Imagem aérea de Corumbá.
(Foto: Leonardo Amaral)
Em uma cidade com temperaturas historicamente elevadas como Corumbá, encontrar uma boa sombra na calçada não é apenas uma questão de conforto, mas de bem-estar e saúde pública. Para transformar o cenário urbano e trazer mais frescor às ruas, a comunidade local conhece nesta quarta-feira, 7 de outubro, às 18 horas, o novo Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), desenvolvido pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal (FMAP). O encontro acontece no Centro de Convenções Miguel Gómez e abre as portas para uma mudança profunda na paisagem do município.
Muito além de um simples mutirão de plantio, o PMAU funciona como uma espécie de manual de crescimento sustentável para a cidade. O projeto foi desenhado para organizar e orientar o manejo de cada árvore existente e planejar o nascimento das próximas. Na prática, isso significa que Corumbá passa a adotar critérios técnicos rigorosos: o plano define quais espécies se adaptam melhor ao clima pantaneiro, onde elas devem ser plantadas para não atrapalhar os fios de energia ou rachar calçadas, e como devem ser feitas as podas e manutenções de longo prazo.
As árvores desempenham um papel vital no dia a dia da população. Elas atuam como verdadeiros condicionadores de ar naturais, reduzindo o calor sufocante, melhorando a qualidade do ar, oferecendo abrigo para as aves da região e ajudando até mesmo a escoar a água das chuvas. O grande diferencial do projeto é substituir as decisões isoladas e improvisadas por uma visão de longo prazo, garantindo que o verde cresça de forma segura, integrada e resistente aos desafios ambientais.
O lançamento do plano convida os moradores a se tornarem parte ativa dessa transformação. A audiência pública será o espaço ideal para que a população entenda as propostas, tire dúvidas e ajude a desenhar uma cidade mais fresca, arborizada e sustentável. Afinal, plantar o futuro de Corumbá exige técnica, carinho e o lugar certo para cada semente.
A participação na audiência é gratuita, e a inscrição deve ser feita por meio do link https://sistema.arboran.com.br/#/audiencia-publica/411ea97c-1046-4d21-bcbc-d52b4531346e .
Sugestões, complementações e contribuições para a audiência pública do Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) já podem ser encaminhadas por meio do preenchimento do formulário disponível no link https://sistema.arboran.com.br/#/audiencia-publica/sugestoes/c7ef8354-1afe-4934-bb2d-dd0635340a6e.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Reta final para o Dia das Crianças promete superar vendas em Corumbá e Ladário
Calor ganha força e termômetros chegam a 37°C em Corumbá e Ladário nesta quarta-feira
Bebê que deu entrada sem vida na UPA de Corumbá tinha sangramento na boca
Projeto propõe ampliar fiscalização do comércio e de ambulantes em Corumbá
Moradores do Popular Nova relatam até 15 horas sem energia e prejuízos em Corumbá
Corumbá terá ações gratuitas de prevenção à sífilis durante outubro
Cidades bolivianas da fronteira se unem para ampliar comércio e atrair investimentos
Pantanal em Revista reúne destaques da cultura e da comunidade corumbaense
Bebê de 2 meses chega sem vida à UPA do Guatós e caso é investigado