada. Bom dia e bom trabalho para as pessoas de bem!


Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho